Gerardo Publicado Março 20, 2012 Publicado Março 20, 2012 Boas ppl, Já tenho aquário de agua doce a muitos anos e estou numa de me aventurar no salgado (estou a aguardar orçamentos e mais tarde irei colocar a lista do material para opiniões e concelhos) Contudo tenho só 2 questões!? 1-Mais ou menos em quanto devo contar com o aumento da conta da luz para um aqua de 150*50*60 com iluminação T5??? 2- manutenção semanal nas trocas de agua e afins??? Só para saber o quanto vou ter que engraxar a Maria he he he
Artur Jorge Alves Publicado: Março 20, 2012 Publicado: Março 20, 2012 (editado) Boas Gerardo, Antes de mais desejo boa sorte no projecto, aconselho-te a ler bastante sobre água salgada para evitar alguns dissabores e problemas futuros. Quanto a tua primeira questão, vai depender da quantidade de lampadas que vais utilizar ( a quantidade de luz deverá ser levada em conta conforme as especies que se pretende colocar no aquário) do tempo que permenacerão ligadas. Mas a grosso modo, podes fazer as contas (watts x horas ligadas x custo por watt) consegues prever os custos, de qualquer forma deverás levar em conta os outros equipamentos que irão ficar ligados 24 horas, tais como escumador, bombas de retorno, bombas de cirulação, aquecimento (e eventualmente refrigeração). Quanto a manutenção semanal, o que te posso dizer por experiencia prórpia é que se conseguires organizar a manutenção e manter a frequencia adequada, bem como parametros correctos no aquario, torna-se facil fazer a manutenção do aquario (vai depender tambem do projecto que irás fazer, se vais ter automatismos ou não!) o que pode ser mais dificil é as trocas parciais de agua o que implica ou a recolha de agua ou a elaboração da mesma, alem de condições para esvasiar a agua e voltar a repor. Espero poder ter esclarecido um pouco as tuas duvidas, mas certamente existem membros no forum com conhecimentos mais alargados que os meus! Cumps Editado Março 20, 2012 por Artur Jorge Alves
Gerardo Publicado: Março 21, 2012 Autor Publicado: Março 21, 2012 Obrigado... vou continuar na a sacar info.
Recommended Posts