Peixes Sol ( Sunfishes )


Recommended Posts

Caros amigos,

 

Venho por este meio solicitar o favor de me indicarem se possível quem de vós está presentemente a criar ou simplesmente a manter peixes da família Centrarchidae, nomeadamente algum(s) da seguinte lista :

 

Acantharchus pomotis

Ambloplites ariommus

Ambloplites cavifrons

Ambloplites constellatus

Ambloplites rupestris

Archoplites interruptus

Centrarchus hexacanthus

Centrarchus macropterus

Centrarchus maculosus

Centrarchus pentacanthus

Centrarchus vittatus

Enneacanthus chaetodon

Enneacanthus gloriosus

Enneacanthus margarotis

Enneacanthus milnerianus

Enneacanthus obesus

Enneacanthus pinniger

Lepomis auritus

Lepomis charybdis

Lepomis cyanellus

Lepomis flexuolaris

Lepomis gibbosus

Lepomis humilis

Lepomis ictheloides

Lepomis macrochira

Lepomis macrochirus

Lepomis marginatus

Lepomis megalotis

Lepomis microcephalus

Lepomis microlophus

Lepomis miniatus

Lepomis notata

Lepomis occidentalis

Lepomis pallida

Lepomis punctatus

Lepomis salmonea

Lepomis symmetricus

Lepomis trifasciata

Micropterus coosae

Micropterus dolomieu

Micropterus notius

Micropterus pseudaplites

Micropterus punctulatus

Micropterus salmoides

Micropterus treculii

Pomoxis annularis

Pomoxis barberi

Pomoxis nigromaculatus

Pomoxis nitidus

 

Se preferirem podem enviar-me uma mensagem privada.

Muito obrigado pela vossa colaboração !

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Cyprinodon, de momento não mantenho nenhuma dessas familias, mas ja mantive Micropterus salmoides, e Lepomis gibbosus.

 

Se puder ajudar nalguma coisa, que ainda não sei bem o quê, é so dizeres :)

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui e Caotropheus

 

Em resposta a ambos posso dizer-vos que procuro quem esteja a criar um certo e determinado número de espécies que considero a minha lista de “ most wanted “ dentro desta família.

Paralelamente quero esclarecer algumas dúvidas com colegas que conheçam bem estas espécies, nomeadamente as mais fáceis de encontrar em aquário que muito raramente chegam ao nosso mercado nacional.

De qualquer forma é provável que para além dos dois casos que o Rui referiu e que eu também já criei porque foram introduzidas nos nossos ecossistemas, alguém pode ter uma das outras espécies introduzidas na Europa que constam da lista que se segue :

 

Amboplites rupestris

Lepomis auritus

Lepomis cyanellus

Micropterus dolomieu

 

Esta listagem não está completa mas é de facto a mais segura de todas.

Quem tiver conhecimento de outras espécies introduzidas em Portugal ou na Europa agredeço que nos informe por favor.

Se de facto aparecem mais contribuições para este tópico eu acho que devo publicar a minha lista de espécies mais desejadas no momento pois há de facto uma remota possibilidade de alguém os ter em cativeiro.

A seguir aos Ciclídeos estes forma os peixes que me deram mais prazer. Eles interessam-me muito porque toleram com muita facilidade os nossos Invernos.

Para além do facto de algumas espécies exibirem um colorido muito atractivo, possuem todas elas um comportamento e uma biologia muito interessantes.

Eu costumo chamar-lhes os “ Ciclídeos de Água Fria “ e a tolerância às baixas temperaturas sendo um factor de perigo pelas introduções indesejáveis destas espécies no nosso ecossistema é para nós, aquariófilos responsáveis, uma forma de povoarmos os nossos aquários não aquecidos e lagos de jardim com espécies que ultrapassem o conformismo do habitual.

O único contra é a particular voracidade de alguns destes predadores que os torna pouco sociáveis para uma pacífica comunidade variada.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva cyprinidon, dos generos que mencionas-te , não tenho conhecimento, de mais especies em Portugal, que tenham sido introduzidas recentemente, nem de nimguém conhecido que as mantenha.

 

Como ja te tinha dito mantive L. gibbosus e M. salmoides, durante algum tempo, e só não as mantenho aqora por falta de espaço, para pôr mais uns aquários aqui em casa, mas se tivesse de escolher, começaria pelas L. gibbosus, pois são mais pequenas, e muito bonitas, com um comportamento muito muito semelhante aos ciclidios. Nunca as cheguei a reproduzir, mas para isso deveria ter montado um aquário monoespécie, o que não era o caso, mas ainda deu para observar alguns comportamentos de reprodução, tais como a construçao do ninho.

 

Estou num futuro próximo a planear montar um aquário para elas, mas ainda não sei se arranjo um casal ou se é melhor criar uns quantos juvenis e deixa-los decidir por eles......

 

O Flagelo das introduções, infelizmente é uma realidade em Portugal, e muito nocivo aos nossos frágeis ecossistemas dulcíaquicolas, segundo sei as ultimas introduções foram a lucio-perca, o peixe gato( I. melas), e ja ouvi falar na perca europeia (Perca fluviatilis).

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A título de curiosidade:RCorreia onde arranjas-te os teus L.gibbosus? :D

Já que estamos numa de Centrarchideos qual é o tamanho mínimo de um aqua para Lepomis gibbosus, como se reproduzem e com que peixes se podem pôr (uma vez que são predadores)?

Realmente já ouvi relatos da perca europeia (Perca fluviatilis)de um amigo pescador que segundo ele diz já as pescou no rio Mondego, prós lados de Coimbra. :wink::P

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui, Bangai & restantes amigos

 

Em relação à manutenção das duas espécies introduzidas em Portugal estou exactamente com o mesmo problema... espaço !

Já reproduzi ambas as espécies em casa mas o Achigã ( Micropterus salmoides ) só em lago de jardim, nunca em aquário.

Como de facto são uns excelentes predadores acabei por desistir de ambos por falta de espaço para conservar outras espécies.

A reprodução em aquário da (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ( Lepomis gibbosus ) não é difícil e segue os mesmos cuidados, condições e preparação da maioria dos Ciclídeos. O único grande factor de insucesso é não deixar os peixes passarem pelo menos um mês a temperaturas da ordem dos 12ºC ( ou menos ) pois se os mantemos acima de 15ºC todo ano é mais difícil reproduzir com sucesso a espécie, ( mas não é impossível de todo ).

Há uma interessante variabilidade de coloração nos machos em função dos locais onde os pescamos pelo que pude constatar.

Numa das populações encontrei machos realmente coloridos que mantinham fora do período de acasalamento cores tão acentuadas como os restantes apenas durante a postura. Esses peixes haviam sido capturados na bacia hidrográfica do Sado em local desconhecido por mim pois foram um daqueles casos em que a pessoa não sabia o que lhes havia de fazer após os estragos causados no seu aquário.

O aquário mínimo não sei dizer ao certo. Geralmente deixava de ter problemas num aquário com 1,00x0,50x0,45 m bem plantado com um clareira desde que o número de peixes e a relação entre machos e fêmeas fosse bem gerida. No lago não havia preocupações...

Para criar estas espécies é melhor esperarmos pela época de reprodução para pescarmos um grupo de juvenis e introduzi-los no aquário ou lago muito cedo.

É melhor criá-los durante dois ou três anos até atingirem a maturidade sexual do que investir em adultos habituados à natureza.

Há fortes probabilidades de combates mortais e inadaptações ao cativeiro se os peixes tiverem mais de um ano de idade quando forem capturados.

A propósito da questão das introduções recomendo-vos que leiam as minhas seguintes contribuições para o fórum :

 

Espécies introduzidas e invasoras

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7118&highlight=

 

Biotopo de Água Doce em Portugal ( sugestões )

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...6248&highlight=

 

Cuidado !

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...7125&highlight=

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Tal como prometido, em face das vossas contribuições aqui fica a minha lista de espécies mais desejadas ( “ most wanted “ ) com ilustrações :

 

Elassoma okefenokee

 

db_native0231.jpg

 

Elassoma evergaldei

 

elassoma_evergladei1.jpg

 

Enneacanthus gloriosus

 

Enneacanthus-gloriosus-4.jpg

 

Enneacanthus chaetodon

 

Enneacanthus-chaetodon-1.jpg

 

Enneacanthus obesus

 

Enneacanthus-obesus-1.jpg

 

Lepomis auritus

 

Lepomis-auritus-2.jpg

 

Lepomis humilis

 

Lepomis-humilis-4.jpg

 

Lepomis megalotis

 

Lepomis-megalotis-3.jpg

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel

 

 

Como já sabia, confirma-se que temos gostos similares em peixes e nomeadamente em centrarchideos e generos proximos.

Elassoma okefenokee tive até há um mês atrás. Os exemplares que me deram eram já não jovens e não se reproduziram.Os E. evergladei tive-os cerca de quatro anos, o mais bonito dos Elassomas, reproduzem-se á temperatura ambiente no Inverno, alevins muito pequenos que não comem infusorios comuns! Ainda dei umas dezenas. Poucas fêmeas e foi esse o motivo de os perder, mas estão na wish list á espera de uma oportunidade.

Gostaria muito de ter Lepomis megalotis.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo,

 

De facto és uma " caixa de surpresas " meu amigo.

O facto de ter aparecido a tua mensagem é sinónimo que podemos estar no bom caminho para descobrir mais criadores destas espécies.

Vamos aguardar para ver o que o futuro nos pode reservar neste tópico.

Sobre as tuas excelentes experiências podemos trocar em breve algumas informações pois eu nunca tive oportunidade de criar Elassoma evergladei nem de conhecer quem tivesse alguma vez conseguido esta espécie em Portugal.

Obrigado pela ajuda e até breve.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Venho mais uma vez "melgar-vos" a cabeça porque verifiquei a incompatibilidade de Centrarchideos no meu aqua devo admitir que fiquei encantado com os Elassomatideos e vou fazer as mesmas questões que fiz no tópico anterior: quais as condições para mantê-los e reproduzi-los?

Já agora Miguel acho que devias acrescentar às familias que estás mais atento a familia Elassomatidae. :wink::cry:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Para o Bangai, os Elassomas podes mante-los em qualquer agua e os E. evergladei reproduziram-se comigo em agua de PH sete e meio e Dureza GH seis durante varios anos. o E. okefenokee e o E. zonatum apreciam agua acida e pouco mineralizada mas desde que não se passe muito da neutralidade tambem se reproduzem em agua alcalina.

Reproduzem-se a partir de 18-20ºC. Os pais não comem os alevins, o problema é que estes só comem rotiferos. Como não tinha uma cultura deixava-os até que apareciam alguns maiores que se tinham alimentado dos rotiferos que haviam no aquario e que já comiam nauplios de artemia. De cada postura de 40 eu salvava uns seis a oito alevins em media. este ano concerteza vou voltar a ter esta especie ( E. evergladei), é uma pequena joia.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pela resposta, mas como é que se destinguem os sexos (se puderes mete uma fotos :wink: )e como é que eles se reproduzem: guardam os ovos ou espalham-nos e se guardam onde é que os depositam?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bangai

 

Não tenho fotos minhas destas especies. Em todos os Elassomas os machos são mais coloridos. Quando ainda não têm as cores de adultos tem que se procurar as marcas mais abundantes dos machos. Com as cores de reprodução não há quaisquer duvidas, no caso flagrante do E. evergladei, o macho fica negro veludo com marcas azuis e a fêmea continua acastanhada.

A fêmea mete os ovos num local abrigado, comigo sempre num mop e protege-os, como te disse eles não os comem nem aos alevins. Mantinha-os em aquarios de 10 litros o que era mais do que suficiente para eles.

Estou a ver se em Outubro os consigo ter de novo e depois contigo e com o Miguel Andrade alem de um outro amigo meu os consigamos manter permanentemente numa mini pool desta especie.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas :D

Esses aquas de 10l que fala são iguais aqueles de plástico que se usam para manter os killis não são?

Essa ideia da prole que os quatro podemos manter em Portugal é excelente :D , pois já ando a penssar qual o futuro do meu aqua de 90l como poderás ver em vários tópicos aqui do forum pois não sei em que é que haverei de transformá-lo e pensei recentemente que poderia construir um biótopo dos Everglades somente com Jordanela floridae e Elassomas evergladei cheio de Elódeas e algum ou nenhum Microsorium.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os aquarios de plastico dos Killis têm cerca de 7,5 litros mas chegam perfeitamente para um casal de Elassomas. Para o teu aquario das Everglades existe um outro Killi bonito, quando está com as cores normais que é o Fundulus chrysotus. A variedade melânica ainda é mais bonita. Neste momento só tenho uma fêmea melânica , a especie tem que ser reproduzida enquanto jovem senão... e por ter deixado passar a epoca pewrdi a espoecie. Mas vai voltar, lá para o fim do ano a ver se te ajudo a montar o tal aquario.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reprodução em aquário da (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] ( Lepomis gibbosus ) não é difícil e segue os mesmos cuidados, condições e preparação da maioria dos Ciclídeos. O único grande factor de insucesso é não deixar os peixes passarem pelo menos um mês a temperaturas da ordem dos 12ºC ( ou menos ) pois se os mantemos acima de 15ºC todo ano é mais difícil reproduzir com sucesso a espécie, ( mas não é impossível de todo ).  

 

Cyprinodon, ........costumo fazer passar alguns peixes que possuo pela estação fria, do Inverno, como é o caso de alguns Ciclidios americanos, mas, tendo sempre em atenção as temperaturas minimas confortaveis para as várias especies.

É uma excelente técnica para induzir os peixes á reprodução, assim que as temperaturas sobem e provocamos o efeito da Primavera.

 

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Paulo, mais uma vez obrigado pelas dicas :D

Quanto ao aqua (e pedindo desculpa ao Miguel)dos Everglades que peixes além dos Elassomas evergladei, Fundulus crysotus e Jordanela floridae me aconselhas a ter? E que plantas além das Elódeas e Microsorium? Pelo que ouvi dizer não necessito de termostato, estou certo? E que substrato devo usar?

Mais uma vez peço mil desculpas ao Miguel por "estar a usar indevidamente o seu tópico" para amontagem do meu aqua :D bowdown

E volto a repetir os agradecimentos ao Paulo pela ajuda. :)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

A unica especie colorida que existe nas everglades que podes ainda pôr no teu aquario é outro Killi o Lucania goodei. As populações do Sul, como a das everglades têm vermelho nas barbatanas, são as mais bonitas.Há ainda um outro peixe, um viviparo muito pequeno, interessante mas não propriamente bonito que é a heterandria formosa... Dei ovos de Lucania a um amigo há uns seis meses, não sei se ainda a tem. Com excepção da Jordanella que aparece no mercado, as outras especies são dificeis de arranjar.

Há uma planta no mercado que existe nas everglades, é a chamada valisneria "gigantea", que eu identifiquei como V. neotropicalis. A Cabomba caroliniana é tambem provavel que lá exista ou então a C. pulcherrima, mas as cabombas são dificeis e exigentes. Não te preocupes com as plantas , põe o que quiseres.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Esqueci-me da temperatura e do solo. As everglades têm um clima subtropical portanto o aquario não necessita de aquecimento. Suponho que na tua casa iso significaria uma variação dos 18ºC aos 26ºC ao longo do ano. A verdade é que todas as especies que te mencionei aguentam perfeitamente o nosso inverno fora de portas portanto a temperatura não é problema.

Sobre o solo, a não ser que queiras ter um aquario densamente plantado, aconselho-te a por uma camada de areão apenas o sufuciente para cobrir o fundo. O microsorium agarra-se a rochas. Ter plantas flutuantes ajuda a que possam sobreviver alguns alevins, assim como o musgo. Podes por plantas que o necessitem em pequenos recipientes com argila e um pouco de terra e cobertas com areão. Agua da torneira e um filtro interior com uma rotação de umas quatro vezes a agua do aquario

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estimados amigos,

 

Fiquei impossibilitado de participar no fórum durante uns dias mas aqui vai a minha contribuição às últimas mensagens...

 

O Bangai tem toda a razão, acrescento de facto a família Elassomatidae às espécies a que estou atento, mas como são tão pouco conhecedor da sua biologia não tenho coragem de colocar este dado na minha assinatura.

Agradeço muito ao Paulo os excelentes contributos anteriores que muito nos ensinaram e vieram trazer a este tópico uma qualidade inesperada.

Agradeço também a excelente contribuição do Rui e venho por este meio confirmar que tenho tido sempre a preocupação de criar com todas as espécies a simulação da época seca dos climas tropicais ( com temperaturas mais frescas ) ou do Inverno nos climas sub-tropicais e temperados.

São notáveis os benefícios para os peixes e sobretudo em termos de longevidade e de condicionamento para a reprodução. Sobre este assunto já dei várias opiniões noutros tópicos e é muito compensador saber que há alguns de vós que também chegaram às minhas conclusões.

Mais uma vez em relação á contribuição do Bangai e resposta do Paulo... agradeço-vos a ambos a inclusão neste tópico tanto das questões levantadas como das respostas dadas. De facto longe de fugirem ao tema ajudaram-nos bastante com óptimas ideias e excelentes informações. Eu não responderia melhor se tivesse tido oportunidade para o fazer nos últimos dias.

Comento-vos que “ convenci “ uma das lojas aqui de Lisboa a importar recentemente Heterandria formosa. Para compensar fiquei ( no dia em que chegaram do aeroporto ) com o lote todo ( 38 peixes dos quais infelizmente apenas 8 eram fêmeas ).

Para cúmulo dos azares quando regressei no fim-de-semana passado encontrei o aquário vazio e uma (G a m bú s i a)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] enorme ( G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] puncticulata ) lá dentro.

Os Peixes Mosquito que não haviam saltado do aquário de quarentena tinham servido de alimento vivo durante 3 dias para uma fêmea G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] que a minha empregada na sexta-feira apanhara do chão e colocara no aquário de quarentena por saber que o mesmo também funcionava como “ hospital “. Pobre rapariga, afinal a intenção foi tão nobre que nunca lhe contei que tinha acabado com a minha preciosa população de Heterandria formosa e apenas lhe expliquei que de futuro deveria procurar um aquário onde estivessem peixes iguais para voltar a colocar lá dentro algum outro aventureiro.

Só não concordo com o Paulo quando refere que se trata de « um vivíparo muito pequeno, interessante mas não propriamente bonito », pois ao vivo estes animais são de facto minúsculos mas muito interessantes, mudando de padrão cromático conforme as emoções ou até talvez sendo uma forma de comunicação entre eles.

Prometeram-me novidades sobre epécies da família Centrarchidae introduzidas na Europa, pelo que em breve vos poderei dar eventualmente mais informações.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais