allen Publicado Fevereiro 25, 2005 Publicado Fevereiro 25, 2005 Boas, Na realidade, avo “emprestado” visto que a fêmea que me foi amavelmente cedida pelo nosso amigo Salgado já vinha com ovos na boca!!! O grande problema é que dos 7 filhotes que eu fui obrigado a fazer sair da boca da progenitora por estar preocupado pela saúde da mesma, 4 saíram disformes o que fez com que tivesse um sabor um pouco….”agridoce”… Alguém me sabe dizer se é normal isto acontecer? Os 3 saudáveis…. Os “torcidos”… Já agora...tenho um video com +/- 6Mb que gostaria de partilhar com o pessoal, sabem como o posso alojar? Já tentei colocalo numa homepage mas não consegui devido ao tamanho (penso eu)... Cumps [/u]
João Magalhães Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 Boas, Na verdade isso é normal acontecer quando o parteiro é fraco...isso foi a femea que os feriu no momento da tentativa forçada de os tirares para fora cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
allen Publicado: Fevereiro 25, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2005 Olá JoalMag, Será que foi assim tão certo de que o factor parteiro tenha tido toda responsabilidade do acontecido?... :cry: Tinha pensado na possibilidade de cruzamentos consanguíneos, o tempo excessivo na boca da fêmea (+ de 20 dias) associado ao seu pequeno tamanho (+/- 6cm) e outros…Não…? Cumps
João Magalhães Publicado: Fevereiro 25, 2005 Publicado: Fevereiro 25, 2005 Allen, não tenho a minima dúvida quanto a isso...os defeitos por vezes encontrados nos filhotes devidos a consanguinação ou outro tipo de defeitos normalmente não são visiveis quando nascem e se o são não têm esse aspecto. Esses alevins foram simplesmente esmagados nos dentes da mãe. Quanto ao tempo de incubação de 20 dias não tem nada a ver com a situação, quanto mais tempo eles estiverem na boca da mãe maiores eles saem e mais saudáveis são. Tenho fêmeas que andam um mês com os alevins na boca e não é por isso que os alevins não saem muito bem. Os partos forçados representam sempre um risco para os alevins ou mesmo para a mãe, não é uma operção fácil e nem sempre corre bem, e só deve ser feita em último caso, é sempre preferível providenciar um aquário para separar a fêmea e deixar que esta os largue quando achar que está preparada para o fazer. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
allen Publicado: Fevereiro 25, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2005 Joalmag, agora fiquei triste, porque o grande motivo que me levou a forçar o “parto” foi mesmo a questão “tempo de incubação”, pensava eu que já ia muito além do tempo normal e com isso corria o risco de perder a fêmea, de facto não tinha qualquer necessidade de o fazer visto que a fêmea se encontrava sozinha num aquário de 18L . Agora resta-me esperar por uma próxima e não me preocupar demasiado…Obrigado pelos esclarecimentos. Cumps
RCorreia Publicado: Fevereiro 26, 2005 Publicado: Fevereiro 26, 2005 Tambem sou da opinião que o problema foi durante o parto. Especialmente em peixes pequenos é preciso ter precisão quando se tira os alevins da boca da femea, uma boa ferramenta ajuda bastante, para não a deixar fechar a boca. Eu utilizo uma chave de fendas que tenha a largura da boca quando aberta, e utlizo um recipiente com agua do aquário, e faço toda a operação dentro de água, os alevins saiem quase todos de uma vez. cumps, Rui Correia Rui Correia
Paulo José - APC Publicado: Fevereiro 28, 2005 Publicado: Fevereiro 28, 2005 Olá O meu caro colega João magalhães vai-me perdoar mas não estou tão certo das deformações serem devido a manipulação. Em primeiro lugar uma manipulação que levasse a um angulo na espinha tão acentuado mataria quase de certeza o alevim. Por outro lado estas deformações são cada vez mais comuns em Mallawis sobretudo em Aulonocaras. Qual o genero e especie em causa? Abraços Paulo José
allen Publicado: Fevereiro 28, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2005 Boas, Pseudotropheus elongatus. Cumps
Recommended Posts