Duvida em novo aquario


Recommended Posts

Tenho um aquário de 20L (40x20x20), com areão preto, termostato de 50w, e filtro interno de Rena que vinha com o aquário.

 

Pus 10L de agua de outro aquário que tenho em funcionamento, com os testes todos dentro da normalidade e o resto (cerca de 7L, com agua que tenho em casa sem cloro, porque a agua é de um poço) .

 

Depois de introduzir a agua, pus Sera Toxivec, Aquatan e Nitrivec como recomendam.

 

No 2º dia medi a amónia com o Sera Test NH4/NH3 e deu abaixo de 0,5mg/l, mas o de Nitratos (NO3) está em 50 mg/l, coisa que nao acontecia no meu aquário de onde tirei a agua que é de 60L.

PH está em 7,2.

 

Alguém me poderá dizer se isto é normal?

Obrigado.

  • 0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não falas de fauna, mas sim é normal um aqua criar Nitratos sozinhos pelo ciclo de azoto. E nitratos a 50ppm nem é um valor exagerado, mas devias fazer uma TPA para diminuir essa concentração

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum... água da torneira a sair com tantos nitratos?? Não é muito?

 

Não será o teste de nitratos que já está fora de validade? O reagente em pó que é geralmente utilizado (Ficam já a saber que é cádmio!) tem por vezes tendência a oxidar relativamente rápido.

 

Se puderes utilizar outro teste ou pedir a alguém que te veja os valores só para comparares e excluires (ou não) essa hipótese era bom.

 

Testa água engarrafada! Aí de certeza que não podes ter essa concentração de Nitratos.

Editado por Paul

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz o teste com aquelas tiras da Sera, realmente não é normal e vou ter que falar em casa para por um filtro se isso ajudar, mas o certo é que me lembrei de medir a agua da torneira (é de poço). Hoje vou comprar os testes mais crediveis da Sera de nitritos e nitratos. A tarde já ponho nova actualização.

 

No entanto surgiu-me mais umas duvidas:

 

Posso colocar musgo Star Moss para fazer um tapete em metade do aquário, ou nesta altura em que ta a fazer o ciclo já vai tarde?

 

Posso colocar camarões depois de ter os parêmetros estabilizados? Ha algum camarão que seja mais indicado ou tenha uma melhor caracteristica para limpar o fundo?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a água é de poço, já acredito que talvez tenhas aí 50 mg/L de Nitratos. Mas antes de comprares os outros testes experimenta medires àgua engarrafada. Se der 0, então os teus testes estão bons e não precisas de ir gastar dinheiro (que muita falta faz por estes dias!!)

 

Quanto ao resto não te sei ajudar, camarões para mim só acompanhados de um fino e musgo só conheço o das àrvores!! ;)

 

Abraço!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é de um poço, já acho que poderá ser possível teres Nitratos a 50, melhorares a filtragem não te reduz os Nitratos, aumenta-te a velocidade de transformação de Amónia em Nitratos que são o produto final, apenas isso.

 

Colocar musgo podes fazê-lo a qualquer altura, camarões é que só deves mesmo depois de teres a certeza que o ciclo está OK

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é de um posso, já acho que poderá ser possível teres Nitratos a 50, melhorares a filtragem não te reduz os Nitratos, aumenta-te a velocidade de transformação de Amónia em Nitratos que são o produto final, apenas isso.

 

 

Acho que ele estava a falar de pôr um filtro em casa, não no aquário! Ou estou enganado?

 

Valores tão altos para água (supostamente) potável não é nada aconselhável!

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, tens que ver essa situação do poço.

 

Infelizmente cada vez mais os aquíferos encontram-se contaminados com produtos das fertilizações nas zonas agrícolas. Ainda há espertinhos que despejam directamente os fertilizantes para os poços para depois regar e fertilizar automaticamente os campos, ignorando que contaminam assim o resto dos poços.

 

Nalguns poços no Algarve cheguei a encontrar concentrações potencialmente fatais para uma pessoa!!

 

Não perdias nada em contactar o INAG, ou procurar lá mais informação acerca desse assunto. Aqui fica o link deles:

 

http://www.inag.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=37

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, infelizmente ferver a àgua não te vai ajudar. Existem umas resinas (infelizmente não te sei dizer de que marca) próprias para absorver nitratos da água, que podes pôr no filtro.

 

Mas se calhar o melhor é tratares a àgua antes de a usares. Pões dessa resina num recipiente à parte a tratar a àgua, quando ela estiver livre de Nitratos, já pode ir para o aquário.

 

Informa-te bem sobre essas resinas, e espera por mais opniões, pode ser que aja mais soluções para o teu problema

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema forem só os Nitratos, que podem não ser, tê-los a 50ppm nem é muito grave isto se a água onde fores colocar seja para um aquário plantado, pois as plantas absorvem.

 

Tens de avaliar a situação, acho que a utilização continua de resinas te vai acabar por sair caro. E se essa água do poço a estiveres a beber, eu não a bebia

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.