Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde,

Tenho um aqua com o seguinte setup:

60x30x35 (CxLXA)

Iluminação: PLL 36W 8000K (Osram Skywhite)

Filtragem: Elite Crystal Flo 20 (externo) 360L/H

Substrato Fertil - Terra de Bonsai

Substrato Inerte - Akadama

Troncos de Videira

Xisto

Flora:

Anubia Nana

ALTERNANTHERA REINECKII PINK

Crypto

Eleocharis Parvula

Edgeria Densa

Echinodorus

Fauna:

6 Iriaterina

Red´s

1 Tetra Fantasma Negro*

1 Neon Chines*

1 Neon *

1 Neritina

*Vêm de uma antiga montagem e vão sair

Estou a fertilizar com o Nutrafin Plant Gro e adquiri o Excel (para dar uma força na flora) contudo, na embalagem vem a dosagem para 2 em 2 dias, qual será a dosagem semanal? Posso dar semanalmente, certo?

Já agora tenho também o Tropica Plant Nutrion+, posso adicionar este em conjunto com o Plant Gro?

Fico a aguardar as vossas respostas.

PS: O objectivo para dar semanalmente o Excel é para ter manutenções reduzidas no aquario.

Edit: Faltou a iluminação e o filtro

Editado por godnelson
Publicado:

PS: O objectivo para dar semanalmente o Excel é para ter manutenções reduzidas no aquario.

Não percebo. O que tem o excel a ver com manutenção?

o Excel é carbono orgânico e é usado pelas plantas como fonte de carbono (como o CO2) - o principal nutriente para a fotossíntese. Depois de pores no aqua ele é absorvido. O que não é absorvido pelas plantas desaparece... Por isso, se só usares 1 vez por semana não te vai fazer grande coisa. Deve ser usado diariamente.

5 ml por 200L por dia é o recomendado mas podes usar até 2-3x a dose recomendada sem qualquer problema. Eu uso 0.5 ml diários num aqua de 10L.

Atenção que nem todas as plantas toleram o Excel como são exemplo as Valisnerias.

O excel também algumas propriedades algicidas.

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

Publicado:

Não percebo. O que tem o excel a ver com manutenção?

Obrigado pela resposta.... a parte da manutenção era evitar estar a dosear diariamente, pois não tenho disponibilidade para o fazer todos os dias.

Publicado:

Obrigado pela resposta.... a parte da manutenção era evitar estar a dosear diariamente, pois não tenho disponibilidade para o fazer todos os dias.

Entretanto vou optar por adicionar o Excel dia sim, dia não. Vamos ver a evolução das plantas.

E em relação a dar o Plant Nutrition+ junto com o Plant Gro, ng opina nada?

Acho que o Plant Nutrition+ tem pouca % de Ferro.