Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Necessito de opiniões sobre o estado de saúde deste Dânio Zebra. Comprei-o sensívelmente em Fevereiro, e ele cresceu bastante em 2 meses. Esta semana reparei que ele tinha a espinha torta e que tem andado muito pelo fundo do aquário.

Ontem alimentou-se bem e continua activo, apenas um pouco isolado.

Em baixo podem encontrar uma fotografia do bicho.

Acham que pode ser tuberculose? Qual o procedimento a seguir neste caso? Estou bastante preocupado com este peixe, mas também tenho medo que me infecte os outros.

O meu aquário é de 100 litros, tenho um filtro interno de 1000l/h (já encomendei um externo, estou à espera que chegue), tenho um termostato de 200W regulado para 26º, e tenho algumas plantas.

Há uma semana morreu-me um ancistrus e ontem uma corydora. O Ancistrus estava muito magro, mas a corydora parecia-me normal.

A alimentação que dou é Sera Vipan, e uma vez por semana dou-lhes ervilha descascada.

De 3 em 3 dias dou também uma wafer de algas para os meus peixes de fundo, e faço TPAs semanais de 20L.

O PH está estável nos 7, e os nitritos, amónia e nitratos estão zerados (fiz TPAs de 2 em 2 dias na última semana por ter acrescentado um tronco que me sujou a água, mas já parei, daí os nitratos a zero).

20120414134124.jpg

"Forever is a promise"

Publicado:

Sim, só lhes dou a Sera Vipan, e esporadicamente ervilha descascada.

Eu noto que ele está mais magro que os restantes Dânio Zebra. A barriga está lisa, e acima da barbatana está curvada para dentro. Ele alimenta-se, ainda há pouco o vi a comer, mas o comportamento dele não é de peixe saudável. Está sempre isolado e na zona do fundo, mas sempre a nadar, não fica pousado.

"Forever is a promise"

Publicado:

São problemas gástricos derivados da alimentação reduzida, é o mais provável. Os peixes devem ter pelo menos 3 tipos de comida diferente para alternar. Nós nao seriamos muitos saudáveis se comêssemos toda a vida só e apenas arroz, pois nao?

Publicado:

Por muito que procure aprender, é complicado aprender tudo de uma vez. Tenho o aquário desde o fim de Janeiro, e na Jardliand (loja habitual até descobrir a mania dos peixes) só me diziam para dar a da Sera que era melhor. Já as pastilhas de fundo são iniciativa minha e foram conselho do Nuno da Mania dos Peixes, porque na Jardiland disseram-me para não dar nada.

O que sugeres que lhes dê, além dos flocos da sera, e que possa dar ainda hoje para tentar reabilitar o peixinho?

"Forever is a promise"

Publicado:

Não, mas tenho aqui a mercearia ao pé de casa e posso ir lá comprar. Como devo dar? Cozida?

"Forever is a promise"

Publicado:

Sim, fervida. E depois compra uns dois tipos de flocos ou granulado. Há mais da sera e a tetra e a jbl também são bons :)

Publicado:

Vou já tratar disso! Courgette fervida, e amanhã compro outro tipo de flocos.

Só uma pergunta, a tuberculose nos peixinhos é contagiosa entre eles?

"Forever is a promise"

Publicado:

Nao acredito que seja tuberculose, pelo menos nao observo lesões cutâneas. E nos danios zebra nao é facilmente transmissível pelo menos.

Publicado:

Comprei Sera FD Mixpur. Fui ao Bricor em Vila do Conde que tem secção de Aquarofília e só tinha comida da Sera ou daquelas marcas de treta.

Já fervi um pouco de courgette e eles ficaram malucos, mas esse Dânio Zebra manteve-se afastado enquanto os outros comiam. Mas quando meti a Sera FD Mixpur ele foi logo lá acima comer e vi-o a alimentar-se. :)

"Forever is a promise"

Publicado:

Infelizmente o peixe morreu. Hoje de manhã notei que ele estava debilitado, e pouco depois de os alimentar vi-o preso no filtro. Desliguei-o logo e fui a correr tirar de lá o bicho, mas já fui tarde de mais.

Este filtro interno é mesmo uma m****. É um Aquapor AQ1000 (vinha no kit do aquário - foi o primeiro que comprei, o próximo já não compro em kit!), e os peixes que estejam mais fracos, ou que sejam curiosos e vão meter o nariz onde não são chamados, são sugados por uma zona que fica destapada, perto do botão onde se regula o caudal. Já meti lã de vidro para tentar tapar aquela zona, mas mesmo assim já tive 3 baixas por causa do filtro. Primeiro um neon, depois um escalar, e agora o Dânio. O filtro é mesmo de fraca qualidade.

Já encomendei um externo, não vejo a hora de o ver a chegar...

"Forever is a promise"