discus no fundo de lado e com nevoa nos olhos


BMike

Recommended Posts

boas pessoal

 

venho aqui postar o que me aconteceu e está a acontecer no aquario para que possa servir de ajuda mais tarde para alguem.

 

é assim,no domingo sai de casa de manha e esqueci-me completamente de acender as luzes do aqua que de momento tenho o temporizador avariado,cheguei a casa só pelas 2 da manha e só na manha de segunda é que fui acender e alimentar os meus discus,tal é o meu espanto que passado um bom tempo de ter acendido a luz,eles continuavam no fundo e de lado.pensando que tivesse sido do tempo que ficaram sem luz e estivessem a dormir,fiquei a observa-los e começo a ve-los com nevoa nos olhos e o corpo com algum muco ou algo parecido,deitei comida e so apenas os discus juvenis foram comer.

continuando a observar e realmente os discus juvenis que sao 4 nao aparentavam nenhum sintoma,mas todos os adultos que sao 6 estavam deitados no fundo com nevoa nos olhos e o corpo com "muco",nem se mexiam do sitio que estavam.

vim logo fazer uma pesquisa rapida e a primeira coisa que li foi acidose.

de seguida fui fazer o teste do ph e nao é que estava em pelo menos nos 5.0,nao sei se estava mais acida porque a escala do teste que tenho vai dos 5.0 aos 10.0.

fiz uma tpa de +- 70% que durou praticamente todo o dia,para nao subir logo de repente o ph.

a noite,ainda estavam parados,mas ja nao estavam de lado e dois deles já foram comer.

penso que o problema tenha sido mesmo da baixa de ph.

amanha dou novidades de como se encontram.

 

agora o meu espanto e que me esta a fazer alguma confusao é:

 

a baixa de ph apenas ter afectado os discus adultos e os juvenis nao apresentarem nenhum dos sintomas.

os escalares e os ramirezi tambem estavam normais e a comer bem,apenas morreu-me ao longo do dia um botia palhaço que tambem estava deitado no fundo.

 

como é que o ph estava tao baixo?

 

precisei de fazer uma tpa de +- 50% e meti agua que estava em descanso com turfa já ha pelo menos 8 dias e nem sequer medi o ph(erro meu),entao nao tenho a certeza se baixou mais por outra razao qualquer,mas é provavel que já tenha ido para o aquario com ph muito baixo por causa da turfa.

 

infelizmente nos aprendemos com os nossos proprios erros...

 

cumprimentos

Editado por BMike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo muito estranho isso que aconteceu...

 

Sinceramente nao consigo encontrar resposta....

 

Nao acredito que tenha sido da luz...

Da água tambem acho improvavel.. o PH de 5.0 é realmente muito baixo.. é estranho!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A quanto estava a temperatura do aquário?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acho que a primeira coisa a fazeres é medir a agua de reposição.

pode ser a turfa que te baixe o ph para esses valores.

mas sinceramente nao me parece disso.

qual o setup do teu aquario , filtragem , substrato , rotinas limpeza etc.

fauna e flora.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

bem,hoje felizmente os discus já estao com melhor aspecto e já comem qualquer coisa,ainda ha 2 deles que estao um pouco mais debilitados,mas parece que estao a recuperar bem :naughty:

realmente devia ter medido o ph da agua que estava em repouso e nao o fiz,mas tambem já nao dá para fazer porque depois de ter feito essa tpa de 50% voltei a encher o deposito de agua com agua da torneira que sai com ph de +-7.5

quanto a temperatura anda sempre nos 28/29 graus.

eu penso que tenha sido a turfa a baixar tanto o ph porque ontem quando fiz a troca de agua para subir o ph do aqua,antes medi o ph da agua que estava em repouso com a dita turfa a apenas 3 dias e o ph já estava em 6.8.

o setup do aqua,por acaso recentemente alterei,meti akadama a volta como substrato e areia de silica misturada com areao preto no meio do aqua,tenho 1 filtro externo de 1000l/hora e 1 de 500l/hora e sempre com a mesma rotina de tpas de 25% 1 x por semana.

estamos a falar de um aqua de 300l e montado a coisa de 1 ano e 2 meses que tambem é a idade+- dos discus adultos.

de flora tenho uma echinodorus grande,1 lotus grande,3 valisnerias,3 anubias nana e uma outra que nao me recordo do nome.

decoraçoes apenas tenho umas rochas vulcanicas,nem troncos tenho.

o ph do aqua costuma rondar os 6.5 e com co2 caseiro.

 

mais uma razao para eu dizer que o ph desceu tanto por causa da turfa e foi para o aqua assim é que o co2 acabou mesmo no dia que fiz essa tpa de 50% e eu ainda nao tinha metido novo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse aquario tem demasiadas variações de ph pois sempre que fazes uma tpa lá vai uma variação de ph

Qual a diferença de ph da água do aquario para a nova que introduzes ?

Abraço

Pedro Medeiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse aquario tem demasiadas variações de ph pois sempre que fazes uma tpa lá vai uma variação de ph

Qual a diferença de ph da água do aquario para a nova que introduzes ?

boas

eu concordo plenamente com o que o pedro disse

essas oscilaçoes sao muito piores do que se mantivesses o aquario com o ph de 7.5 estavel.

e o mais importante nem é o ph mas sim a dureza da agua

como esta a dureza da agua no aquario e no reservatorio onde esta a repousar?

