Primeiro Aquário - uma ajudinha pf! :)


Recommended Posts

Boa noite!

 

Tenho 22 anos, sou de Gondomar e um adepto atento deste fantástico fórum!! :)

Tendo reduzidas poupanças enquanto verdadeiro estudante universitário, não pude alargar muito nesta temática, sendo que apenas consegui comprar um aquário de 60*30*27 da Aqualight. De seguida apresento então o meu setup:

 

--

 

Aquário: Aqualight 60 - 60*30*27

Filtro: Bio-box com com bomba submersível(280 L/h - Resun SP-800), uma esponja, carvão activado e matérias biológicas (siporax mini da sera)

Termóstato: Resun 75W (é o da bio-box);

Iluminação: Aqua light 15W

 

Substrato: ADA Malaya

 

Flora:

Anubia nana

Hygrophila polysperma

e outras duas espécies que não conseguir identificar (Planta X e Planta Y).

 

Fauna:

9 Guppies,

4 Corydoras Julli

1 L-204

(ainda pretendo comprar outras espécies e vender/trocar os guppies que me foram dados...)

 

 

Temperatura: 26,5 ºC

pH: ~7

NH3 e NH4: 0,05 mg/ml

-----

 

Como não andava com grande €€, decidi fazer umas pequenas aplicações à minha Bio-box para tentar optimizar o máximo possível o sistema que tenho - coloquei o tal carvão activada e as matérias biológicas referidas anteriormente. Contudo pretendo comprar um filtro externo já no próximo mês mas estou um pouco reticente sobre qual deverei apostar: Fluval 105 External FIlter; Eheim Ecco Pro 130. Qual aconselham?

 

 

Para além disso, há uns dias surgiu-me um problema nas plantas - uma espécie de alga (verdete) e parece que estas se estão a degradar. Será do sistema de filtragem? Tenho feito TPA's de 30% a cada 3 semanas, mas amanha vou repetir o processo. Ahh e iluminação está ligada 8 horas por dia. Sabem do que poderá ser?

 

Seguem algumas fotos e um video. :)

 

 

 

np55k2.jpg

 

 

5488bq.jpg

 

Cumprimentos,

Diogo Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, agora o carvao desaconselho totalmente. É desnecessário e poderá ser a causa principal do teu aparecimento de algas.

O carvao absorve partículas da agua e acaba por absorver nutrientes também. Se às plantas faltam nutrientes podes ter um ganho de algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Primeiro e fundamental, tira já esse L daí. Tens que o tirar e eu vou aí buscá-lo para o meu aquário lolol.

 

Bem, fora de brincadeiras, bonito peixe.

 

Bem vindo a este hobby.

 

Filtragem quanto masi melhor, penso que para o teu caso um EHEIM 2213 seria suficiente, mas se quiseres melhor tens o JBL E700 ou o E 701( menos consumo que o E700).

 

Qualquer duvida estamos aqui para ajudar

Eu também ando nisto à pouco tempo por isso aguarda por outras opiniões.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu uso Fluval mas com outra litragem ( modelo 405, 1200 l/h) e estou bastante satisfeito com os resultados mas o pessoal por aqui parece gostar da EHEIM.

Pelas medidas penso que o aquário leva cerca de 50l e pelo preço que vais dar pelo fluval 105 mais um pouco compras o 205 e ficas muito bem servido.

Enquanto não melhorares a filtragem não aconselho a colocar muitos peixes de uma só vez.

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!

 

Tenho 22 anos, sou de Gondomar e um adepto atento deste fantástico fórum!! :)

Tendo reduzidas poupanças enquanto verdadeiro estudante universitário, não pude alargar muito nesta temática, sendo que apenas consegui comprar um aquário de 60*30*27 da Aqualight. De seguida apresento então o meu setup:

 

--

 

Aquário: Aqualight 60 - 60*30*27

Filtro: Bio-box com com bomba submersível(280 L/h - Resun SP-800), uma esponja, carvão activado e matérias biológicas (siporax mini da sera)

Termóstato: Resun 75W (é o da bio-box);

Iluminação: Aqua light 15W

 

Substrato: ADA Malaya

 

Flora:

Anubia nana

Hygrophila polysperma

e outras duas espécies que não conseguir identificar (Planta X e Planta Y).

 

Fauna:

9 Guppies,

4 Corydoras Julli

1 L-204

(ainda pretendo comprar outras espécies e vender/trocar os guppies que me foram dados...)

 

 

Temperatura: 26,5 ºC

pH: ~7

NH3 e NH4: 0,05 mg/ml

-----

 

Como não andava com grande €€, decidi fazer umas pequenas aplicações à minha Bio-box para tentar optimizar o máximo possível o sistema que tenho - coloquei o tal carvão activada e as matérias biológicas referidas anteriormente. Contudo pretendo comprar um filtro externo já no próximo mês mas estou um pouco reticente sobre qual deverei apostar: Fluval 105 External FIlter; Eheim Ecco Pro 130. Qual aconselham?

