Recommended Posts

ola malta os testes chegam hoje

 

sei que o valor de NO3 deve andar entre os 15/20 (por ai), o NO2 a zero e o resto?

qual sao os valores recomendados de PO4 e amónia?

 

infelizmente tenho problemas de algas nos dois aquarios mas neste "grande" que eu referi ja nao me tou a ralar muito porque as algas petecas (tufos pretos) estao a ser completamente devoradas pelo meu Siamensis e de momento sao as unicas que tenho.

 

mas tenho outro nano de 18L

filtro biobox 350L/h Com lã filtrante esponja grossa e ceramicas

Luz de24w 6500k

co2 pressurizado

substrato e inerte.

Fertilizaçao em pó

TPA de 40% semanalmente

 

neste tenho algas fios pretos no meu glosso

vou tambem por aqui os testes e os valores para me poderem ajudar tendo em atençao que neste nano nao tenho qualquer peixe está vazio apenas plantas ja desconfio um pouco de nao ter amonia nenhuma pois nao tenho la peixes e por sua vez nao tenho escrementos mas é so eu a desconfiar

 

fiquem atentos que amanha ou depois vou colocar aqui os valores

 

abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Amónia não deves ter nunca (por causa dos peixes). Um aquário ciclado converte a amónia em nitritos e logo para nitratos.

 

Po4... entre 1 e 2 ppm

Potássio na mesma proporção dos nitratos.

 

neste tenho algas fios pretos no meu gloss

 

Hás de ver se têm ramificações tipo os veados. Se sim, muito provavelmente "Staghorn algae". Tenho algumas folhas da tenellus afectadas por isso. É subir o CO2 que elas hão de ir-se embora mais cedo ou mais tarde. Não me preocupam... por enquanto.

 

Abraços

 

TOny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E são. Não percebi... de que testes estás a falar? Se é do potássio, esquece, tem que ser por adivinhação visto que os testes são caríssimos e a opinião geral é que são pouco fiáveis. Se tens nitratos a 20, certifica-te só que fertilizas de maneira a manter o potássio também a 20 nada mais. Excesso de potássio nunca matou peixe nenhum... a não ser que deites o frasco todo dentro do aqua e mesmo assim...

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tao mas como advinho se ha potassio ou nao?

e o teste de ferro? isso devo ter em falta de certeza porque tenho bastantes folhas amarelas.

tou a experimentar uns fertelizantes em pó que dizem que sao bons vamos la ver.

essas algas pretas devem ser de dois tipos umas sao como tu dizes parecem uns chifres de veados e estao alojadas no equipamento mas a maior parte dela vazem um novelo tipo algodão doce mas cinzento escuro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz de ser a mesma alga. Nas folhas aparece como tufos ramificados mas no fundo parecem fazer tipo um novelo (só tenho em algumas folhas por enquanto). Eu gostaria de te dizer como resolver por experiência própria mas estou a atravessar o mesmo problema neste momento. Pelas centenas sites que tenho lido, a maioria concorda com aumento de CO2 e circulação de água. Este problema também só me apareceu quando tinha as bombas desligadas uns dias. Agora tenho outra vez 2650l/h de circulação (loucura para um aquário de 60l) e o CO2 agora está tão alto que já nem lima verde tenho... é mesmo amarelo tipo chichi lol. Até me admira como é que os meus peixes não se queixam. Como ainda acredito no Tom Barr e o método de fertilização dele, não vou cortar na fertilização. Vamos ver se o CO2 e a circulação brutal dão conta disto. Se não... sei lá... também li que dupla dose de Excel durante 3,4 dias as matava todas portanto há mais opções.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas eu tenho 2 problemas.

 

1 a circulação da água acho que o biobox que vinha de origem de 350L/h para o nano de 18L nao traz la muita circulaçao. tava a pensar em tirar aquele o que da uma trabalheira porque esta colado ao vidro e comprar outro mas tambem nao sei qual e o dinheiro nao abunda....

 

2 eu como para ja nao tenho peixes nesse nano ate posso injectar o co2 que quizer porque nao vou matar nada mas depois de ser tanto co2 acaba por ficar a flutuar aquela espuma e ixo depois deve-me trazer as algas petecas.

 

no outro aqua de 180 litros aconteceu-me o mesmo mas ai comprei uma wave maker de 4000L/h mais os 1000L/h do filtro e mal seja que ai nao tenha circulaçao suficiente....

 

mas no nano lá esta tambem nao posso meter la grande coisa porque senao a água salta fora.

 

de resto tambem encomendei o exel para ver se resulta mas os gajos ainda lhe falta um teste de fosfatos e ainda nao mandaram a encomenda

tambem queria ver se isso resultava

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A espuma de CO2 não te vai fazer aparecer algas. Quando paras a injeção de CO2, a espuma desaparece em menos de 1 hora.

 

Quanto à circulação... visto que é um nano, já consideraste uma powerhead em vez de um wavemaker? No Modelo/Continente vi umas bombas dessas que fazem só 150L/h. Não custa mais de 6-7€ e já te resolvia o problema. Eu tenho uma dessas (que uso para fazer TPA e agora está a ajudar dentro do aquário enquanto espero pelas minhas Koralias Nano que já encomendei). Se precisares de outro wavemaker, tenho aqui um resun de 2000l/h :)

 

Se for para trocar o filtro mesmo, os único que me consigo lembrar é por exemplo um de mochila tipo o eheim liberty. Fala com o Jplonga que tem um desses a manter (temporariamente) um aquário de 90Lts. Eu tenho aqui um 2041 mas ainda não o montei, não te posso dizer o quanto potente é mas de certeza que faz melhor serviço que uma biobox.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

confesso que isso do power head nao sei o que é mas depois tambem quê que faço com o biobox? quem é que vai querer aquilo?

 

sempre tive abituado a filtros externo sempre me disseram que eram os melhores vi uns da ehiem pequenos por 60 e tal euros mas la esta nao sei se fazem bem o serviço.

a wave maker das duas uma ou me deita a água do aqua fora ou nao me cabe la aquilo é um nano de 18L tem apenas 30cm por 30cm é relativamente pequeno e para acabar com a sorte o biobox ocupa-me montes de espaço

 

pa isto tudo para ver se tinha uma melhor circulaçao de agua para acabar com as algas deve ajudar...... digo eu........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

powerhead é um wavemaker só que não consegues direcionar o fluxo e o fluxo é menor. É uma bomba de água simples. Não substitui o filtro, aumenta apenas a circulação no aquário.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas malta.

 

finalmente tenho aqui os valores "certinhos" a encomenda atrasou-se.

 

prontos pa relembrar.

 

nano 18L

filtro biobox esponja lã e ceramicas 250L/h

substrato fertil + inerte

luz PL 24W 6500k

TPA 40% semanalmente

fertilizaçao utilizo os pós todos os dias menos do dia anteriormente á TPA e alterno sempre macros num dia micros outro dia e por ai a fora 1,5ml macros e 0,5ml micros

 

valores

 

PH - 6.2

PO4 - 0.5 mg/l

amonia - 0

KH - 6 a 7

No3 - 10mg

GH - 9

No2 - 0

 

o problema deste nano é aquelas algas que se criam na bordas das folhas e sao pretas tenho tambem as de fio de cabelo pretas e tambem algumas de fio de cabelo verdes

 

comprei o flourish Exel alguem por favor me diga como se aplica aquilo que dizem que é bom

 

tenho tambem ja um drop cheker e acusa niveis de co2 elevados, no nano tenho co2 pressurisado

 

 

 

outro aquario maior

 

180L

filtro sunsun 1000L/h

calha 4x39 com moonlight mas so estao duas t5 ligadas (8h)

wavemaker 3000L/h

jagger termostato 200w

substrato + inerte

TPA 40% semanalmente

fertelizaçao é a mesma coisa que no nano apenas em quantidades maiores 8 ml macros , 4ml micros (alternadamente)

 

valores

 

PH - 6.2

GH - 5

KH - 7

No2 - 0

No3 - 10mg

Fosfatos - 0,2mg

amonia - 0

 

neste so tenho problemas com as algas pretas (petecas acho eu) aquelas que se formam em tufos algas BBA creio eu

 

tenho la um siamensis que as come e come mesmo mas tenho tantos pontinhos dessas algas a formaren-se no vidro que ate mete impressao e como se estao a formar e sao tao pequenas o siamensis nao as consegue comer.

 

o co2 tambem é pressurizado 3 bolhas se conseguir meter os niveis de co2 correcto no nano eu depois passo o drop cheker para o grande mas de momento so tenho um

 

bem gostaria que me ajudassem o grande nao é muito preocupante mas o nano ja esta bastante afectado

lembrem-se se o florish exel ajuda..... disseram que sim mas uns dizem pa desligar os filtros e aplicar outros nao e estou baralhado....

 

fico a aguardar as vossas sugestoes pa resoluçao do meu problema e po problema de muitos mais como eu os "nabitos" portanto............

Editado por BMSG82
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excel ajuda.

 

Eu fiz um regime de 3x a dose recomendada durante 2 semanas (o meu tratamento só acaba no domingo que vem). Ao fim de 48 horas de tratamento, as algas staghorn (e também as BBA) começam a ficar cor de rosa. Passado uma semana ficam brancas (mortas). Depois desaparecem (ou os habitantes comem que os meus ancistrus adoraram o petisco de staghorn morta).

 

No entanto, isso não te resolve o problema de raíz. O CO2 deve ser constante. Não interessa se injetas 5 bolhas por segundo num dia mas no outro não ligas ou se injetas durante 5 horas num dia, 10 horas no dia a seguir e 2 horas no dia ainda a seguir. Pelo que lí, não é apenas a falta de CO2 mas também as flutuações que fazem aparecer a BBA.

 

Boa Sorte

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola tony

 

na embalagem de exel diz para colocar 5ml por cada 40L entao no nano de 18 L devo colocar esses mesmo 5ml que ja dobra o recomnedado.

 

quanto ao co2 baixei um pouco para ver se ia aos niveis ideias coisa que o drop cheker nao diz mas nao reduzi assim drasticamente foi so um poukinho

 

mas se for do co2 quando montei o nano o co2 teve sempre o mesmo nunca alterei apenas desligava a noite e ligava durante o dia e apareceram-me essas algas na mesma.

 

eu sei que a filtraçao nao é das melhores e pa piorar a lã filtrante ja ta meia saturada.

 

o problema é que as materias filtrantes estao nuns "quadrados" selados e nao da para substituir so comprando isso novo na loja. muito certamente quem fez esse filtro ja pensou nixo para depois a malta comprar esses "cestinhos" e eu ate tenho la um saco dessa lã filtrante mas nao sei se posso meter assim la pa dentro do filtro. a curto prazo tenho que pensar em arranjar um filtro melhor para ali tou so a espera que o meu primo abra a loja....... mas isto sou eu a desconfiar do filtro porque agora ate me dou ao trabalho de fertelizar todos os dias para as plantas terem sempre algo para "comer" mas nao sei o k se esta a passar ali.........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hu?

 

Na embalagem diz 5ml para cada 200l em utilização normal. Utilização inicia ou grande TPA é que é 5ml por 40L

 

Para um de 18 litros, o que fazes é 2,5ml do primeiro dia (seguindo as instruções, também não queres matar a fauna) seguida de 1,5ml todos os dias (dose normal serial 0.5ml). Se metes nesse aqua 5ml és capaz de fritar qualquer coisa.

 

Em relação ao problema de fundo, o que sempre li foi "CO2 insuficiente ou instável e possível má circulação). Ora no meu caso, a staghorn apareceu uns dias depois de eu ter removido um wavemaker do meu aquário que me fez perder muita circulação. Assumi que fosse esse o motivo.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por isso é que estas coisas acho que nunca se vao entender pois eu foi o contrario desde que meti o wavemaker é que notei as algas petecas pelo menos começaram a aparecer nos vidros va-se la a entender...

 

entao se no pekeno é 2.5ml o primeiro dia e depois 1,5ml os dias seguintes no grande deduzo que seje 10ml o primeiro dia e depois 5ml os restantes dias.

 

e faço isso uma semana? duas? ou ate desaparecer tudo?

 

e os valores achas que estao dentro dos parametros normais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

valores parecem-me bem. Os nitratos podiam estar mais altos e caso te comecem a aparecer GSA, aumentas os fosfatos. O tratamento recomendado é duas semanas.

 

No grande, não sei... que litragem tem aquilo?

 

Abraços

 

TOny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem 180L grande como quem diz...... há muito maior

 

aumentar os fosfatos deduzo que seja aumentar um poco mais a doze dos macro notrientes né?

 

disseram-me que posso aplicar o exel directamente nas folhas das plantas desligando o filtro mas se a dose é de 2.5ml numa seringa nao da pa deitar nas plantas todas e estas estao quase todas infestadas umas mais outras menos......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vais deitando.. não tem que ser em todas ao mesmo tempo.

 

Quanto ao aqua grande... 22,5ml no primeiro dia, 15ml nos dias seguintes...

 

claro que isso é 3 x a dose recomendada... se tiveres fauna muito sensível, não metes tanto.

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

acho que aquilo esta a resultar hoje de manha levantei-me e pareceu-me ver as algas a esbranquiçar ou entao foi de ter visto antes de lavar a cara lol.

quando sair do trabalho ja vejo melhor

 

mas continuo a fertelizar correcto?

 

amanha é sabado e é dia de TPA nos aquarios mas este nano como ando em tratamento a deitar o Exel posso fazer o TPA normal ou nao? ou sera que ao adicionar água nova o exel perde a força?

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas TonyCh

 

olha la aquilo ta a resultar e ao mesmo tempo nao esta. ja me tou a passar com as put.. das algas fonix.......

 

aplico o exel la passam de pretas a vermelhas depois brancas e desaparecem mas aparecem sempre algas novas e acho que ja aparecerem no mesmo sitio onde elas morreram ou seja assim nao estou a adiantar nada qualquer dia passo-me da cabeça e enfio um garrafao de lexivia la pa dentro. tinha os dois aquarios tao bonitos e agora lixou-se.

 

isso de algas tem muito que se lhe diga mas os valores dos testes aparentemente estao bem.

 

no pequeno sao essas algas de fios pretos no grande as algas petecas (tufos pretos) o siamensis la as começou a comer mas agora virou as costas aquilo sempre que deito de comer pa peixarada o gajo vai sempre, la enche a barriga e depois manda-me comer as algas a mim

 

tou feito com isto...............

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho 8 horas mas ja fiz isso em outras algas e nunca resultou inclusive o apagao de 3 dias

 

o pa nao sei o que pense a unica coisa que sei que ta mal é o filtro que sei que nao é grande coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apagão penso que só resolve BGA.

 

Se houver acumulação de detritos, a staghorn/BBA também pode aparecer. É referido várias vezes a má qualidade da água/pouca circulação.

 

Abraços

 

TOny

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu bem sei que tenho que comprar um filtro melhor mas nem sei qual ainda nao pesquisei isso. o aqua tambem é tao pequeno que nem todos os filtros dao para a li.

 

e trocas de agua mais constantes sera que ajuda?

eu continu-o a fertelizar mas disseram-me que deve ser assim a maior parte do erro do aquariofilista é quando tem algas deixa de fertelizar pelo menos foi o k me disseram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca deixei de fertilizar. Tens razão ê um erro comum pois as plantas ressentem-se e as algas atacam ainda mais.

 

Baixa o período para 6 horas durante duas ou três semanas.

 

As folhas mais afectadas devem ser removidas que ficam com marcas permanentes.

 

A questão das tpa's é a tal história... Se fazes tpa, crias flutuações de co2, se não fazes a água vai acumulando os nutrientes que não forem gastos o que acaba por baixar a qualidade e voltamos as algas... Pessoalmente faço uma vez por semana 50% independentemente do estado do aquário. A maior parte da staghon morreu ao fim de duas semanas. Tenho uns restinhos mas se não se desenvolverem, não me preocupo.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.