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando fazer uma TPA, o os parâmetros devem ser iguais aos que tens no aqua senão alteras os valores.... Fazes-me lembrar quando eu era maçarica na Aquariofilia dei cabo de uns quantos guppies, mollys etc... Usei um produto para baixar o ph e aquilo não baixava, e eu sempre a deitar, aquilo fez um ph de 6,8 e lá ficou, e eu fui sair o dia todo. Cheguei a casa os peixes estavam todos à superfíce com as barbatanas a desfazerem-se conclusão da história fiz a proeza de pôr um ph tão àcido que eles até "coitados" 5. qualquer coisa de ph o aqua estabilizou só passado algum tempo.

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois,mas é mesmo aí que voces se enganam.

eu tenho a turfa na agua em repouso mesmo para isso,para nao haver oscilaçoes de ph.

vamos lá ver se me faço entender.

a agua da rede sai com ph e dureza altos,a agua no aqua costuma estar com ph de 6.5 derivado ao co2 e mais mole,entao para nao haver essas oscilaçoes quando faço tpas,deixo a agua em repouso com turfa uns 5 dias e fica optima para fazer as tpas,o meu erro desta vez foi ter deixado a agua com a turfa uns 8 dias,daí o ph e dureza terem ficado muito baixos.

quimicos nunca usei e nao faço intençoes de usar.ate agora sempre resolvi os problemas geralmente com tpas,folhas de amendoeira,turfa,etc.

fiz uma vez um teste com esses quimicos para baixar o ph num cubo apenas com agua e o resultado foi pessimo,baixou logo o ph de 7.5 para 6.8 mas nesse mesmo dia ao fim da tarde já estava novamente a 7.5.

por isso eu axo que ninguem deve usar esses quimicos,resolve-se o problema com tpas,se nao for da torneira é de nascente ou garrafoes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas a tpa que fazes nao é de 70 ou 100%pois nao???????

entao a oscilaçao de ph nao poderia ser causada pela tpa como tu estas a dizer.

 

ja pensas-te que pode ter sido do co2 ter estado a deitar para o aquario e as luzes estarem apagadas?

nao sei se só tens o co2 a bombar quando as luzes estao acesas mas se é assim deve ter um relogio(certo?) que liga a uma certa hora e as luzes tambem mas como disseste que o relogio das luzes esta avariado e tu te esqueceste de as ligar manualmente ,o relogio do co2 ligou a mesma hora independentemente de as luzes estarem ligadas ou nao e provocou a acidose.

 

digo eu :fart004: :fart004: :fart004:

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao,as tpas nao sao de 70 nem 100%,mas como disse anteriormente naquele dia fiz uma tpa de 50% para sinfonar o fundo em condiçoes.

a rotina costuma ser tpas de 25% e até este dia sempre correu tudo bem.

quanto ao co2 como tambem já disse anteriormente tinha-me acabado nesse dia da tpa de 50% e ainda nao tinha voltado a meter no domingo(dia em que nao acendi a luz)

para mim foi mesmo da agua ter ficado com turfa mais 3 dias que o normal,mas como nao medi o ph nao tenho a certeza.

vou ver se consigo fazer esse teste para a semana que vem,deixo 8 dias em repouso com a turfa para medir o ph e dureza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao,as tpas nao sao de 70 nem 100%,mas como disse anteriormente naquele dia fiz uma tpa de 50% para sinfonar o fundo em condiçoes.

a rotina costuma ser tpas de 25% e até este dia sempre correu tudo bem.

quanto ao co2 como tambem já disse anteriormente tinha-me acabado nesse dia da tpa de 50% e ainda nao tinha voltado a meter no domingo(dia em que nao acendi a luz)

para mim foi mesmo da agua ter ficado com turfa mais 3 dias que o normal,mas como nao medi o ph nao tenho a certeza.

vou ver se consigo fazer esse teste para a semana que vem,deixo 8 dias em repouso com a turfa para medir o ph e dureza.

ok

faz isso

mesmo para tirar as duvidas aqui ao pessoal :naughty: :naughty: :naughty:

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumas avaliar o kH? Se estiver baixo então a água tem pouco ou nenhum poder tampão e é normal que ocorra acidez apenas por teres deixado uns dias com a turfa. Tens que ter isso em conta e ter o cuidado de avaliar os parâmetros da água quando fazes as tpa's.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois,claro que vou ter mais atençao a isso,até porque espero nunca mais ver um cenario igual ao que vi na segunda-feira.

bem,quando vi todos os discus adultos deitados no fundo uns por cima de outros sem se mexerem,fiquei em panico.

nao reagiam a nada,apenas sabia que estavam vivos porque respiravam.

foi uma cena mesmo triste,ma felizmente já estao a recuperar bem :naughty:

já comeram alguma papa caseira.

 

agora,nao consigo perceber como é que isso afectou apenas os discus adultos e nao afectou os juvenis.

pensei que os juvenis fossem mais sensiveis,mas parece que estou enganado.

afectou um botia palhaço juvenil,que infelizmente nao aguentou e morreu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais