ffonseca Posted May 1, 2012 Share Posted May 1, 2012 Boas Venho finalmente apresentar o meu nano já com 2meses e meio e com muitas alterações feitas desde a montagem inicial e já a pensar em ir para algo um bocado maior mas ainda está em fase de estudo para não haver erros. Como disse o aqua já não está como de inicio, foram experimentados vários layout`s (não quer dizer que este esteja perfeito mas foi o melhor que consegui sendo um principiante em salgados), houve troca de areão pelo meio e a ultima alteração foi ter posto uma sump. Comprei o aqua já com rocha e areão, daí também ter tido alguma dificuldade em fazer o layout. Vamos ao setup: Aqua: Cubo Blau 45cm Overflow: Blau 1500 Sump: Caixa de plástico provisória até chegar um aqua de vidro Iluminação: Calha 4x t5 24w (2x ATI blue plus 2x ATI coral plus) mais 2 led´s moonlight Escumador: Tunze nano 9002 Bombas de circulação: 2 Tunze 6015 Bomba de reposição: eheim compact plus 2000 Aquecimento: 1 jager 200w, 1 jager 125w Reposição agua de osmose: Osmoregulator Tunze, também tenho o dispensador de Kalk mas não uso Rocha viva: +/- 12kg Areia de coral: 4kg Vivos: 1 Eremita patas azuis de castigo na sump por ter morto um eremita patas verdes e andar a chatear o strombus 1 Eremita patas vermelhas 2 Turbos 1 Strombus 1 Stenopus hispidus 2 Camarões da nossa costa que vieram com o aqua 1 Six line wrasse 1 Ocellaris mais conhecido por palhaço lol 1 Amblyeleotris randalli e 1 Alpheus bellulus para tentar uma simbiose Corais: Actinodiscus (verde, vermelho e castanho) Euphyllia parancora Tubastrea sp (dada para ver se recupera) Caulastrea curvata verde Sarcophyton polipos verdes Zoanthus Acanthastrea verde e azul Duncanopsammia axifuga Frag Seriatopora hystrix Frag Seriatopora Caliendrum verde 4 frags sps que não sei o nome Xenias Green star polyps Manutenção: Comecei com trocas de água com sal tmc 10l todas as semanas ao fim dum mês e meio fiz uma troca de 20l com água natural (acertei so a salinidade) e depois fiz a experiência de ficar um mês sem trocar a água o que confesso que não correu muito bem não notei nada nos corais mas a coralina regrediu bastante na rocha. Agora com a montagem da sump adicionei ao aqua 30l mais 5l da troca que fiz para remover o restante areão que foi sendo substituido gradualmente por outro. No total 35l de água de osmose com sal pro coral red sea e introduzi carvão activado na sump. Comecei hoje também a adicionar 2ml de calxmax a+b daqui a uma semana faço os testes novamente para ver os consumos de calcio e magnesio. A unica coisa que me anda a chatear são algumas algas filamentosas que me vão aparecendo nas rochas. Ainda não tirei fotos, mas vou fazê-lo em breve e colocar aqui no forum. Agradeço desde já todas as opiniões que forem feitas ao setup, vivos, corais e depois com fotos ao layout de certeza que irei aprender sempre mais qualquer coisa com elas. Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Carmo Posted May 1, 2012 Share Posted May 1, 2012 Olá... Até aqui parece-me bem razoável... venham de lá essas fotos :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
ffonseca Posted May 22, 2012 Author Share Posted May 22, 2012 Boa noite Ainda não foi desta que consegui colocar as fotos aqui no forum, mas deixo o link para quem quiser dar uma vista de olhos. As fotos não estão nada de especial. Façam as vossas criticas. http://s1252.photobu...h562/frfonseca/ Link to comment Share on other sites More sharing options...
rakiki_gti Posted May 22, 2012 Share Posted May 22, 2012 pelas imagens parece porreiro... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Carmo Posted May 22, 2012 Share Posted May 22, 2012 Aparentemente está no bom caminho... Link to comment Share on other sites More sharing options...
ffonseca Posted May 22, 2012 Author Share Posted May 22, 2012 As fotos foram tiradas antes da minha guerra neste momento com as diactomacias e filamentosas. Desde já obrigado pelos comentarios mas gostaria de saber a vossa opinião em relação ao layout e onde colocar os sps que estão espalhados pelo areão e rocha visto ainda não ter colado nenhum. Outra duvida, devido a algum desiquilibrio a montipora digitata e a histrix acastanharam, é possivel que elas voltem a ganhar a cor delas? Cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Carmo Posted May 22, 2012 Share Posted May 22, 2012 Olá... relativamente ao layout é mesmo uma questão de gosto pessoal. Os corais normalmente ficam mais castanhos pela presença de nitratos elevados na água - isso é normal acontecer, e é compatível com a presença de filamentosas no teu aqua. Link to comment Share on other sites More sharing options...
ffonseca Posted May 22, 2012 Author Share Posted May 22, 2012 Tenho mesmo de medir os nitratos. Quer dizer que se conseguir baixar os nitratos os corais voltam a sua cor normal? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Carmo Posted May 22, 2012 Share Posted May 22, 2012 Aos poucos sim... mas não deves reduzir demasiado rápido nem apontar para 0 de nitratos Link to comment Share on other sites More sharing options...
ffonseca Posted May 23, 2012 Author Share Posted May 23, 2012 Eu ainda nem sequer sei como os irei baixar e tambem ainda nao fiz o teste Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sérgio Carmo Posted May 23, 2012 Share Posted May 23, 2012 Mudas de água e reduzir um pouco a comida se tiveres margem para isso Link to comment Share on other sites More sharing options...
ffonseca Posted May 23, 2012 Author Share Posted May 23, 2012 vou parar de dar congelo todos os dias e passo a dar flocos uma vez por dia, os peixes sao pequenos devem aguentar se. Obrigado pela ajuda cumprimentos Link to comment Share on other sites More sharing options...
TomasB Posted August 14, 2012 Share Posted August 14, 2012 Olá, tenho um aquario igual ao teu e quero iniciar me nos salgados.Gostava de te perguntar se furaste o aquário, como e q funciona o teu overflow.Enfim, tudo o que fizeste em relação à sump e coisas relacionadas. Um abraço Tomas Alves Bernardo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts