Recommended Posts

ola malta

 

aquario 180L Plantado

 

calha 4x39w com moonlight (apenas estao duas lampadas a funcionar)

 

filtro sun sun 1000L/h

 

co2 Pressurizado

 

Fertelizaçao TPN+ 30mmll Por semana

 

TPA 40% semanal

 

 

vou fazer uma encomendazita á pet4you vi la uns preços geitosos

 

para ja vou encomendar 1 wavemaker porque tenho algas petecas e acho que tenho pouca circulaçao no aquario

 

depois vou encomendar o TPN+ que o que tenho em casa ja esta a acabar

 

vou encomendar tambem florish exel porque a malta diz que é bom para as algas

 

agora a minha pergunta....... devez enquando aparecem-me umas folhas amareladas das 2 uma ou têm falta de ferro ou é por estarem debaixo das outras plantas e apanham pouca luz.

 

como vou fazer a encomenda aproveitava para comprar mais uns complementos para as plantas para alem do TPN+.

 

ó quÊ que aconcelham ou melhor quais sao os elementos mesmo essenciais das plantas (ferro potassio carbono....) vai ser tipo uma "guloseima" entendem visto que o TPN+ tem tudo.

 

estava so com ideias de comprar o ferro por causa das folhas amareladas mas podia comprar tipo mais um que fosse essensial.

 

aguardo sugestoes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ois,

 

A minha experiência com o TPN+, diz-me que funciona bem como fertilizante de micros, tens que acrescentar os macros à mesma e mesmo nos micros aumentar um pouco a dose recomendada. Claro que cada áqua é único e o que para mim é verdade pode não ser no teu caso.

 

As BBA's livrei-me delas desligando os filtros e injectando com uma seringa os tufos delas com glutaraldeído, no meu caso usei o easy carbo.

 

1 ml para cada 40 l e filtros desligados durante 5 minutos. Ao fim de uns dias passaram à cor avermelhada e desapareceram.

 

As caridindas multidentada também sã óptimas a remover isso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola ferreira apesar de o TPN+ ter micros e macros e se dizes que esse fertelizante tem mais micros entao quais sao os macros para comprar so esses e adicionar mais um bocadinho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

No meu caso, acrescentei fosfatos, potássio, azoto e ferro e dupliquei a dose de TPN+ recomendada. Também uso 2 ml de Easy Carbo, o meu áqua é de 90 litros.

 

O teste de Fe dava zero e via as plantas amareladas e bastantes green spots.

 

Agora tenho plantas bem saudáveis e sem algas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Se usares fertilizantes de marca fica caro, eu fui para os pós...

 

Vê aqui: http://www.plantedtanks.co.uk/dry-salts-134-c.asp

 

Também podes comprar em PT, na Vitrilab.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a minha experiencia com o TPN+ também é que depois ficam a faltar Macros, é um bom fert mas penso que ficam a faltar algumas coisas...

 

Um destes dias também tenho de me dedicar aos pós (brancaman andas por ai?)

 

LOL

 

Peddro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao olha lá eu de fertelizantes e esses testes todos que ha de no3 e no2 e por ai a fora nunca percebi muito disso

 

entao e se eu comprasse um fertelizante so de macros e outro fertelizante que so tivesse micros? sera que completava tudo?

 

era pa nao andar a comprar os fraskinhos todos que provavelmente sai mais caro.....

 

tambem ja nao entendo falam do TPN+ que tem tudo e afinal parece que faltam la umas coisinhas......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

 

O TPN+ tem tudo, acho é que os macros e o Fe são em pouca quantidade e é necessário complementar.

 

Eu actualmente só uso pós, mesmo os micros são em pó e parecem-me bem mais potentes do que os da Tropica.

 

Estou a usar assim:

 

semttulorkx.jpg

Podes ler sobre o assunto aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/PMDD.htm

 

Aqui podes ver as comparações dos fertilizantes: http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm

 

Nota que nas comparações os micros da TNC (os que eu uso) são muito semelhantes aos da Tropica, mas apenas foram usadas 3 gramas, eu uso 10, logo o equivalente a 3 doses do TPN.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ferreira

 

 

voces ja sao mais "batidos" nisso do que eu e pouco entendo do que vi e li depois é preciso medir a dose disto e daquilo e torna-se mais complicado.

 

para ja, e para nao fazer asneira acho que era melhor arranjar um fertelizante que so tivesse os macro nutrientes e como o TPN+ tem mais micros acho que fazia ela por ela mas opinem os entendidos que eu nao sou la muito bom professor nisto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

arranja os pós, faz as mistelas e toca a andar. No meu tópico, nas últimas páginas, falo disso. Também falo disso exaustivamente no tópico do jpospr (aquário de 540lts, está a partir da página 11 acho, vê que descobres logo).

 

Depois de muitas contas e muita especulação acabei com a seguinte fórmula (que julgo certa para o meu aquário, poderão ser necessárias variações para outros como mais magnésio ou mais nitratos)- A fórmula é para ser usada num aquário de 60L, 3 x por semana em Macros e 3x por semana em micros (dias alternados). Sábado é descanso:

 

fertilizacao-001.png

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao se para 60l se utiliza essas medidas deduzo que para o meu aqua de 180L se utilize 3x essa dose correcto?

entao e onde ha á venda esses pós?

sai mais barato?

isso mistura-se com água ou deita-se o pó no aquae ele lá se dissolve?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, para um aqua de 180l seria o triplo da dose (a mistela é igual mas em vez de colocares 5ml, colocas 15ml). A minha fórmula baseia-se na permissa de que a fauna fornece 25% dos nitratos (o que é a média num aquário com lotação máxima - vai confirmar no aquaadvisor qual a tua lotação).

 

Os pós, como já foi referido, podes comprar na vitrilab (portugal), plantedtank.co.uk ou fluidsensoronline.com sai muito mais barato que fertlizantes comerciais.

 

Podes fazer a mistura ou deitar os pós diretamente. Prefiro fazer a mistura que é aparentemente mais científico do que meter colheres de pó (apesar do resultado final ser o mesmo :) )

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes a todos.

 

 

olhem la disseram-me que o GH ou KH naos sei bem mas tem a ver com a dureza da água, tem que estar a 7 ou 8 (por ai) para as plantas conseguirem consumir co2 é verdade?

 

posso desde ja ser muito serio com voces eu sei que estamos todos aqui para ajudar uns aos outros e compartilhar cada experiencia que cada um tem.

 

Isto porque ando com problemas de algas e como ainda nao encaixei muito bem isso tou prestes a desistir de aquarios porque ja chego ao ponto de me chatear com a Maria por causa destas coisas.

 

nao vou mencionar nomes apenas digo que tenho algumas pessoas que trabalharam e algumas actualmente trabalham em lojas de aquariofilia inclusive na aquaplante de lisboa.

 

nao vou julgar ninguem nem tao pouco quero a estar a ser chato isto porque uns dizem uma coisa e outros dizem outra.

 

Para começar utilizo o fertelizante TPN+ aqui a malta diz que normalmente se ferteliza o dobro do recomendado, as tais pessoas dizem que eu sou maluco que a doze que vêm recomendada é testada em aquarios Lotados de plantas.

 

Outros dizem que esse fertelizante acaba por ser fraco e o fertelizante em pó que se vende na vitrilab é que é bom, eles (pessoal que trabalha nas lojas) dizem que o TPN+ é suficiente...... ENFIM JA NAO ENTENDO NADA.

 

há mais..... ja varias pessoas me disseram que as algas (algumas) aparecem por excesso de nutrientes aqui diz-se que é por falta.....

 

Normalmente manda-se aumentar o co2 para estimular as plantas a consumirem mais correcto? mas consumir o quê se há falta de nutrientes e nao excesso? sera que nao tem logica se as plantas consomem mais têm que ter notrientes para consumir...

 

tambem me disseram que trocas de 40% semanais que é o que eu faço é demais no meu aqua de 180L assim retiramos todos os nutrientes da água, e sera que nao é com razao? as trocas de água fazem o k? um reset nao é? sera que isso nao evidencia retirar os nutrientes da água? entao deduzo que quando se tem algas a malta manda fazer trocas de água mais regulares para retirar os nutrientes logo so se tira uma coisa quando esta existe enfim é um par de questoes que nao consigo compreender.....

 

eu sei que ta confuso mas é o desespero a falar mais alto eu sei que todos os membros todos tentam ajudar mas ouço de um lado e ouço do outro e acabo por nao perceber mais nada disto dai esteje a preponderar desistir disto

 

a unica coisa boa que me disseram é que os camaroes amano sao optimos a comer algas é o que vou tentar.....

 

desculpem e nao me levem a mal a minha "furia" mas ja nem sei o que acreditar se essa merd... das algas aparecem por falta ou por excesso de nutrientes

 

abraços a todos e mais uma vez desculpem la nao é por mal....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigo!

tudo o que te dizem é verdade

podem aparecer por carencia de nutrientes mas tambem podem aparecer por excesso de nutrientes na coluna de agua.

o problema nao esta nos fertilizantes mas na falta de equilibrio entre tudo (fertilezantes ,luz wts,luz tempo,agua gh(dureza),no3(poluiçao da agua) )

tens de tentar um equilibrio entre todos os parametros pois cada aquario é um micro sistema diferente ou seja o que resulta para uns pode nao resultar para outros.

se por exemplo alguns têm de aumentar ao co2 porque têm algas e resulta é porque o que as plantas estavam a receber era muita luz e pouco alimento e assim aparecem as algas mas outros se aumentarem ao co2 mas nao tiverem luz para as plantas responderem as algas aparecem na mesma pois existe muito co2 e as plantas como nao têm luz suficiente nao consomem o co2 e as algas aparecem .

 

o mesmo se passa com as temperaturas ,o nivel de oxigenio na agua ,e os niveis que a agua apresenta pois posso te dizer que já tive casos em que o consumo de nutrientes era tao alto que se tinha de meter na agua nitritos em pó para elas consumirem. e sem existir tpa´s pois elas consumiam tudo e nao chegava. mas como te disse cada caso é um caso e só tu podes resolver isso .

por experiencia digo-te examina o aquario exaustivamente duas vezes por dia durante uma semana até conseguires perceberes exatamente o que tens em maos e assim já conseguiras chegar a uma conclusao de que é que ele precisa mesmo.

 

 

abraços

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Concentra-te nas plantas e ignora as algas. Plantas saudáveis a crescer forte e feio e as algas desaparecem por si só. As algas devem ser vistas como um barómetro da flora. Se está tudo bem, não aparecem. Se não, cada tipo de alga assinala a deficiência existente."

 

Melhor conselho que já me deram :)

 

Abraços

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah, esqueci-me

 

Quanto à dureza GH ser 7 ou 8... depende das plantas mas no fundo o que estamos a dizer é que é preciso água que contenha cálcio, magnésio e outros carbonatos. Se não tiveres nada disso na água (leia-se água destilada) as plantas não vão consumir nem CO2 nem outra coisa qualquer pois lhe faltam nutrientes (tanto quanto li, elas utilizam 17 nutrientes. Alguns faltarem não é grave mas a maioria tem impacto negativo se não houver em quantidades suficientes... Alias, a injeção de CO2 faz subir o KH (não necessariamente o GH). Se a tua água é pobre em minerais, junta um pouco de magnésio à tua fertilização e o GH sobre naturalmente.

 

Tenho um GH de 6 e um KH de 5 e não me posso queixar.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oh malta eu ate me concentro ate de mais nao faço mais nada senao aquario aquario aquario.....

 

mas é dificil resolver uma coisa que nao entendo

 

a melhor soluçao no meu ver é comprar 2 ou 3 testes que me fazem falta fosfatos ferro e talvez amonia os outros tenho no3 no2 gh kh e vou colocar aqui tudo "escarrapaxado" para ver se voces descobrem porque eu ja nao dou com aquilo tambem vou comprar o Exel que dizem k é bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas qual a dúvida? "Encharca" as plantas de nutrientes, muita luz, muito CO2, muita circulação no aquário e pronto? :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol a luz ja me disseram que nao convem ter as lampadas todas ligadas senao dava 156w é melhor crescer devagarinho mas vou fazer a encomenda dos testes ja agora porque so assim vos posso dizer o k esta mal

 

compro o teste de fosfatos e mais? qual serao os mais importantes lembrando que ja tenho os de No3 No2 GH KH.......... amonia talvez?.......

 

vou comprar tambem o EXEl para as algas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens 153w para 180l? Não acho demais (dependendo das plantas claro). Reduz o período em vez da luminosidade. Eu tinha 48w para 60l brutos, agora tenho leds (30w - 4500 lumens) que é bem superior e faço um ciclo diário em que tenho 4 horas de luz intensa e um nascer e por do sol de 1.5h cada e as plantas crescem bem. Se tiveres pouca luz, o metabolismo é mais lento e o consumo de nutrientes diminui.

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem tinha assim 2 acendiam de manha a tarde acendiam as outras 2 e depois á noite o contrario mas disseram-me que era melhor nao porque ou se utiliza os fertelizantes adequadamente para luz forte ou entao ha sempre a facilidade de apareceram algas caso a dosagem nao seja correcta claro.

 

ora se eu com pouca luz ainda assim aparecem algas quanto mais com as 4

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois convém controlar as algas primeiro e depois aumentar a luz (que tem que ser acompanhada com mais nutrientes senão depois esgota um, as plantas param e as algas la aparecem outra vez)

 

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.