Recommended Posts

Publicado

boas

pois tenho um aquário de metro e nele tenho areao de rio

e gostava de mudar li sobre o tipos de substrato e fiquei com algumas duvidas

a minha ideia era

por húmus de minhoca que já o tenho preparado

e sobre ele por uma camada de areia fina desta das obras amarela devidamente lavada

e depois por o areao.

-Ora a minha duvida é sobre o substrato areao do rio ou areia de filtro de piscina

qual o melhor pois vi um o único que vi era da silex é essa a areia de filtro que que

falam aqui no forum?

Se me poderem dar umas dicas

Obrigada

Publicado:

Boas.

Vi o teu último tópico, e pareces algo confuso em relação a tudo.

Aconselho-te a calmamente leres este fórum e esclareceres todas as tuas dúvidas.

Em relação á tua questão. Primeiro de tudo, porque surgiu essa necessidade do substrato? Se és inexperiente, há plantas de baixa exigência que não necessitam de substratos férteis, e evitavas a trabalheira que irás ter para mudar o substrato. E outra coisa...para quê a areia das obras?

"Forever is a promise"

Publicado:

ok vou por partes

tive o aqua anos sempre a investir até que desisti pois por certo mal aconselhado

mas quando se gosta!!!!

descobri o forum e acredita ler eu leio mas por vezes as opiniões não são as mesmas

dai as minhas duvidas

no aquário já alterei a luz de uma para duas lâmpadas de 60 e tou com ideia de meter uma mais

modifiquei o termostato que tinha avariado entrava agua, isolei e apliquei um comando digital com sonda assim

é mais certo e nao gastei dinheiro.

e como já tenho agua quente e luz entre tempo arranjei uns troncos e como quero alterar mexendo no substrato a minha pergunta

Publicado:

Qual é a capacidade do teu aquário, sistema de filtragem, peixes, etc.?

Eu pessoalmente gosto mais de areia fina, mas o areão é sem dúvida muito mais prático nas manutenções. Sifonar a minha areia é um castigo.

Em relação à mudança, o mais seguro a fazer é retirares 50% da água do teu aquário que supostamente está ciclada e estabilizada, e guardares. A restante deitas fora. Tiras tudo, metes o humus, a areia, decoras a teu gosto, reintroduzes os 50% que retiraste, e enches o resto com água nova e metes tudo novamente em funcionamento. Isto se tiveres peixes. Se não tiveres, faz um reset total e começa do príncipio, pois pelo que vi noutro tópico o teu aquário tem sido um pouco tratado "aos pontapés", com péssimos conselhos da ornimundo (foste tu que viraste uma embalagem de bactérias nitrificantes no aqua, certo?)

Dessa forma, deixa o aquário a ciclar durante um mês, após esse mês confirma se o ciclo está ou não completo medindo amónia, nitritos e nitratos. Após essa fase introduz os peixes de forma gradual, de forma a que a tua colónia de bactérias se consiga ir adaptando à tua fauna, sem correres riscos de ter picos de amónia.

Mas com isto tudo era importante saber o que te pedi. Capacidade, filtragem, etc.

Se precisares de mais alguma coisa envia PM.

Cumps

"Forever is a promise"

Publicado:

Qual é a capacidade do teu aquário, sistema de filtragem, peixes, etc.?

Eu pessoalmente gosto mais de areia fina, mas o areão é sem dúvida muito mais prático nas manutenções. Sifonar a minha areia é um castigo.

Em relação à mudança, o mais seguro a fazer é retirares 50% da água do teu aquário que supostamente está ciclada e estabilizada, e guardares. A restante deitas fora. Tiras tudo, metes o humus, a areia, decoras a teu gosto, reintroduzes os 50% que retiraste, e enches o resto com água nova e metes tudo novamente em funcionamento. Isto se tiveres peixes. Se não tiveres, faz um reset total e começa do príncipio, pois pelo que vi noutro tópico o teu aquário tem sido um pouco tratado "aos pontapés", com péssimos conselhos da ornimundo (foste tu que viraste uma embalagem de bactérias nitrificantes no aqua, certo?)

Dessa forma, deixa o aquário a ciclar durante um mês, após esse mês confirma se o ciclo está ou não completo medindo amónia, nitritos e nitratos. Após essa fase introduz os peixes de forma gradual, de forma a que a tua colónia de bactérias se consiga ir adaptando à tua fauna, sem correres riscos de ter picos de amónia.

Mas com isto tudo era importante saber o que te pedi. Capacidade, filtragem, etc.

Se precisares de mais alguma coisa envia PM.

Cumps

antes de mais obrigado.

tenho no filtro biobox com uma bomba de 500lt hora

Tens razão no que diz respeito aos conselhos que tenho tido mas essa do (ornimumdo)

não foi comigo e sobre areia de filtro nao aconselhas???

Pois penso que ha uma mais grossa que outra ?

Publicado:

Estou confundido então :)

E que matérias filtrantes tens? Esponja, Lâ e cerâmicas?

A areia de filtro de piscina, se for daquela bem branquinha, dá um efeito muito bonito. Como te digo, pessoalmente gosto da areia bem fininha, acho mais bonita, mas a mais grossa é mais prática.

"Forever is a promise"

Publicado:

Estou confundido então :)

E que matérias filtrantes tens? Esponja, Lâ e cerâmicas?

A areia de filtro de piscina, se for daquela bem branquinha, dá um efeito muito bonito. Como te digo, pessoalmente gosto da areia bem fininha, acho mais bonita, mas a mais grossa é mais prática.

sim são essas as matérias e há uns dias juntei também um pouco de leca

e a marca da areia por acaso não sabes?

eu vi uma da silex, é dessa?

Publicado:

Salvo erro Silex é uma variedade de sílicio, por isso podes usar essa à vontade que em nada altera os valores da água.

Lava-a é muito bem antes... os procedimentos normais.

"Forever is a promise"

Publicado:

Depois nao te esqueças, posta fotos para a malta poder apreciar ;)

Boa aquariofilia

"Forever is a promise"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!