 

 

Para além disso, há uns dias surgiu-me um problema nas plantas - uma espécie de alga (verdete) e parece que estas se estão a degradar. Será do sistema de filtragem? Tenho feito TPA's de 30% a cada 3 semanas, mas amanha vou repetir o processo. Ahh e iluminação está ligada 8 horas por dia. Sabem do que poderá ser?

 

Seguem algumas fotos e um video. :)

 

 

 

np55k2.jpg

 

 

5488bq.jpg

 

Cumprimentos,

Diogo Costa

planta y: feto de java

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Primeiro e fundamental, tira já esse L daí. Tens que o tirar e eu vou aí buscá-lo para o meu aquário lolol.

 

Bem, fora de brincadeiras, bonito peixe.

 

Bem vindo a este hobby.

 

Filtragem quanto masi melhor, penso que para o teu caso um EHEIM 2213 seria suficiente, mas se quiseres melhor tens o JBL E700 ou o E 701( menos consumo que o E700).

 

Qualquer duvida estamos aqui para ajudar

Eu também ando nisto à pouco tempo por isso aguarda por outras opiniões.

 

Abraços

 

Também fiquei fascinado por esse peixe. :) Já estive a colocar os olhos nesses JBLs :)

Boas.

Eu uso Fluval mas com outra litragem ( modelo 405, 1200 l/h) e estou bastante satisfeito com os resultados mas o pessoal por aqui parece gostar da EHEIM.

Pelas medidas penso que o aquário leva cerca de 50l e pelo preço que vais dar pelo fluval 105 mais um pouco compras o 205 e ficas muito bem servido.

Enquanto não melhorares a filtragem não aconselho a colocar muitos peixes de uma só vez.

Cumprimentos

E não achas que o 205 seja demais?

Boas.

Já agora a panta Y parece ser feto de java e se for não o podes ter enterrado no substrato que vai apodrecer o rizoma e morrer.

São uasdos para prender em rochas ou troncos.

Amanhã vou já tratar disso! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

O 205 é aconselhado pela marca para aquários de 200l mas é sempre bom ter uma litragem do filtro cerca de 3 a 5 vezes a litragem do aquário dependendo do numero des peixes que tens, e assim se um dia quiseres mudar para um maior já não tens de investir num filtro novo.

Tambem tens de ver se os peixes que queres gostam mais de águas calmas ou não mas espera que os mais experientes te digam alguma coisa

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para a tua litragem ia para estes:

- EHEIM Classic 2211

- Eheim AquaCompact 60

- Eheim AquaCompact 40 , isto da Eheim, claro que tens outras marcas tb com bom feedback, agora é uma questao de veres o teu orcamento, e comprares um qualidade/preco, mas quando o fizeres compra sempre a pensar já num futuro aquario maior :) e muito importante, como o Adao disse e mto bem, "uma litragem do filtro cerca de 3 a 5 vezes a litragem do aquário" qualquer desses filtros obdece a essa regra.

Eu pessoalmente gosto mais do 1º

 

Cumps

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Para a tua litragem ia para estes:

- EHEIM Classic 2211

- Eheim AquaCompact 60

- Eheim AquaCompact 40 , isto da Eheim, claro que tens outras marcas tb com bom feedback, agora é uma questao de veres o teu orcamento, e comprares um qualidade/preco, mas quando o fizeres compra sempre a pensar já num futuro aquario maior :) e muito importante, como o Adao disse e mto bem, "uma litragem do filtro cerca de 3 a 5 vezes a litragem do aquário" qualquer desses filtros obdece a essa regra.

Eu pessoalmente gosto mais do 1º

 

Cumps

 

Obrigado pelas tuas dicas! O aquário está no meu quarto e pelo que tenho visto os Ecco são mais silenciosos e para além disso gastam menos energia (o que nos tempo de hoje se deve considerar)... Por outro lado corresponde aos tais 3-5 vezes mais a litragem do aquário, aliás, até aparenta ter uma taxa superior aos que referiste, ou não?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sao todos superiores, passa mto pouco, mas passa.

 

Se por motivo vires que o filtro agita mto a agua e os peixes nao nadam normalmente, isto é, se tiver muita corrente de agua, fazes o seguinte, pegas no berbequim e fazes um furos na flauta ainda maiores :P é só uma dica.

 

O barulho é um principal motivo porque eu nao tenho aquarios no meu quarto.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela foto a planta x parece me ser uma pequena cryptocorinne wendtii "green", a foto não é muito nítida. Se não for uma wendtii "green" será provavelmente outro tipo de crypto.

 

Vendo o video, fico na dúvida! :P

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sao todos superiores, passa mto pouco, mas passa.

 

Se por motivo vires que o filtro agita mto a agua e os peixes nao nadam normalmente, isto é, se tiver muita corrente de agua, fazes o seguinte, pegas no berbequim e fazes um furos na flauta ainda maiores :P é só uma dica.

 

O barulho é um principal motivo porque eu nao tenho aquarios no meu quarto.

Pois mas tinha mesmo que ser no meu quarto. Vou esperar por outras opiniões para ter mais sugestões. :)

Pela foto a planta x parece me ser uma pequena cryptocorinne wendtii "green", a foto não é muito nítida. Se não for uma wendtii "green" será provavelmente outro tipo de crypto.

 

Vendo o video, fico na dúvida! :P

Tenho ainda as fotos :). Mas é bem capaz de ser isso. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu uso Fluval mas com outra litragem ( modelo 405, 1200 l/h) e estou bastante satisfeito com os resultados mas o pessoal por aqui parece gostar da EHEIM.

Pelas medidas penso que o aquário leva cerca de 50l e pelo preço que vais dar pelo fluval 105 mais um pouco compras o 205 e ficas muito bem servido.

Enquanto não melhorares a filtragem não aconselho a colocar muitos peixes de uma só vez.

Cumprimentos

 

Desculpa o off topic

 

@Adão - Encomendei um Fluval 206 para um aquário de +-110l. Que achas do filtro e da marca, debita 780l/h.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jplonga.

Como disse eu uso o fluval 405 1300 l/h num aquário de 300l e estou muito satisfeito com ele e normalmente já trazem as matérias filtrantes.

O meu está dentro do móvel do aquário na sala e não se ouve a trabalhar. Vem com um bico de pato em vez da tradicional flauta mas se quiseres trocar qualquer uma serve.

Se tiveres o azar de estragar alguma peça vais ver que no ebay vendem todas as peças do filtro e bem baratas.

Se tiveres peixes que gostam de águas mais paradas pegas numa flauta e com um berbequim alargas os furos para a saída de água não ter tanta força mas tudo depende do layout do aquario e do tipo de peixes.

Quanto á serie 6 já li que fizeram algumas melhorias por isso acho que não te vais arrepender.

Cumprimentos

Adão Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas :)

Quando tenho dúvidas entre marcas... para além da reputação, vejo qual é mais fácil encontrar peças em caso de avarias!

A muitos anos tive RENA, começou a ser complicado arranjar-lhe peças... quando tossiu de vez, nao voltei a ter :P

 

Fluval e EHEIM parece ser relativamente fácil encontrar peças para ambos, por isso é mais questão de gosto!

Já tive ambos e deram sempre bem conta do recado.

Os Fluval na altura ainda na primeira geração faziam um pouco mais de ruído que um semelhante EHEIM.

Actualmente já devem ir para aí na quarta ou quinta geração, por isso já devem ter resolvido isso também :)

 

Quanto a ruídos...

Algumas vezes o ruído tem origem em ar que ainda esta dentro do filtro. Saindo o ar todo ficam silenciosos!

 

A semana passada chegou um eheim classic 150 para o aqua das "fanecas" da mulher. Depois de tudo a circular

ainda se ouvia um ruido chatinho!!!

Umas abanadelas ao dito, umas voltas com ele... la foram saindo umas bolhas de ar e agora nem se da conta dele :)

 

No filtro do meu aqua, bastante mais volumoso (2128), também é a mesma coisa!

Enquanto tiver algum ar la dentro faz ruido que incomoda um pouco, mas depois de sair todo acalma totalmente.

 

Estão ambos na sala sem estarem fechados dentro de armários!

 

Só mais um reparo!

Filtros convém comprar "folgado", quanto mais nao seja, o "vicio" tende a piorar e mais tarde ou mais cedo queremos algo maior :)

Corrente de agua a mais resolve-se como ja foi dito com mais furos no tubo de saida ou acrescentado mais outro tubo na ponta do anterior ;)

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas César,

 

Só para dizer que os Fluval já vão na 6ª Geração, digo isto porque acabou de chegar o meu 206, lol.

 

Depois posso dar feedback quanto ao barulho..

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arre que estou mesmo velho ehehehehehe

Ou será que a evolução é que está a ser rápida? looool

 

Agora deu-me uma nostalgia do meu primeiro filtro externo (usado) um fluval 101 :) ou teria sido 102? :s

Editado por cesar_dias

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não digas isso, penso que este 206, tem ligeiras melhorias em relação ao 205, a prinicpal penso que seja a bomba, que de 680 l/h passou para 780 l/h.

 

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah esqueci-me de referir algo sobre os EHEIM Classic!

O unico que comprei até agora desta gama foi este Classic 150.

Vai ser um pouco chato faze-lhe limpeza! Não trás de origem as torneirinha para fechar a agua e tirar o filtro para

limpeza sem andar agua a cair fora :(

Vou ter que incluir essas torneiras numa próxima compra :o

 

Não sei se é por ser o mais "fraquinho" da gama classic ou se é assim com todos os Classic.

Se assim for, há que contar com mais alguns euros para as ditas torneiras que facilitam imenso as manutenções periodicas :)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.