Ajuda URGENTE Synchiropus Marmoratus quase a morrer....!


nbexiga

Recommended Posts

ola.
boa noite.

tenho um peixe que penso que deve estar a morrer... esta quase sempre no mesmo sitio.... quase nao se mexe, parece que respira devagar, nao levanta a barbatana dorsal como costumava.. esta assim ha 1 dias, os restantes estao bem.
os niveis estao todos correctos e dentro dos parametros... o ph e que se encontra a 8.5 quase 9....
Ele costumava estar sempre a nadar nas rochas dum lado para o outro e no areao, e dos que mais nadava no aquario todo.

tirei algumas fotos pode ser que ajudem a identficar um possivel problema com ele...

Obrigado

 img0161yh.th.jpg
img0162ml.th.jpg
img0163so.th.jpg
img0164cf.th.jpg
img0165mz.th.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Emagracimento extremo...

 

Esses peixes necessitam de um aquario com muita vida para poderem subreviver... esse já não deve comer em condições há muito tempo.

Repara que o peixe parece que só tem espinhas. Não há grande coisa que consigas fazer neste momento.

Respiração rápida e falta de movimento indica sofrimento no peixe, e normalmente já não recuperam porque não têm forma de se alimentar

 

Eu dava-lhe uma morte digna... mas isto sou eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.... eu acho que e o que vou fazer, amanha de manha ja o tiro :(

ja agora ele alimenta-se de que? nao e das algas e coisas que existam nas rochas?

 

ja agora... o outro dia comprei uma Salarias Fasciatus, e do mesmo genero? como tambem anda sempre no fundo....

 

Abraço e obrigado pela ajuda!!! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A salaria alimenta-se de algas da rocha, areão e vidros... e de qualquer outro alimento que coloques no aquário.

 

Os Synchiropus só se alimentam de pequenos seres que existem na rocha (normalmente copepods e amphipods) - normalmente o que acontece é que eles dizimam rapidamente pequenos aquários desse tipo de vida, e quando acaba a comida eles acabam por morrer. É por essa razão que eles só devem ser recomendados em aquários muito maturados e com grandes litragens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A salaria alimenta-se de algas da rocha, areão e vidros... e de qualquer outro alimento que coloques no aquário.

 

Os Synchiropus só se alimentam de pequenos seres que existem na rocha (normalmente copepods e amphipods) - normalmente o que acontece é que eles dizimam rapidamente pequenos aquários desse tipo de vida, e quando acaba a comida eles acabam por morrer. É por essa razão que eles só devem ser recomendados em aquários muito maturados e com grandes litragens.

ok, mais uma vez muito obrigado pela ajuda, quando comprei o peixe disseram-me que era na boa... e melhor... antes tinha o peixe num aquario de 50 litros... ainda durou la algum tempo... estava mais maturado que este... mas pronto... hoje ja o tirei e acabou por morrer :(

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Lamento o que aconteceu com o teu.

Tenho um no meu aquário que se está a dar bastante bem.

Uma das ideias que já li que tiveram passava por lhes dar artémia recém eclodida... Chegavam a criar mecanismos para fazer com que chegasse apenas ao mandarin com tubos e caixas...

 

Eu diria que vale a pena explorar uma vez que é um dos meus peixes preferidos...

Sérgio, dentro dos teus vastos conhecimentos, conheces algum alimento desse género por cá (com copepods e amphipods)? Já vi umas coisas no e-bay mas por cá não...

 

Abraço.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal, nem por isso!

Deverias ter sido melhor aconselhado onde o compraste.

O melhor é lermos sempre qualquer coisa extra para completar a informação que nos dão! O google aí ajuda muito!

 

Boa sorte!

 

pois...apartir de agora vou informar-me primeiro sobre o peixe antes de o trazer para casa! ;)

este nao encontrei muita informação quanto ao tipo de comida ou possiveis doenças que possa ter , so caracteristicas que nao essas...

 

o google e nosso amigo sim! ;) eheheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procura por dragonettes ou mandarin. A alimentação de todos é igual.

 

Já me aconteceu trazer um odonus nigger para casa. Pelo que me disseram na loja era muito pacifico, dos únicos trigger reefsafe e que crescia até as 9/10cm no máximo.

 

Nem saiu do saco uma vez que mal cheguei a casa fui pesquisar!!!

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Antes de mais obrigado pelo elogio mas os meus conhecimentos não são assim tão vastos... considero-me apenas um interessado, daí até saber muito vai alguma distância :D

 

Por cá o que se vê é mesmo artémia viva e nisso eles podem também não tocar, principalmente se tivermos outros peixes agressivos na alimentação dentro do aquário (já para não dizer que é caro e trabalhoso de manter com valor nutricional). Existe uma técnica desenvolvida por um americano para mudança alimentar destes mandarins (visto que os nossos não são de cativeiro não tocam em nada morto) - basicamente ele mantem o peixe dentro do aqua numa rede tipo "hatchery" com uma bomba de circulação de um dos lados da rede. Vai dando artémia viva com "coating" de vitaminas e ácidos gordos e habitua o peixe ao sabor daquele "coating", e como a corrente está sempre do mesmo lado a artémia vai sempre encostar-se à mesma zona da rede. Engorda o peixe assim e aos poucos introduz artémia congelada com o mesmo "coating" - como a artémia sabe ao mesmo e como se movimenta ligeiramente junto à rede o peixe acaba por ceder e experimentar. Depois dá a mesma artémia sem coating e muitas vezes coloca outro tipo de comida com o mesmo "coating" para ele se habituar. Mas atenção que isto demora uns mesitos...

 

Para copepods acho que só mesmo no ebay... ou então tens um site .co.uk que vende phyto, copepods e outro tipo de comida viva para reef... mas fica mais caro que no ebay.

 

Para quem tenha mandarins que só se alimentam do que existe no aqua... é sempre bom ir colocando de tempos a tempos uma cultura de copepods dentro do aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitei o tema e já fiz a encomenda no e-bay por isso brevemente irei aumentar a minha "equipa de nutrição".

 

O meu está bem de saúde, gordo e a crescer! Anda pelo aquário sempre a vasculhar as rochas e em lutas contra as zonas do vidro mais limpas que fazem de espelho. Vou mantendo assim. Se reparar que começar a emagrecer logo pensarei nesse método!

 

De tempos a tempos ponho alguma artémia recém eclodida no aquário. Não sei se lá chega alguma coisa senão.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for colocado uma cultura nova de copepods de tempos a tempos não existe qualquer problema porque os copepods sobrevivem com tudo o que é detritos do aqua - e como são muitos, multiplicam-se e refazem a população do aqua. Artémia recem eclodida dá alguma coisa ao mandarin mas ela não se aguenta muito tempo dentro do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um bom refúgio na Sump com macroalgas e alguma rocha é o suficiente para criar copepods à fartazana... importante é não ter UV na reposição para o aquário...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal, nem por isso!

Deverias ter sido melhor aconselhado onde o compraste.

O melhor é lermos sempre qualquer coisa extra para completar a informação que nos dão! O google aí ajuda muito!

 

Boa sorte!

pois tens razao gonçalo mas o que acontesse e sempre a mesma coisa de vendedor

(nao tem problema algum e facil manter etc etc etc)

o vendedor devia tb de se procupar em saber as condiçoes que se tem em casa

o comprador devera se imformar antes de comprar para nao ser enganado

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais