Filtro eheim biopower 240 opinião


Recommended Posts

Boas a todos

 

Sou novato no assunto e depois de ler bastante este forum, precisava da vossa ajuda para iniciar o meu primeiro projeto:

A minha ideia era ter um aqua com 100*40*50 com cerca de 170l reais. O sitio onde o vou colocar não tem grandes condições para um filtro externo pelo que vos pedia uma opinião sobre o eheim biopower 240 interior. Alguem conhece e recomenda? Já agora, e não quero abusar da vossa paciencia, o que pretendia era um aqua com alguma flora e com fauna que não crescesse muito, pois assim posso ter mais variedade. Que tipo de peixes recomendam? Será que um termostato de 200w è suficiente? E quanto à iluminação, que tipo de lampadas e potencia? Quais as melhores lojas on-line nacionais e internacionais?

 

Pois é pessoal são duvidas e mais duvidas e por isso peço ajuda aos craques.

 

O meu muito obrigado desde já.

 

Fica tb aqui um endereço, onde podem pesquisar material relacionado com o forum, desde luminarias a bombas de ar, termostatos etc. Atenção que è na CHINA, já mandei vir material de lá e nao houve problemas, demora é cerca de um mês a chegar e não se pagam portes, mas não podem ser compras avultadas senão a alfandega cobra iva. ( comprei 50€ não tive problemas) http://s.dealextreme.com/search/aquarium http://s.dealextreme.com/search/led

 

 

Ps: Se houver alguem de BRAGA por aí, quem sabe até um contacto pessoal e recomendação das melhores lojas aqui da zona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, mais uma vez vos venho chatear.

Para o aqua acima descrito, este tipo de iluminação serve? de quantos precisaria? http://www.dealextreme.com/p/flexible-neck-2-mode-40-led-white-light-8-led-blue-light-aquarium-lamp-106146?item=29

 

E destas fitas led~s

 

http://www.dealextreme.com/p/36w-595nm-150x5050-smd-led-waterproof-flexible-yellow-light-strip-5m-length-dc-12v-96088?item=271

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Bem vindo ao clube :)

 

Quanto ao filtro, prefiro os externos pois não ocupam espaço no aquário. No teu caso particular, não sei. Será que não haverá mesmo hipótese? (Por exemplo por baixo do aquário?). É que o preço desse interno da Eheim já dava para comprar um externo com mais espaço para matérias filtrantes.

 

O termostato parece-me suficiente. Se arranjares um de 250W pelo mesmo preço, melhor ainda :)

 

Em relação à iluminação... tudo o que mostras é insuficiente a não ser que te fiques por anúbias coisa que se acaba por tornar monótona. Alguma razão para ir para leds? Há muitas calhas T5 por ai a bons preços. Recomendaria 0.5W/litro para a grande maioria das plantas. Não é necessário exagerar mas esses leds que mostras não dão para nada quando ainda por cima o teu aquário vai ser muito fundo. Investiga umas calhas T5 :)

 

 

Abraços e boa sorte!

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tony

O teu topico de quando te iniciaste tem sido uma especie de livro de instruções biggrin.png' alt=':biggn:'> . Já pedi orçamentos para o aqua e aguardo as respostas. logo que os tenha dou novidades. Quanto ao filtro tambem preferia exterior mas como é para pousar o aqua num movel ja existente aqui da sala é complicado convencer a minha maria que tenho que o furar. Um filtro externo ficar no chão ao lado do aqua mas visivel não deve ficar nada bem pois não?? E com as mangueiras todas à mostra...

 

Mais uma vez obrigado a todos pela colaboração e espero continuar a obte-la.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e se ela não souber? Quer dizer... dois furos por detrás do móvel de onde saem os tubos e entra a eletricidade e já está (sobretudo se o móvel estiver encostado a uma parede)... ela só vai ver os dois tubos a entrar no aquário... com alguma sorte nem repara... e se reparar... pronto, fica chateada dois dias mas depois passa-lhe.... Não é que lhe vais escavacar o móvel pela frente não é? :)

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se consegue ver pelo link

 

Para o teu aquário (200l brutos), ideal, ideal seria um eheim 2217 que compras na alemanha a 85€ novo. Em segunda mão é bem mais barato. É só procurar por ai. Tens alternativas de outras marcas claro como por exemplo jbl e901 também a 85€ na alemanha. Tens ainda o ecco pro 300 por 90€ ou o jbl e900 (será modelo anterior? por 75€)

 

as tubagens costumam ser 12x16. há maiores (16x18) mas acho que não é nesses modelos (confirma).

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não.

 

Tem que ficar afastado cerca de 16mm ou seja 1.6cm... mais 8mm do que está agora... nem se nota :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Penso que se a diferença de preços nos aquas não for muito vou optar pelo maior 100-50-50, com 250l brutos Que dizem? Os filtros acima referidos servem, certo? Agora preciso de:

  • Aquecimento: Quantos w, 200 chegam ? alguma marca em especial?
  • Iluminação: Ja tenho aqui umas calhas com cerca de 1m para lampadas t8, para começar vão ter que servir. Agora como quero ter algumas plantas, quantas lampadas preciso? Day liht ou outras?

Vamos lá p.f.

 

Obrigado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado em adequar o filtro externo ao tamanho do aquário. Os exemplos que te dei foram para 200L em que tive em conta que os filtros fizessem 5x a litragem do aquário (ou seja, perto de 1000l/h). Para um de 250l já estás a subir a fasquia... tens que procurar um filtro de, pelo menos, 1250l/h ou então dois de 600/700litros. A redundância é agradável mas julgo que a tua mulher não ia achar piada a QUATRO tubos a saírem por detrás daquele móvel :). Megalómano que sou, metia o maior que conseguisse lol.

 

Quanto ao termostato, para 250L... dois de 200W ou um de 300W (eu meteria 2 de 200W pela redundância). Marcas tens muitas e cada um vai defender a sua. Eu tive um termostato da Sera durante ano e meio e agora avariou. Quis experimentar um da Jäger mas quando cheguei à loja e vi o tamanho daquele vibr... ups... termostato, desisti logo da ideia pois o meu aquário tem 35cm de altura sendo que, na parte de trás, tenho mais de 7cm de substrato (para fazer declive e dar ideia de maior profundidade). Ora 28cm não chegam para meter um Jäger de 100W (30cm)... só de 75W(26)... voltei atrás e comprei outro da Sera de 100W (23cm). Os da Sera são tão bons como outro qualquer. Tive um azar e foi só por isso que quis experimentar outra coisa. Verdade seja dita que o termostato ainda está em garantia (5 anos) mas na altura aborreceu-me estar a meter os papeis, falar com o fornecedor, etc, etc. Talvez ainda o faça mas falta-me pachorra.

 

As luzes... com um aquário de 50cm de profundidade já te estás a esticar, vais precisar de bastante luz para que chegue ao fundo mas os mais entendidos que digam alguma coisa sobre isso. Não tenho experiência com penetração de luzes T8 (ou T5 para ser franco). Faz um desenho do layout que imaginas, o tipo de plantas que gostarias de ver. Estuda as plantas e as suas necessidades e avança por ai. Claro que tens que fazer o mesmo com a fauna. Se quiseres ciclídeos vais ter que adaptar a flora, se quiseres ter um comunitário, a flora será diferente. Etc etc.

 

Já que estás a seguir o meu tópico, não faças as asneiras que eu fiz :)

 

Abraços e Boa sorte

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tony.

 

Sendo assim independentemente da diferença dos orçamentos para o aqua de 100-50-40 em relação ao de 100-50-50 ser pouca, tenho mesmo que optar pelo mais pequeno pois a crise tambem chegou ao Norte e não dá para investir em mais filtros.

 

Boa noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de desistires do maior, procura o setup de outros donos de 250l e espera por mais opiniões. A minha experiência efetiva aplica-se a um de 60L. Não tenho nenhuma grande para poder dizer que a litragem pode ser menor sem problemas ou não. Faz sentido que seja assim pois um aquário de 250L é bem mais estável do que um de 60L mas pronto.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Eu espero mas pelos vistos só tu é que estas para me aturar :sad2: . Se fosse possivel Tony, davas uma ajuda e falavas do meu topico ao pessoal que tu já conheces aqui do forum para ver se isto avança.

 

Ponto de situação:

Decidir ou 1 aqua 100-40-50 de 200l brutos ou 1 aqua de 100-50-50 de 250l.

Principal fator de escolha - o filtro- será que estes filtros são suficientes para qualquer um deles? - eheim 2217, jbl e901 , ecco pro 300 ou o jbl e900.

 

Opiniões por favor

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

entretanto chegaram os orçamentos e a diferença de preços nos aqua é 10€, por isso agora a duvida é se, como referia acima, os filtros referenciados são suficientes para o aqua maior 100*50*50.

 

Qual a vossa opinião??

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai o material que tenho no meu de 250 litros

 

Data de montagem: janeiro 2012

Dimensões: 133x40x40

Volume: 250

Iluminação: Régua de leds 3w

Substracto Tipo: Areia de barragem

Aquecimento/Refrigeração: aquecedor 300W

Filtro: externo PeNN-PLAX cascade 700

banner10.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens ai o material que tenho no meu de 250 litros

 

Data de montagem: janeiro 2012

Dimensões: 133x40x40

Volume: 250

Iluminação: Régua de leds 3w

Substracto Tipo: Areia de barragem

Aquecimento/Refrigeração: aquecedor 300W

Filtro: externo PeNN-PLAX cascade 700

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.