Bomba de Ar- Necessária ou não?


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Nas minhas anteriores aventuras na aquariofilia tive sempre uma bomba de ar com difusor na ponta, dentro do aquário.

No entanto, agora que vou iniciar um novo aquário com um filtro externo, a minha duvida é, é mesmo necessário manter uma bomba de ar a meter ar pa dentro do aquário instalando-a definitivamente no aquário ou a movimentação causada pelo filtro externo é suficiente para oxigenar a água?

 

Tenho visto vários aquários por aqui e não custumo ver o sistema de O2 no aquário, dai a minha duvida.

 

Cumpts.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ::D:

 

A bomba de O2 não é precisa se tiveres um plantado. Mesmo que não tenhas duvido que seja precisa. Se me disseres que tipo de aqua estás a pensar montar é mais fácil ajudar, mas se for um plantado digo-te já que não é necessária.

 

Abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de O2 não é precisa se tiveres um plantado.

 

Não concordo muito com essa afirmação. Podes ter um plantado e mesmo sem "injectares" CO2, se as plantas não tiverem as condições de luz ideias para realizara fotossintese, além de poderem começar a morrer, podem não produzir oxigenio libertando apenas CO2 (como fazem durante a noite). Isso poderia aumentar a concentração deste gás dentro do aquario. No entanto penso que TPAs frequentes poderiam facilmente eleminar esse efeito.

No caso de se adicionar CO2 ao aquario (que pelos visto não é o que acontece neste caso), penso que é sempre recomendado ter a bomba de ar a funcionar no periodo nocturno, com o objectivo de tentar manter uma concentração de oxigenio adequada na água.

Se tiver errado digam-me!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Semi errado ::D: lol

 

Se for um plantado (ainda não percebi) - e plantado é com plantas vivas e com saude - nesse caso não é necessario. Mesmo que tenha injecção de CO2 não o é DESDE QUE o CO2 só funcione durante o fotoperiodo (deve começar 1 hora antes do fotoperiodo e acabar tambem uma hora antes). Se o filtro tambem promover uma boa circulação de agua e se fizeres TPA regulares a pouca necessidade que possa haver deixa de existir.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveitando o tópico e tendo um aquario plantado eu nao tenho bomba de ar mas tenho uma wave maker para fazer uma melhor circulação da água.

 

devo liga-la á noite ou de dia? tou mais virado para durante o dia porque vou aproveitar para por o difusor de co2 em baixo dela e assim espalhar melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver uma coisa se nos entendemos

 

Ter muito CO2 não implica ter pouco O2, pode haver muita concentração de ambos e nesse caso não haverá problema para os peixes.

 

Seja plantado ou não seja plantado, desde que tenhas um filtro correctamente dimensionado para o teu aquário, que faca respectivamente a corrente ideal e que te movimento a pelicula superficial da coluna de água que é aí que se fazem as trocas gasosas, a bomba de sar serve para fazer barulho ou bonito (depende dos gostos)

 

Até pq as pedras difusoas utilizadas nas bombas de ar produzem bolhas demasiado grandes para estas serem devidamente absorvidas, se querem realmente oxigenar a água de um aquário utilizem um sistema igual de CO2 mas em vez de CO2 injectem O2 só dessa forma o irão fazer, até pq pode acontecer estando a injectar ar atmosférico se estivermos num ambiente muito movimentado e com bastantes pessoas ou fechado, na realidade estamos a injectar mais CO2 do que pensamos

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo com jpospr...

eu ainda não estou a utilizar um sistema de co2 convencional mas sim a bomba a trabalhar num local saturado de co2, traz me outros pros e contras :D

mas o sistema de bolhas (não o2 :D) pode ser usado para provocar agitação supreficial e ajudar nas trocas gazosas tanto co2 como o2 (atmosfera).

mas no fim a bomba apenas serve para efeito visual ou assustar os peixes :D (tamanho das bolhas :D)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci-me de dizer uma coisa.

as plantas não libertam co2 apenas à noite...

as plnatas (vasculares intenda-se) realizam a respiração (trocam o2 por co2)

a diferença está que realizam tambem (dirante o periodo diurno) a fontossintese e esta necessita de co2 e tem como sub-produto o o2.

em previsão, num aqua bem controlado (mesmo com injecção de co2 devido a escasses deste em relação ao consumo) não é nesseçario a adição de o2.

acho que na falhei em nada...(se eu soubesse isto tinha poupado umas massas)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, a minha duvida era mesmo essa, visto que pretendo fazer mesmo um plantado ( o meu 1º ), irei injectar CO2 com um sistema de Co2 de botija. E visto que isso aumenta os niveis de CO2 na água, pensei que tivesse que compensar durante o periodo nocturno algum O2 ( por exemplo caso os peixes andem a superficie).

 

O aquário é de 54L ( 60x30x30) e o filtro um eheim ecco pro 130.

 

Outra duvida, que espero que me possam ajudar.

 

Eu em matéria de CO2 ainda estou a começar a aprender. Comprei um sistema de CO2 identico a este :

 

Desligo uma hora antes de terminar o fotoperiodo e ligo uma hora antes tambem. Ou seja uma hora antes das luz do aquario acenderem e uma hora antes de apagarem. Farei isso também com um temporizador ( penso que até aqui estou correto).

A minha dúvida é, como regular o nº de bolhas de CO2 e que quantidade de bolhas de CO2 devo injectar tendo em conta que é um plantado.

Saber aprender é aprender a saber.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.