Duvidas com filtro


Recommended Posts

Bom dia malta..

 

Antes de mais quero pedir desculpa por andar aqui sempre a fazer perguntas, mas desde que tive problemas no aquário e morreram cerca de 4 peixes, prefiro perguntar antes de fazer asneiras.

 

Como disse, tive recentemente problemas no meu aquário, fungos acompanhados por nives de NO2 e NO3 demasiado elevados, falta de PO4 desiquilíbrio de CO2. Para tratar os fungos estou a usar MyCoupor da Sera..

 

1ª duvida:

 

Na embalagem do MyCoupor diz que depois devemos adicionar mensalmente metade da dose do tratamento.. isto é normal? não queria "intoxicar" os meus peixes com tantos químicos.. Talvez fazer isso durante 3 ou 4 meses para eliminar de vez os fungos.. mas mais que isso será bom?

 

2ª duvida:

 

Tava a pensar fazer umas alterações na filtragem da água... Neste momento tenho aquela Lã (penso ser de acrílico), e aquela cerâmica branca.. estava a pensar, depois do tratamento aos fungos, adicionar também Carvão Activado ao filtro.. Faço bem ou vou fazer asneiras?

 

3ª duvida:

 

As minhas plantas não são muito exigentes, mas gosto de as ver de boa saúde, o que não está a acontecer neste momento.. têm manchas escuras nas folhas (resultado da falta de PO4 e CO2).. estava a pensar podar as folhas "doentes" e depois do tratamento adicionar periodicamente aquelas pastilhas de CO2. será uma opção correcta? Como posso dar à àgua PO4?

 

 

Mais uma vez obrigado..

Fico a aguardar a vossa ajuda.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A 1.ª questão não sei bem responder por isso não vou falar daquilo que não sei.

 

Passaremos à 2.ª questão: O carbono activo é uma boa opção após o tratamento com medicação mas, DEPOIS DE 1 MÊS, fora com ele e mete mais cerâmica no lugar.

 

3.ª Questão, podes podar as folhas com má nutrição e usar um fertilizante todos os meses (TPN ou TPN+ da Tropica)

 

ATENÇÃO A ESSAS PASTILHAS Co2 da SERA!!

 

Tenho o Kit Co2 da sera para essas pastilhas, e só são para ser usadas com o kit e não sozinhas, pois dissolvem se rapidamente e o Co2 emitido em vez de ser inserido lentamente na agua é logo dissipado, ou seja, em vez de usufruires 100% da pastilha (100ml de Co2) tiras apenas partido de uns 10%.

 

Cumps ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Passaremos à 2.ª questão: O carbono activo é uma boa opção após o tratamento com medicação mas, DEPOIS DE 1 MÊS, fora com ele e mete mais cerâmica no lugar.

 

 

Obrigado pela tua resposta..

 

Deixa ver se percebi..

Uso o carvão ativado durante um mês e depois tiro fora e não volto a por novo?

 

 

Tenho o Kit Co2 da sera para essas pastilhas, e só são para ser usadas com o kit e não sozinhas, pois dissolvem se rapidamente e o Co2 emitido em vez de ser inserido lentamente na agua é logo dissipado, ou seja, em vez de usufruires 100% da pastilha (100ml de Co2) tiras apenas partido de uns 10%.

 

 

O que disses-te sobre o CO2, faz todo o sentido.. se calhar vou apostar mais no fertilizante do que no CO2. a minha areia é fertilizante e agora também comprei um fertilizante (semanal) liquido da JBL. Achas necessário mais alguma coisa?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto! O Carvão activo tiras após 1 mês pois tem "validade" desse tempo, um pouco mais, mas depois de um mês de utilização é melhor. Pois como absorve substâncias nocivas para peixes, tem um limite, após 1 mês começa a enviar essas substancias para a agua.

 

Este kit da SERA até nem é mau, como já tens as pastilhas... Eu acho simples e dá para esconder no meio de umas cabombas ou outra planta qualquer ;) Tens é que ter uma flauta ou uma boa mexida na superfície da água.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto! O Carvão activo tiras após 1 mês pois tem "validade" desse tempo, um pouco mais, mas depois de um mês de utilização é melhor. Pois como absorve substâncias nocivas para peixes, tem um limite, após 1 mês começa a enviar essas substancias para a agua.

 

Percebi :)

 

Este kit da SERA até nem é mau, como já tens as pastilhas... Eu acho simples e dá para esconder no meio de umas cabombas ou outra planta qualquer ;) Tens é que ter uma flauta ou uma boa mexida na superfície da água.

 

Eu ainda não tenho as pastilhas.. tava era a pensar em comprar para evitar aquelas trapalhadas todas das botijas de CO2 e solenoides..

Vou ver isso do kit da Sera..

Tens noção do preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Antes de mais, era mais fácil colocares o setup do teu aquário...

Quanto ao teres nitritos na água, não é normal, é porque o filtro não tá a funcionar bem, a não sintetizar os nitritos em nitratos... pode ser uma causa da morte dos peixes... dependendo da concentração.

Quanto aos tratamentos com mycopur, se tiveres fungos, fazes o tratamento... só não aconselho o que eles dizem de fazer semanalmente... tas a submeter os peixes a tratamentos desnecessários.

 

Quanto Às matérias filtrantes, aconselho uma primeira fase de esponjas e la filtrantes, seguira de cerâmicas... o carvão, só para tirar os químicos da água... como medicamentos, após o tratamento. de resto não aconselho a ter permanentemente na filtragem.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi :) Eu ainda não tenho as pastilhas.. tava era a pensar em comprar para evitar aquelas trapalhadas todas das botijas de CO2 e solenoides.. Vou ver isso do kit da Sera.. Tens noção do preço?

 

Mas já tens alguns sistema de co2? ou vais optar por colocar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebi :)

 

 

 

Eu ainda não tenho as pastilhas.. tava era a pensar em comprar para evitar aquelas trapalhadas todas das botijas de CO2 e solenoides..

Vou ver isso do kit da Sera..

Tens noção do preço?

 

25€ acho eu, e já traz 1 tubo de pastilhas, eu uso meia pastilha de 4 em 4 dias, este sábado notei que meia pastilha quase que enche o reactor do Co2, por isso, assim dura muito mais, o que tenho notado é nas anúbias começaram a crescer folhas novas :3 A minha cabomba é que não há meio de crescer :|

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que essas pastilhas são demasiado caras se pensares no que vão beneficiar as plantas.... pois não há uma boa diluição do co2 pelo aquário... se não queres algo do tipo co2 pressurizado, tens sempre o co2 diy, é mais barato, e fácil de fazer.... e os resultados mais satisfatórios!

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O setup é este:

 

 

Fauna:

2 Platys

1 Molly

1 Corydoris

Camarões

Flora:

2 Plantas comuns

Musgo

Equipamento:

Aquário de 35 litrs

Filtro com lá de acrílico e cerámica branca para bacterias

Aquecimento de 50 W

Luz Branca

Areia com substrato

Fertilizante
liquido (semanal)

Qualidade da àgua do aquário (Antes do inicio do tratamento):

NO3: 250 mg/l

NO2: 0,5 mg/l

GH: >21ºd

KH: 6ºd

PH: 6,4

Temp: 27º

Qualidade da àgua da torneira (rede publica):

NO3: 10 mg/l

NO2: 0 mg/l

GH: >4ºd

KH: 10ºd

PH: 7,2

 

O problema dos índices elevados está relacionado com vários erros que cometi :( comida em excesso, poucas ou muito poucas TPA's, não substituição do filtro.

Li num livro que os fungos são muito muito muito difíceis de combater.. por isso tenho medo de daqui a algum tempo eles se voltem a manifestar...

 

 

Não tenho nada de CO2, tava a pensar colocar se for necessário e se isso for melhor pras plantas.

Editado por CMOA
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que essas pastilhas são demasiado caras se pensares no que vão beneficiar as plantas.... pois não há uma boa diluição do co2 pelo aquário... se não queres algo do tipo co2 pressurizado, tens sempre o co2 diy, é mais barato, e fácil de fazer.... e os resultados mais satisfatórios!

 

Não conheço.. é comum em lojas de animais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço.. é comum em lojas de animais?

 

Há lojas que têm sistemas "diy" tipo da nutrafin ou da jbl.... mas deixam de ser DIY.

Pois o conceito do Do It Youreslf, é isso mesmo, fazeres por ti próprio... consiste em fazeres tu o teu próprio co2, com água, fermento biológico, açúcar e bicarbonato de sódio... há outras maneiras, mas esta é a mais comum... procura, aqui no fórum há muita coisa disso...

 

Esses erros que cometeste, acontecerem em parte porque o filtro deve ter pouco volume para matérias filtrantes... não sei qual é o filtro... mas talvez fosse melhor equacionares a troca do mesmo... (não sabes mais pormenores à cerca dele? )... o filtro é o "coração" dos nossos aquários...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há lojas que têm sistemas "diy" tipo da nutrafin ou da jbl.... mas deixam de ser DIY.

Pois o conceito do Do It Youreslf, é isso mesmo, fazeres por ti próprio... consiste em fazeres tu o teu próprio co2, com água, fermento biológico, açúcar e bicarbonato de sódio... há outras maneiras, mas esta é a mais comum... procura, aqui no fórum há muita coisa disso...

 

Esses erros que cometeste, acontecerem em parte porque o filtro deve ter pouco volume para matérias filtrantes... não sei qual é o filtro... mas talvez fosse melhor equacionares a troca do mesmo... (não sabes mais pormenores à cerca dele? )... o filtro é o "coração" dos nossos aquários...

 

abraços

 

Gostei disso do CO2 DIY... Vou ver mais sobre isso..

 

Em relação ao filtro, vou tirar a marca e postar aqui...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que essas pastilhas são demasiado caras se pensares no que vão beneficiar as plantas.... pois não há uma boa diluição do co2 pelo aquário... se não queres algo do tipo co2 pressurizado, tens sempre o co2 diy, é mais barato, e fácil de fazer.... e os resultados mais satisfatórios!

 

abraços

 

As pastilhas não são caras, o que é caro é o kit que vem com o reactor, cada tubo são 6€ e com 25 pastilhas, meia pastilha 4 em 4 dias faz as contas quanto tempo dura... Mas sim, um DIY também resolve mas lê muitoooo mesmo sobre isso, pois fazer um DIY de Co2 sem muita informação pode correr mal!

 

DIY = Do It Yourself (Faça Voçê Mesmo)

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses erros que cometeste, acontecerem em parte porque o filtro deve ter pouco volume para matérias filtrantes... não sei qual é o filtro... mas talvez fosse melhor equacionares a troca do mesmo... (não sabes mais pormenores à cerca dele? )... o filtro é o "coração" dos nossos aquários...

 

Como prometi.. o meu filtro é este:

http://www.hailea.com/e-hailea/product1/HL-BT200.htm

 

Ele vem com carvão activado (que já substitui por Cerâmica) e esponja de carvão ativado que substitui por lã de acrílico..

 

 

 

 

 

Não se esqueçam, se souberem, da 3ª duvida..

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

quanto à 3ª duvida, pode ser por vários factores, falta de luz, aliás, insuficiente... e/ou falta de nutrientes...

 

quanto ao co2, espreita algo deste género se ainda não te queres aventurar no caseiro http://www.jbl.de/de/aquaristik-suesswasser-produkte/detail/3885/jbl-proflora-bio80-eco, que basicamente funciona da mesma maneira.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nem isso...

 

Devia por mais nao devia??

 

A meu ver, devias apostar num filtro um bocado melhor... pensa nisso

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver, devias apostar num filtro um bocado melhor... pensa nisso

 

abraços

 

Estou a pensar.. lol

 

so nao queria aumentar muito o meu orçamento..

 

Eu tenho um filtro mais pequeno, podia por os dois a funcionar.. um com a cerâmica e o outro com a Lã... (enquanto nao compro outro)

 

é má ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar este tópico para um assunto relacionado, não me levem a mal...

 

Tenho um filtro secundário parecido com esse que o meti a funcionar ontem o dia todo para combater uma nuvem de bacterias porque abusei no nitrivec, até que ponto é vantajoso usa-lo de vez em quando só para acelerar o processo? Meti carvão activado e cerâmica, até clariou a agua mas acho que vai demorar.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou aproveitar este tópico para um assunto relacionado, não me levem a mal...

 

Tenho um filtro secundário parecido com esse que o meti a funcionar ontem o dia todo para combater uma nuvem de bacterias porque abusei no nitrivec, até que ponto é vantajoso usa-lo de vez em quando só para acelerar o processo? Meti carvão activado e cerâmica, até clariou a agua mas acho que vai demorar.

 

Abraço.

 

 

Ao usares de vez em quando nao vais estar a alterar o sistema??

a ideia com o meu era por os dois ao mesmo tempo...

 

um com a cerâmica e outro com a lã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.