Fertilizador Programável / Co2 Químico


Luís Torrão

Recommended Posts

Este projeto que desenvolvi, tem por base outro já existente que não é da minha autoria, no entanto encontrei o projeto original muito pouco preciso, por isso ….

 

 

Ver o video

 

 

 

 

p1040519f.jpg

 

 

p104051rr7.jpg

 

 

gotaagota.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

 

co2qumico.jpg

Uploaded with ImageShack.us

 

 

Espero que tenham entendido, o esquema e funcionamento da coisa…

Existem alguns pormenores importantes a ter em conta.

O “aparelho” tem de ser regulado com alguma paciência para funcionar corretamente, para isso:

No caso da fertilização

- Ajustar o programador de horas para o mínimo tempo possível (no meu caso 15 minutos)

- Ajustar o regulador de gotas /saída de pressão para o mais fechado possível e ligar a bomba de ar, para obrigar a ferrar os tubos (inicialmente com água), depois abrir o regulador completamente, ir fechando até conseguir ver as gotas a formarem-se lentamente na ponta da válvula antirretorno.

- Com um tubo de ensaio marcado com medidas, calcular a quantidade de líquido expelido durante o tempo programado, este teste tem de ser feito mais que uma vez, pois válvulas e torneiras de má qualidade tornam os valores pouco consistentes e temos de saber aquilo com que contamos, no caso de haver diferenças notórias, substituir a válvula por uma de outra marca, ou uma torneira mais precisa.

- A altura entre a válvula e o frasco deve ser sempre a mesma, pois causa diferenças de pressão e como tal gotejamento incorreto.

No caso do CO2

- O mesmo de cima mas muito mais fácil, regular a pressão até ter a quantidade de co2 necessária, no entanto ainda não testei esta hipótese mas julgo que só funcionará corretamente com difusores tipo zigzag ou através dos motores dos filtros ou qualquer outro que não requeira pressão para funcionar.

Outra hipótese para este projeto é por exemplo a dosagem de medicamentos,.. Bem na verdade pode-se aplicar a muita coisa.

Editado por speedgupy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais