Novo aquário


Bifes Sousa

Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Ofereceram-me um aquário já montado e em funcionamento há já vários meses cujo o setup é o seguinte:

 

Medidas: 60 cm Comprimento * 30 cm Altura * 30 cm Largura

Termómetro Boyu

Filtro interno 4W, 280 L/h

Aquecedor Boyu 75 W

1 Tronco

3 Tufos de musgo de java - 2 entrelaçados num tronco e amarrados com fio e um numa pedra.

1 cabomba caroliniana mas que parece em mau estado.

3 cm de Areão e 2 cm de substrato

 

Deixo o link de um vídeo para verem melhor o aspecto geral do aquario:

 

 

Quanto à fauna:

 

2 Guppy Macho e 1 Fêmea

3 néons

3 Corydoras Paleatus

3 corydoras aeneus, um deles albino

3 danio rerio

1 pleco ou ancistru, não consigo distinguir

 

Agora é o seguinte:

 

Queria tornar isto num ambiente o melhor possível para as corydoras e para os guppys que são os peixes que quero manter e vou oferecer os restantes.

 

Que acham que posso melhorar?

 

Mais plantas? Melhores acessórios? Os que já tenho são adequados?

 

Agradeço a vossa opinião.

 

Cumprimentos.

Editado por Bifes Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas, bem vindo ao forum.

 

A nível de equipamento não estás mal servido, só te esqueceste de dizer que lâmpadas usas (tipo e numero de w), uma vez que isso é muito importante para o crescimento das plantas.

 

Se quiseres podes colocar mais plantas naturais (recomendo algumas de fácil manutenção para já) e em relação à peixada:

 

1 - Se vais dar os restantes peixes começa por fazê-lo.

2 - os guppy devem ser mantidos num ratio de 3 femeas para 1 macho, toca a comprar 5 femeas ou da 1 macho também e compra só 2.

3 - as coridoras também são peixes de cardume, mas como as tens em grupos de 3 ou mantens assim ou poes todas da mesma espécie.

 

Mede os parametros à água para termos noção de como ela está (pH, NO2, NO3, etc)

 

abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Antes de mais obrigado pela resposta.

Os testes ainda não tenho mas devo comprar pH, GH, KH, NO2 e NO3 ou são necessários mais?

 

Quanto a plantas: ECHINODORUS BARTII, BACOPA AMPLEXICAULIS e EUSTRALIS STELLATA são uma boa aposta?

A iluminação já estava incluída na tampa do aquário e pelo que consigo ler, tem 15 W e um tom meio rosado :roflroll2:

 

Cumps

Editado por Bifes Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nao percebo muito de plantas mas devias comprar uma lampadas azuis flurcentes pois realça a cor de todos os peixes

se já deste todos os peixes ok,mas aconselhava te a manteres os neons para teres um aqua mais vivo e cheio de cor.

ps:disse isto porque as coridoras sao peixes de fundo e passam muito despercebidas

as lampadas florescentes dao maior efeito brilhante aos neons

espero que isto te ajude biggrin.png' alt=':biggn:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a alterar algumas coisas no aquário e ficou assim:

 

2z72ws6.jpg

 

 

 

 

Notei que o musgo de java está com uns fios, suponho que serão algas. Como posso combater isto de forma a não prejudicar os peixes?

Eu tenho um SAE, um pleco e 10 red cherrys, será que eles dão conta das algas?

Tenho um produto que é o sera algovec mas nunca o usei. Será que devo usar?

 

Acrescentei outra lâmpada com 18 W, que perfaz o total de 33W, ligado 10h dias.

 

Fico a aguardar os vossos conselhos.

 

Cumps

Editado por Bifes Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, vamos lá por pontos :P :

 

1 - não podes ter um pleco nesse aquario! Sabes quais são os tamanhos que atingem em adultos?

 

2 - Não importa absolutamente nada a luz ser fluorescente ou não e quanto à luz a coisa com que menos me preocupa é se os neons ficam mais vistosos. O que importa na iluminação é, antes de tudo, que tipo de plantas tens e tens de te guiar por aí. E depois, o que importa é o tipo de lampada, os watt e os kelvin.

 

no teu caso ainda não sei que tipo de lampada tens (T8? T5? PL?) nem de quantos kelvins são. Para um plantado as lampadas devem ter ente 6500 e 10000 k.

 

Evita usar produtos contra as algas por uma razão: estás a inserir quimicos na água e não estás a resolver a fonte do problema. Sabes porque surgem as algas?

 

(usa a pesquisa aqui no forum e eu completo no que estiver a faltar)

 

 

Quanto ao layout é o teu gosto que conta, nada mais. No meu caso a ideia nos meus aquários é ser tudo o mais natural possível, ou seja, nada de pontes, ânforas, ou pedras de cor e intrumentos o mais escondidos possivel. Mas isso são gostos e nada mais.

 

Sugiro que, por diversão e aprendizagem, passes na área dos comunitários e vejas os setups de vários aquas e os resultados finais. Vais ver que ganhas ideias e novo gosto no "aquascaping"

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela resposta:

 

1- Pois, sei que ficam enormes. Para já vou mantê-lo e se puder depois optar por um aquario maior fico com ele, senão dou-o.

2 - A iluminação, uma das lâmpadas já vinha incluída na tampa do aquário e é da marca Sylvania e é de 15W - T8. Quanto aos kelvins, nada diz :\. Tenho também uma lâmpada exteriorque é uma PL 18 W de 6400k.

3 - Quanto às algas. Será por causa da iluminação em excesso? Faço TPA de 20% semanalmente, é suficiente? Quantos peixes devo ter neste aquario, sabendo que queria apenas ter corydoras e guppys e uma equipa de limpeza?

 

Quanto ao layout, quis fazer uma coisa engraçada que desse animação ao aquario, ao meu gosto. Mas o mesmo, não invalida que possa mudar para algo mais natural.

 

PS: As plantas que tenho são o musgo de java, musgo christmas, uma echinodorus e uma cabomba caroliniana.

Editado por Bifes Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que essa iluminação é suficiente para as plantas que tens ::D:

 

As algas aparecem por desiquilibrios na relação luz/CO2/macros/micros. Embora apareçam em todos os aquarios no inicio das montagens (regra geral) enquanto as plantas não arrebitam. No teu caso, como o aquário é recente, não entres em pânico com elas. Vê como evoluem e dependendo do tipo de algas até poderás saber qual a causa que as origina ;)

 

Procura topicos aqui no forum que falem sobre isso, há imensa informação

 

abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens que, mas podes se quiseres ::D: eu optava por uns otocinclus, sempre te vão limpando os vidros também ;)

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquário está ao teu gosto e isso é o mais importante, porém, estou como diz o Manik, é uma questão de passares na área de Fotos & Vídeos e veres os aquários do pessoal e tirares ideias de paisagismo, peixes, plantas, utensílios, etc.

 

De resto, já te disseram tudo. Tens de ver as quantidades dos guppys e talvez até dos neons, gostam de cardumes de no mínimo 5/6, as Corys também, mas se estabilizarem em 3 não há problema.

 

Abraço

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

 

De momento, no meu aquário tenho o seguinte:

 

2 Guppy Macho

6 Guppy femeas

6 corys Paleatus

5 Corys Aneus

1 SAE

2 Neons

7 ou 8 Red Cherrys

 

Quanto a plantas:

 

Musgo de java e Christmas

1 Echinodorus

1 Cabomba Caroliniana

1 Bacopa Amplexicaulis

1 Eustralis Stellata

 

Como os néons gostam de grupos, não sei se hei-de comprar mais ou oferecer estes dois, uma vez que como o aqua não deve ter mais de 50 L, vai ficar superpovoado :naughty: .

 

1zeauya.jpg

Editado por Bifes Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá conterrâneo, bela terra essa SMI.

 

Parabéns tens mostrado alguma evolução nesse aqua.

 

Não exageres muito no nº de peixes.

 

Onde costumas comprar os peixes e plantas?? Em s. Mamede não conheço nenhuma assim para o muito bom.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

@ Tiago Ferreirinha: era o fundo que ja vinha com o aquario. Nem me preocupei com ele, mas agora que tudo está +/- encaminhado, é um caso a pensar :)

 

@ Aqualtis : Desde já obrigado

 

Em S. Mamede apenas comprei 3 Guppys e 3 corydoras aeneus, na loja em frente à confeitaria Pekin e para já estão todos bem.

O resto comprei na Jardiland e ornimundo, menos os musgos e os red cherry que me ofereceram.

 

 

Acabei também de fazer os testes à agua:

 

PH - 8

GH - 6 gotas até a cor mudar em 5ml de água

KH - 5 gotas até a cor mudar em 5ml de água

NO2- 0 mg/l

NO3- 0 mg/l

 

Que acham dos resultados? A mim, que não percebo muito disto, parece-me que o PH está muito alto :\

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse pH para viviparos está uma maravilha ::D: lol só os neons é que precisariam de um pH menor, mas mais vale estarem assim do que os sujeitares a uma variação brusca no pH.

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem,

 

Para já tive mais uma baixa... Um néon. Há dois dias ficou com a boca sempre aberta e acabou por morrer hoje :\ O ph não é indicado para eles. Enfim.

 

Há momentos descobri isto no musgo Christmas:

 

wntd0.jpg

 

O que poderá ser? Estão dois Red Cherry perto deles e quando vi um coridora já estava a comer alguns..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente dos red, mas se nao os protegeres/tirares dai vao ser todos comidos ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais bem vindo a este mundo fantástico.

 

Penso que já te deram bons conselhos, e estás bem entregue.

 

Apenas uma questão manik, os nitratos não deviam estar diferentes de 0? Com tantos peixes não seria de expectar 10/20mg/l de nitratos?

 

 

Abraço

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais bem vindo a este mundo fantástico.

 

Penso que já te deram bons conselhos, e estás bem entregue.

 

Apenas uma questão manik, os nitratos não deviam estar diferentes de 0? Com tantos peixes não seria de expectar 10/20mg/l de nitratos?

 

 

Abraço

 

Obrigado por me lembrares disso, na verdade com tanto peixe é provável é que haja um pico de amónia no aqua (caso não tenhas um ciclo bem feito - ou seja - não haja bactérias nitrificantes suficientes para dar conta do excesso de amónia). Talvez tenha sido isso a causa da morte do neon.

 

Se puderes compra um teste de amónia e volta a realizar o dos nitritos e nitratos, fiquei curioso.

 

abraço

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, era aí exactamente que queria chegar.É estranho não haver nitratos, com tanta peixeirada.

 

Abraço

 

Ps. És da zona de Grijó Manik?

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, era aí exactamente que queria chegar.É estranho não haver nitratos, com tanta peixeirada.

 

Abraço

 

Ps. És da zona de Grijó Manik?

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.