Recommended Posts

Publicado

boas...estou aqui porque preciso de ajuda em alguns aspectos.

Neste momento tenho um aqua plantado de 125l com um filtro de decantação.

Recentemente adquiri um filtro eheim 2213 que quero que faça render o outro.

Outra coisa e que nao gosto muito do meu substrato, o que me fez tambem adquirir aquela areia preta...nao sei o nome.

O que eu queria era tirar toda a agua do aqua, mudar o filtro e voltar a por agua e logo de seguida os peixes...

As minhas perguntas são:

- o que fazer para nao prejudicar o equilibrio biológico do meu aqua podendo por os peixes logo a seguir a agua sem que ocorra algum pico de nitritos ou amonia...

-já que tenho as minhas plantas cheias de algas o que fazer para as eliminar uma vez que o aqua vai ser todo limpo e nao quero levar algas comigo...

sorry pelo grande texto

xico

Publicado:

Boas,

Duas perguntas que requerem respostas claras.

Quanto à 1ª questão, aconselho a que reserves pelo menos 50% da água que tens no aquário num recipiente próprio e que mantenhas as matérias filtrantes do filtro dentro dessa mesma água, garantindo a sua oxigenação para que não se perca a colónia de bactérias.

Por outro lado, as bactérias que existem no areão também contribuem (e não é pouco) para o ciclo do azoto, pelo que dever ter cuidado ao removeres a totalidade do areão.

Depois deverás montar os dois filtro em simultâneo esperando algum tempo (3/4 semanas) até que o novo filtro atinja a maturação necessária, só aí deverás retirar o filtro que tens agora. Outra alternativa é montares no novo filtro as matérias filtrantes do velho, se der claro!

Espero não ter sido confuso.

No que concerne às algas, não conheço forma de as retirar das plantas sem ser de uma forma "biológica" e isso requer peixes e/ou invertebrados!!

Há quem fale na emersão das plantas numa solução de água oxigenada, mas não sei até que ponto funciona mesmo.

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!