Variar a temperatura


Recommended Posts

Olá

 

estava aqui a ler um livro onde diz que os recifes de coral ocuparam já regiões no globo diferentes das que ocupam hoje, em consequência das mudanças naturais do clima. Diz também que actualmente só existem em zonas tropicais, onde a temperatura nunca desce dos 20º C, mesmo no inverno.

 

Foi aí que pensei... no aquário marinho que tenho em montagem, tal como nos aquários de água doce que tenho/já tive, nunca fiz nada que permitisse oscilações de temperatura, nem ajustei o termostato para haver verão e inverno.

 

Já pensaram nisto? que impacto terá no desenvolvimento das seres vivos a manutenção de uma temperatura permanente, seja dia ou noite, verão ou inverno? um verão eterno fará mal aos bichos?

 

Não será uma aproximação mais fiel à realidade usar dois termostatos ligados a temporizadores, um regulado para 26ºC entre as 7am e as 8pm e outro para 23ºC no período nocturno?

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso noto sempre a descido de +/- grau de temperatura durante a noite. No verão nota-se mais mas no inverno também se nota. Eu tenho daqueles termos digitais e de dia a temp está nos 25-26º e de noite está nos 24-25º. Por isso não acho necessário a utilização de outro termo.

Mas........

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso noto sempre a descido de +/-  grau de temperatura durante a noite. No verão nota-se mais mas no inverno também se nota. Eu tenho daqueles termos digitais e de dia a temp está nos 25-26º e de noite está nos 24-25º. Por isso não acho necessário a utilização de outro termo.  

Mas........

 

Precisamente! Daí haver sempre oscilações d temperatura dia/noite... E não convem expor os seres a oscilações muito grandes!

 

Cmpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num recife natural as oscilações de temperatura entre o dia e a noite são irrisórias, dada a enorme massa de água. As variações de temperatura têm mais a ver com as correntes marítimas e com as épocas do ano.

No aquário, sou da opinião que devemos evitar ao máximo variações de temperatura ao longo dia, pois podem provocar algum stress nos seres.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais