Ajuda na identificação de parasita em Pimpão


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

Tenho um lago de 500l com 5 pimpões de 20cm+- e 11 alevins com 7cm.

Em Agosto do ano passado um amigo foi a pesca e trouxe-me 3 pimpões, 1 morreu passado uns dias, outro uma das minhas cadelas infelizmente tirou-o da água e ele acabou por morrer (a cadela já não tem acesso ao lago!..) e o que restou ainda se encontra no lago..

Até esses peixes virem cá para casa esteve sempre tudo bem, os outros adultos já os comprei há +- 5 ou 6 anos e sempre foram "saudáveis" (tendo em conta que não percebo nada do assunto e nunca lhes dei grandes cuidados para além de comida todos os dias e fiz umas duas vezes no inicio um tratamento para fungos). Inclusive no ano passado fizeram criação, como não reparei e não estava nada á espera só vi os "peixinhos" quando eles tinham uns 3cm..

O problema é que um dos meus peixes adultos apanhou um parasita (penso que seja um parasita) perto da barbatana dorsal, no inico parecia algo próprio do peixe, até que começou a ganhar "serralhas" em duas pontinhas, essas pontas ficaram verdes e a ficar branco e gelatinoso no inicio..

(Já era para ter feito este post há uns dias, mas aparentemente alguém desligou o computador enquanto estava a publicar e o post não foi publicado..)

Este fim de semana fui a uma loja de animais mas não conseguiram identificar o que era e indicaram-me "Sera Backtopur", um comprimido em 50l durante 30m e depois voltar a juntar o peixe infectado com os outros... Mas o "bixo" continua lá....
Parece um insecto ou algo do género, como se a parte gelatinosa fosse um casulo e depois tivesse duas tenases de fora...

Abaixo seguem fotos dos outros peixes e do infectado, a qualidade não é a melhor, mas tentei rabiscar mais ou menos como é numa das fotos...

Muito obrigada a todos!
a href="http://s165.photobucket.com/albums/u47/anasofiagracabola/?action=view&current=IMG_4525.jpg" target="_blank">"<ahttp://i165.photobucket.com/albums/u47/anasofiagracabola/IMG_4525.jpg" border="0" alt="IMG_4525">





"Photobucket"





"IMG_4506"


"IMG_4516"


"IMG_4524"


"IMG_4529"





"IMG_4532-1"



Não sei se é importante, mas o peixe infectado tinha o mesmo tipo de "padrão" deste peixe avermelhado que está ao lado, mas á pouco tempo apanhou estas manchas pretas... Antes de ter as machas e o parasita a minha cadela também o tinha tirado da água para brincar, terá sido por isso ou estará relacionado com o parasita?

Editado por Sofia Bola

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Facil...lernea ...procura no google por fotos.

 

Arranca com uma pinça e desinfecta com betadine

 

Eu já tinha visto imagens, mas devo ter escrito mal e só me aparecia o bichinho em forma de carraça (penso ser a primeira fase da larnaea)...

Não me pus a mexer naquilo com medo de fazer asneiras e matar o peixe :unsure:

 

Obrigada pela ajuda ::D:

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já aprendi mais qq coisa hoje.

 

Aproveito para partilhar:

http://en.wikipedia.org/wiki/Lernaea

 

PauloA :character0050:

 

Aprendemos todos os dias :)

 

Eu sobre animais (já ouvi dizer que os peixes não são considerados, mas isso deve ser para outro tópico! lol) sou uma curiosa e quero sempre saber mais! ::D:

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... não é tão fácil quanto parece...

 

Quase esborrachei o peixe e o máximo que consegui foi partir as "tenases" daquilo..... :x

 

E agora?! :(

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desce controladamente a temperatura do recipiente onde esta o pimpão para os 15 graus se conseguires. Baixando a temperatura baixa ometabolismo e eles fica mais lento. Depois envolve calmamente a cabeça do rapaz com um pano limpo (de forma a que ele nao te veja) e pede ajuda a alguém que segure nele junto à cabeça e junto ao rabo. Retira metade do peixe para fora de agua e com a pinça retira o parasita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desce controladamente a temperatura do recipiente onde esta o pimpão para os 15 graus se conseguires. Baixando a temperatura baixa ometabolismo e eles fica mais lento. Depois envolve calmamente a cabeça do rapaz com um pano limpo (de forma a que ele nao te veja) e pede ajuda a alguém que segure nele junto à cabeça e junto ao rabo. Retira metade do peixe para fora de agua e com a pinça retira o parasita

 

Tentei fazer isso mas o parasita ou está muito agarrado ou já criou "raizes", não entendo...

Já mudei de pinça, já fiz com o peixe dentro e fora de água, com e sem ajuda..

O peixe agora nem se mexe quando toco naquilo, só se sente se lhe tocar com a pinça no corpo dele...

Vou esperar e amanha tento outra vez para não estar a massacrar o animal...

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto corri as lojas de animais mais próximas, uns nunca tinham ouvido falar desta praga, outros conheciam a praga mas não tinham medicação para ela, ate que a ultima loja onde fui um funcionário aconselhou-me "Sera Omnipur" e "Sera Ectopur"..

 

O meu lago é de 500l e o "omnipur" é para 1000l, por isso ele disse para espalhar metade do frasco pelo lago todo, passado umas horas misturar 20 colheres de chá de "ectopur" com água e espalhar também pelo lago e repetir passado uma semana...

 

Tenho um pequeno motor que não está a funcionar muito bem pois a cadela que me tirava os peixes também mexeu no motor e desmontou com aquilo tudo... Mas mesmo assim o rapaz disse para o tentar montar e ligá-lo durante o tratamento..

0.0.16 Carassius auratus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais