Uma Aventura "Sulawesi"


Setany

Recommended Posts

Ora Boas a todos,

 

Depois de muito ler e de já ter uns Caridina Japonica num comunitário, há mais de um ano resolvi preparar um aquário que aqui tenho para uma nova aventura. Assim estava com a ideia de preparar tudo para receber uns Caridina dennerli neste aqua dedicado so para eles o qual gostava de ter a vossa opinião sobre a pesquisa que andei por ai a fazer.

 

Desde já peço desculpa por colocar estas imagens mas eram as únicas que encontrei que demonstram bem o habitat natural destes pequenos e que eu quero replicar da melhor forma possível.

Ainda não tenho nada montado mas já tenho maior parte do material.

 

Aqui vai o resumo da minha pesquisa.

 

Aquario: 45L aproximadamente

Filtro: Externo – Hydor Prime 10 (Com torneiras para controlar o fluxo e esponja na entrada de agua)

Iluminação: Natural

Substrato fértil: JBL Aquabasis plus

Substrato Inerte: Areia do mar (tratada), ou areão negro.

 

Tipo de Hardscape: Sulawesi

 

matano2.jpg

 

matano1.jpg

 

Flora: A Verificar de modo a ficar o mais identico ao original.

 

Fauna: Caridina dennerli (Cardinal Shrimp)

 

caridinadennerli.jpg

 

<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" style="width: 100%;" width="100%"> <tbody> <tr> <td style="width: 25%;">

Range Ph </td> <td style="width: 25%;">

7.2 – 8.4 </td> <td style="width: 25%;">

Ph Ideal </td> <td style="width: 25%;">

8.0 </td> </tr> <tr> <td style="width: 25%;">

Range Temperatura </td> <td style="width: 25%;">

25 – 29 ºC </td> <td style="width: 25%;">

Temperatura Ideal </td> <td style="width: 25%;">

26 ºC </td> </tr> <tr> <td style="width: 25%;">

Range dureza </td> <td style="width: 25%;">

3-10 dkh </td> <td style="width: 25%;">

Dureza Ideal </td> <td style="width: 25%;">

8 dkh </td> </tr> <tr> <td style="width: 25%;">

Tempo de Vida </td> <td style="width: 25%;">

2 – 3 anos </td> <td style="width: 25%;">

Tamanho </td> <td style="width: 25%;">

1,5 a 2,5 Cm </td> </tr> <tr> <td style="width: 25%;">

Período de Gestação </td> <td style="width: 25%;">

30 Dias </td> <td style="width: 25%;">

Dieta </td> <td style="width: 25%;">

Omnívoro </td> </tr> </tbody></table>

 

Fico então a aguardar as vossas dicas, correções e opiniões.

 

Desde já obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A menos que seja por questões estéticas, não me preocupava muito com o aspecto final do aquário, quer em termos de hardscape, quer em termos de flora.

 

Isto porque não deverás ir comprar camarões que tenham sido apanhados em estado selvagem (logo nunca estiveram nos lagos de onde são originários) e depois não é fácil conseguir arranjar flora endémica desses lagos em PT.

Para além disso, eles alimentam-se em boa parte de algas.M

eteres plantas é meteres algo que consome nutrientes. Nutrientes que precisas que criem algas.

 

Outra questão que parece mais ou menos consensual é que a maturação do aqua é indispensável para estes amiguinhos.

Um aqua bem estabilizado, com ph alto, muitos locais para eles se esnconderem e algas com fartura é meio caminho andado para as coisas correrem bem.

 

Tem também atenção à agua que metes nas TPAs. Deve ser igual à do aqua em tudo (ph, gh, temp, etc, etc)

 

Depois deves ainda pensar na alimentação que lhes vais dar. Eles são conhecidos por não pegarem em tudo...

Prepara-te para teres de experimentar várias comidas :)

 

Uma última sugestão, não metas tylomenias ao barulho.

Elas concorrem com os camarões pela comida...

 

E pronto. Acho que está tudo! Boa sorte!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Desde já obrigado pelo rapido reply.

 

Uma das coisas que me levou tambem a partir para esta ideia foi que a primeira vez que montei este aquario bem plantado, no local onde vai ficar agora este em 3 semanas ficou cheio de alguedo, pelo que em termos de algas acho que vou ficar bem. :)

 

Obrigado, tambem pelo aviso das TPAs.

As tylomenias aparecem apenas na imagem mas nao sao para colocar.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos de novo.

 

Fica aqui uma da primeira tentativa de leyout.

A ideia é ficar inclinado da direita para a esquerda.

Do lado direito vai levar o filtro e termostato.

 

22032012087.jpg

 

Que vos parece? Acho que a areia é um bocado fina mas a ver vamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com areia tão fina não vai ser fácil, por experiência própria a movimentação da água pelo filtro acaba por nivelar aos poucos. No meu andei muito tempo a mexer na areia quando fazia a tpa. Com camarões não vais poder fazer isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

parece-me bem ...

 

sim, com o tempo a areia vai ficar nivelada, os proprios camaroes reviram a areia á procura de comida.

 

apesar das imagens que mostras, a maioria das fotos que ja vi de lagos sulawesi, sao muito limitados em termos de plantas. sao mais frequentes os fundo rochosos e desprovidos de plantas.

 

os camaroes sao detrivoros, ou sejam comem quase tudo. nao propriamente omnivoros ...

 

mas sao bastante picuinhas com a comida. de 6 ou 7 tipos de comida , podem pegar so 1 ... ou nenhuma. se comprares os camaroes a um particular, pergunta o que comem. e depois vais experimentando outras coisas.

 

deixa o aqua ciclar bem e alem disso maturar. ao maturar vais permitir o aparecimento das algas, que sao importantes para esta especie.

 

eles sao extremamente timidos. deves ter rochas a fazer pequenas grutas, para eles se esconderem. muitas vezes vais olhar para o aqua e nao ver nenhum, mesmo que tenhas la uns 100 ...

 

apesar de ser uma camarao muito popular, nao é uma especie facil a longo prazo ... experiencia propria. sao poucos os membros deste forum que têm conseguido manter a especie.

 

ja agora ... ja viste isto ?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=143649

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Labutes (Conheço esse "nome" Setubal ao contrario), obrigado pelas dicas.

 

Eu tive a atenção de criar alguns locais de refugio e pensei que com as plantas conseguiria ter mais alguns (anubia nana por exp.).

O Local onde esta o aquario tem mesmo muita iluminação natural o que me leva a querer que vai mesmo ter muito potencial para criar algas.

 

Achas que devo colocar apenas pedras sem plantas e deixar as algas tratarem do resto?

 

Mais umas fotos para mostrar melhor o que fiz...

 

22032012087.jpg

21032012086.jpg

22032012088.jpg

22032012089.jpg

22032012092.jpg

22032012090.jpg

22032012091.jpg

 

Ainda tenho muita pedra que posso usar.

 

Que tal?

Editado por Setany
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

podes sempre colocar plantas. eu tenho mini pelia e uns musgos. mas muito pouco.

plantas mesmo ... nao tenho, mas é a minha opçao.

 

e essa areia por cima das pedras ... assim que puseres agua ... vai cair toda.

 

o aqua no geral parece-me muito bem.

 

:) 

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu sei que a areia vai cair! Coloquei por cima das pedras so para poder passar por entre as mesmas.

Assim ficam mais fixas.

 

Relativamente a iliminação, o que li é que ele até gostam bastante de luz. Este aqua vai ter apenas a luminaria de origem (8w), e muita luz natural.

Achas que é problemático?

 

Pensei foi em por umas pequenas vides por entre as pedras como se fossem raises.

 

A Agua já tenho maturada com PH entre os 7.2 e 7.5 que quero ver so coloco hoje. Mesmo assim estou a contar esperar o tempo que for preciso.

 

De inicio e para acelerar vou tambem usar alguma agua da TPA do meu outro aqua. Acho que assim em 4 ou 5 semanas e fico com o aqua estavel.

 

A ver vamos.

 

Mas primeiro tenho de montar o filtro em que a entrada e a saida da agua é toda Diy pois as peças de origem já estavam muito detriuradas.

 

E tratar das plantas. a mini pelia nao precisa de adição de Co2?

Editado por Setany
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora Boas a todos,

 

Hoje fui comprar mais uns testes para ter a certeza de que os parâmetros do aqua não estão fora do suposto.

Assim lá fui eu medir tudo todo contente e obtive os seguintes resultados,

 

PH: 7.6

NO2: 0

NH3: 0

GH: 213.6 ppm

KH: 12+ ou seja + de 214.8 ppm KH/GH

 

Os testes usados foram:

 

PH, NO2 e KH: API

GH: JBL

NH3: Nutrafin

 

Podem por favor ajudar-me a entender um pouco melhor a parte do GH e KH.

Pelo que consegui entender a minha agua é muito dura (ao ponto da agua salgada mas sem sal) será? ou estou a dizer uma barbaridade?

 

De momento tenho o seguinte setup:

 

Aqua com cerca de 40L

Substrato: JBL Aquabasis plus

Substrato inerte: Areia praia tratada.

Xistos.

 

Esta a ciclar à uma semana com metade de agua já vinda de outro aquario com 2 anos.

 

O que posso fazer para melhorar?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...