Mudar o substrato


tixxa

Recommended Posts

Boa tarde

 

tenho substrato manado em metade do meu aqua no qual estao plantadas as plantas e noutra metade tenho silica, estava a pensar colocar humus de minhoca pois nao tenho substrato fertil e as plantas não estao muito bem,no entanto nao sei que outro substrato colocar em cima deste... Nao gosto muito da cor do manado, é que tenho um tronco grande e o aqua fica muito castanho se colocar o manado.

 

Queria um mais claro e nao queria gastar dinheiro. Será que posso pôr silica em cima do humus de minhoca ou não é muito aconselhável (por ser muito compacta? Ou areia da praia?

 

 

Alguem me pode dar ideias?

 

Obg

Patricia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei silica por cima de humus durante um ano sem problemas. Tens e que te certificar que tens uma boa altura de silica por cima para evitar que o humus entre em contacto com a agua. Mas atencao o humus e um substrato muito fertil mas tem alguns inconvenientes nomeadamente a agua amarelada nos primeiros tempos do aqua e algas durante o ciclo. Eu fazia tpa's todos os dias durante o ciclo e ao fim de umas semanas estabilizou. Depois disso foi uma maravilha,nao tinha algas e as plantas cresciam a um ritmo incrivel, fazia podas varias vezes por semana.e assim foi durante todo tempo que esteve a funcionar e nunca tive que adicionar mais nada.

Certifica-te apenas que lavas bem o humus aquilo tras muita porcaria.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

P.s nao uses areia da praia tem particulas de conchas misturadas que fazem subir o teu ph. Areia da praia so nos africanos.

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado!

Estive a pesquisar e face ao trabalho que dará e o gasto de agua e gás para lavar o humus não ficaria "mais barato" um sera floredepot ou um jbl ProFloraStart? Especialmente vendo que um balde ronda os 10eur...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja usei sera floradepot na minha primeira montagem de um plantado. A minha experiencia e que se queres meter isso mais vale poupares o dinheiro e nao meter nada o resultado e o mesmo. O jbl nunca usei. Se me tas a perguntar se vale a pena um bom substrato fertil em vez do humus? Sem duvida que vale mas um bom substrato fertil nao e barato. O humus e usado por quem nao quer ou nao pode gastar tanto na montagem de um aquario. Como alternativa barata nao conheco nem usei melhor. Nao uso hoje porque o meu orcamento hoje me da para mais e porque ainda nao achei a venda em inglaterra onde vivo actualmente.

Se queres um aquario vais sempre gastar agua em tpa's para o manter mas p valor e minimo. Gastar gas podes lavar com agua fria e se kizeres ferver eu nao o fiz so fazes uma vez.

E o humus nao sei quanto custa hoje mas ha 7 anos uma saca nem 3 euros me custou.

Nao acho que o floradepot seja mais barato e de certeza que os resultados nao sao melhores.

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E maior que com um substrato proprio sim. Pelo menos ate o aqua estabilizar. Com tpa's e se comecares com bastante plantes podes controlar isso. Sinceramente eu ja tive piores problemas com algas com substratos proprios do que com humus. O problema do humus para mim e mesmo a agua amarelada que tive no primeiro mes. Mas se nao abusares no humus podes evitar isso eu na altura que usei meti demais.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.