Ajuda com troncos


amns.24

Recommended Posts

Ola

Vou fazer uma nova montagem , desta vez quero fazer um aquario especialmente para discus.

O aquario tem 120x20x50 , vou o manter muito simples só com uma fina camada de areia umas 4 ou 5 palntas de facil manutençao e um tronco.

A minha maior duvida é com o tronco , andei a ver e nas lojas sao muito caros , e como eu sou de uma zona floorestal arranjo muitos troncos facilmente.

A minha questao é , posso ir ao monte ou ao rio buscar um tronco e meter no aquario? o que tenho que fazer para o tratar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Atenção que muitos dos troncos nao são aconselhados para os aquarios, como os resinosos.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Ao ler a tua descrição do aquário fiquei preocupado com as dimensões do mesmo. Os mais entendidos que me corrijam se estiver errado, mas 20cm (120x20x50) não é claramente insuficiente para Discus?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que os de videira serão os melhores para arranjares. Limpa-os, mete-os ao teu gosto, lixa o tronco com uma lixa para ficar impecável. Depois podes ferve-lo. Atenção, senão escolheres videira, não coloques um que venha de uma árvore que produza resina.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vivas

 

Quanto aos troncos -> NADA DE TRONCOS RESINOSOS e a minha sugestão pessoal é que não uses troncos da natureza. Há alguns mais seguros do que outros (como o da videira) mas há sempre a probabilidade de introduzires no aqua agentes que te estraguem tudo. Nas lojas da especialidade arranjas troncos bem porreiros por preços até 20€, achas que vale o risco de matares dezenas ou centenas de euros em discus?

 

Caso tenhas a certeza que o tronco é XPTO: ferve-o várias vezes e quando não estiver a ferver deixa-o em água de molho.

 

Quando ao aqua em si, usaste a formula cxlxa certo? Em termos de volume é possivel ter discus aí (cuidado com o numero, quantos estas a pensar por?) mas 20 cm de largura parece-me muito apertado para peixes que facilmente ultrapassam esse tamanho em comprimento...

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Ao ler a tua descrição do aquário fiquei preocupado com as dimensões do mesmo. Os mais entendidos que me corrijam se estiver errado, mas 20cm (120x20x50) não é claramente insuficiente para Discus?

 

Abraço

 

 

:drool3: :drool3:

 

Enganei me a escrever as medidas . é 120 x 40 x 50

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os troncos que podem ser utilizados nos aquários são:

 

Cerejeira

Videira

Carvalho

Azinheiro

Oliveira

Zambujeiro

Castanheiro

Sobreiro

 

 

Estas espécies são as que se encontram em portugal na natureza que for a uma loja da especialidade encontrará muitas outras espécies, que na minha opinião são mais vistosas, e ja tem um tratamento próprio para o meter dentro de água.

Se optar por apanha-lo da natureza, aconselho que o esfregue bem, como alguém já sugeriu que o lixe e o fervas, e o coloque durante umas semana, deve chegar, dentro de água para que o tronco absorva a agua e ganhe peso para não flutuar.

 

Abraços

Editado por Fábio.Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobreiro está na lista que o membro Fabio.Silva te postou ;)

 

 

Os troncos que podem ser utilizados nos aquários são:

 

Cerejeira

Videira

Carvalho

Azinheiro

Oliveira

Zambujeiro

Castanheiro

Sobreiro

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D eu sei (eu li ;D)

só queria confirmação pq numa loja disseram-me que não...por isso perguntei :D

 

Ah ok, tinha percebido a pergunta de outra forma... :)

 

Assim sendo fui googlar e penso que são capazes de ter razão na loja. O Sobreiro é resinoso...logo não é aconselhável.

Opinem ->

signfij.jpg<- Opinem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tirei esta lista de um site, ou acho que ofi aqui no forum, estive a ver o sobreiro e ainda não consegui informações para que consiga fundamentar essa citação de que o sobreiro é resinoso, tenho ideia que não.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ok, tinha percebido a pergunta de outra forma... :)

 

Assim sendo fui googlar e penso que são capazes de ter razão na loja. O Sobreiro é resinoso...logo não é aconselhável.

 

:D a confirmação de mais que um é sempre melhor...

fiquei com duvidas pq a oliveira e o zambujeiro são do mesmo filo (especie) se não me engano a diferença está num enxerto mas isso é para outro lado xD

tks pelo google :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.