Compatibilidades


Bruno Inacio

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Ando em restruturações de aquarios lá por casa e preciso de ajuda nas compatibilidades dos meninos...

 

Resumidamente será... Vou acabar com o aquario de 60L e comprei um de 300L.

 

Os meus discus, ficam com o aquario de 300L e pretendo deixar apenas com algumas corys sem areao nem decorações a fim de facilitar a qualidade de agua...

 

Agora tenho várias especies que tenho de juntar e possivelmente abdicar de algumas... Traduzindo por miudos...

 

Aquario de 100L

Fauna disponivel:

Cerca de 20 Neons

4 corys

3 Botias

1 Ancistrus

30 guppies (10 adultos e alevins)

E ontem arranjei 5 camaroes que não uma novidade para mim (estão na maternidade a aguardar colocação)...

 

A minha principal ideia, será ficar com as corys, guppies, neons e os camarões que adorei...

O Ancistrus e as corys, penso que não chateiam ninguem...

Agora tenho o grande problemas... Os Botias...

Será que gostam de marisco (camarões) e de alevins (guppies)???

Das especies que pretendo manter, posso ter problemas?

 

Obrigado

Abraço

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno

 

Antes de mais acho que estás a pensar errado e a entrar logo com premissas falsas. Qualidade da água não está relacionada com ter ou não ter elementos decorativos, aliás dependendo dos elementos decorativos estes até podem dar mais qualidade à água, lembro-me assim de repente por exemplo na introdução de troncos que libertando taninos acidificam a água, taninos esses que têm propriedades químicas que favorecem o desenvolvimento imunitário dos peixes e que até para os teus amados discus seria bom pois os taninos fazem baixar o pH da água.

 

Outra questão prende-se com a total ausência de decoração, tal como o meu gosto pessoal não me permite gostar muito de aquários em que simulem acidentes maritimos/aéreos, coliseus gregos/romanos, ânfuras e outras que tais, tb não consigo apreciar muito um aquário totalmente despido, apenas com peixes e vidro, até pq esse não é o habitat natural de qualquer peixes, se bem que em algumas situações seja necessário temporáriamente proporcionar tais condições para que por exemplo os discus façam criação, para estarem mais calmos pois stressam facilmente na presença de outros peixes e para que os seus alevins não sirvam de alimento.

 

Se queres fazer criação de discus sugiro que temporariamente desloques os discus para um aqua desprovido de qualquer decoração, tal como é o teu desejo, mas que enquanto vivem isso não aconteça e que não obrigues a seres como por exemplo as corydoras que têm como hábito natural revolver substrato as impossibilitares de o fazer só pq não chateias os discus. Não sei a que pH queres manter os teus discus mas se queres proporcionar uma qualidade de água fantástica tendo em conta que deves saber que discus vivem em meio ácido, não entendo pq tens dúvidas se queres colocar guppys ou não, tendo em conta que estes vivem em pH superior a 7. Desculpa-me a pergunta. Mas tu sabes realmente o que queres?

Em relação aos bótias, sempre que oiço a palavra bótia eu levo as mãos à cabeça, isto pq são o peixe milagroso para qualquer infestação de caracol, receita usada para todo o problema, quase como a água benta das pragas. Pois é, mas o bótia não come só caracóis e esse nem será o problema maior, o maior problema é mesmo o tamanho que atingem e o tipo de comportamento que têm. Outra vez não entendo como é que tu queres ter uma qualidade de água suberba para os teus discus e ainda te interrogas se podes manter os bótias? Não, não podes manter os bótias e acho uma grande asneira do meu ponto de vista os bótias serem usados apenas para resolver pragas e depois praticamente deitados fora quando atingem o tamanho de adultos, pois como tb deves saber os botia atingem os 30cm se tiverem condições para isso.

 

Sugestão: Para manter os discus

2 aquas

 

Um aquário com decoração normal e plantas, pois um aqua com plantas é muito mais fácil de manter e de ter melhor qualidade de água, pois as plantas absorvem muita coisa que pode ser nociva aos peixes, defendendo até o aquário de picos de Amónia, pois a primeira fonte de Azoto vem preferencialmente da Amónia e só depois nos Nitratos.

Nesse aquário colocas os discus, as corys, os neons e os camarões (não sei de que camarões se tratam mas têm de ser grandes por causa dos discus), terás de te livrar dos bótias e dos guppys.

Outro aquário totalmente desprovido de decoração, género um cubo 50x50x50 com um cone de desova para os discus, quando os vires com comportamento de acasalar no aqua principal passa-os para o mais pequeno, eles que tratem da prol nesse mais pequeno e depois disso resolvido passam para o grande de 300L

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Antes demais obrigado pela resposta...

Parece-me que não me fiz entender... Não vou misturar guppies e discos...

No de 300L vou deixar os discus com as corys, no outro é que farei o comunitário... Eu concordo cntg quando dizes que não é o habitat do Disco, ter o aquario vazio...Mas também existem as opiniões sobre manter os peixes nestas condições ser favoravel para os bicharocos... Idealizei a coisa assim sobre o aquario grande e possivelmente um dia mudarei de ideias, mas de momento...

 

Relativamente aos Botias, não sao ainda adultos, nem 6 cm devem ter, mas depois de montar o aquario, não quero voltar a mexer naquilo...

Concordo que de inicio elaborei mal o plano do que queria para o futuro mas na verdade quando comecei em Janeiro, pensei apenas nos guppies e nos neons... Comprei o segundo aquario com o intuito de fazer maternidade do primeiro mas acabei por adquirir os discus e os guppies e os neons voltaram ao aquario inicial...Agora dadas as necessidades dos discus, tenho de arrumar o aquario mais pequeno e sim, a compra dos botias foi um erro que na altura foi necessario mas não sabia as caracterisiticas destes...

Os camaroes sao pequenos e dai achar que serão comidos pelos botias (embora sejam relativamente pequenos são demasiado activos) pois comeram me bastantes alevins de guppies... Esta parte não me chateia muito, até mesmo para controlar a população, mas em relacao aos camaroes, já é diferente... Posso deixar os camaroes, num cubo da vodafone dentro do aquario mas preferia não faze-lo...

Como disse procuro opiniões, para vancar pela certa e se tiver de dar os botias, darei na boa a quem estiver interessado, mas quero planear bem a cena agora....

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Preferes ir ao Jardim Zoológico e ver os tigres dentro de aquários ou vê-los soltos em áreas vedadas devidamente controlados em que eles tendem e ter comportamentos mais parecidos se estivessem em ambiente selvagem? Aposto ctg que preferes mais a 2ª opção, pois bem, o que vais fazer aos teus discus é exactamente a 1ª opção.

Até pq um aquário é um elemento decorativo que faz parte de uma casa, a não ser que o tenhas numa garagem húmida e cheia de mofo e que só lá vás 1x ao dia para alimentar os pobres coitados é que poderá fazer algum sentido vidro apenas e discus e em que o teu objectivo seja exclusivamente a reprodução, mesmo assim não concordo muito que estejam exclusivamente em ambiente de reprodução, deverão estar sim nesse ambiente senda a excepção à regra.

 

Se queres ter discus+vidro que a meu ver será uma tortura aos peixes já que apenas garantir a qualidade da água não garante nada (e a meu ver a forma como pensas fazer essa garantia é bastante falível), pois eu posso-te garantir uma qualidade perfeita de ar e manter-te num ambiente hostil, mas se é isso que queres obviamente que tb não poderei concordar ctg que de arrasto leves para esse aquário peixes que necessitam de areão viver como corys, que a sua natureza as manda remexer areão para procurarem comida, seria como manter um macaco dentro de uma jaula sem poleiros para ele saltar.

Ancistrus para a sua existência apesar de haver complementos alimentares é recomendado que tenham troncos que eles possam ter acesso à celulose, logo tb não poderei concordar ctg que os leves para o aquário só com vidro e sem qualquer tipo de decoração

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lolololol

Mudar o que tinha pensado até agora, vai trocar as ideias todas que tinha...

Então além de plantado o que sugeres? Mantenho os botias? Os camarões podem ficar com os guppies e com os neons?

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões + guppies e neons podem ficar juntos, com discus é dificil com botias complicado

 

Os bótias só os deves manter se tiveres um aquário realmente grande quase monster fish

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais