Mini-lago 25% concluído - ajuda com filtragem


mrmike

Recommended Posts

Boas!

Pensei em criar um ambiente aquático num quintal bastante pequeno e para o efeito adquiri um mini-lago em PVC com 350L de capacidade.

Criei uma guarnição em deck aparafusado a uma estrutura metálica que me tem mantido entretido.

 

Agora queria instalar a parte de filtragem e após ter lido inúmeros fóruns e páginas pessoais já tenho umas luzes. Contudo queria a vossa ajuda para pôr mãos à obra.

 

O caderno de encargos é o seguinte:

- Filtragem mecânica e biológica

-Pequena queda de água (50/60cm) (ficaria no topo perto da parede)

- Pequeno tanque/caixa acessória em ligação com o lago, para ter plantas de superfície, já que a área do lago é pequena e não quero obstruir o espelho de água. (ficaria onde está o balde de tinta)

-Preferência pelo DIY

 

Aqui seguem uma foto do que está feito e 2 esquemas preliminares muito toscos para submeter à vossa crítica.

 

dscf4416k.jpg

dscf4417.jpg

dscf4418h.jpg

 

Dúvidas:

Em princípio seria necessário furar a parede do lago (que não é totalmente plana mas penso que vedaria...) quase no topo para fazer a passagem de água. lembrei-me de um sifão a passar por cima da parede, mas isso obrigaria a água a entrar pelo fundo do filtro no caso de optar por colocá-lo em 1º lugar na montagem (com manutenção talvez mais difícil pois a filtragem mecânica estaria no fundo). Será que funciona?

 

Para preservar a bomba o ideal era colocá-la depois do filtro, mas não sei se a filtragem passiva só com a água a vir do lago não perde um pouco face à ligeira pressão que conseguiria ao colocar a bomba a empurrar em vez de puxar....

Por outro lado uma queda de água passiva talvez não funcione tão bem como se for directo da bomba, não?

 

Uma bomba de 1200l/h é suficiente para criar o efeito mini-cascata a uma altura de 50cm?

Marcas/modelos de bombas fiáveis?

 

Devia deixar-me disto e optar por um filtro externo?LOL

 

 

São muitas perguntas de chofre, mas já pesquisei bastante e não me apetecia ir pela tentativa e erro.

 

Obrigado a todos os que se deram ao trabalho de ler...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Amigo você pode fazer o seguinte. Fazer o filtro por trás da cascata, assim ele fica camuflado. A bomba manda a agua do lago para o filtro e a agua sai do filtro por gravidade.

 

Quanto á bomba compra uma 2000/2500 l/h

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acabei por me decidir por uma bomba SunSun de 1600l/h.

 

A água terá de sair do lago passivamente por causa da caixa acessória que quero por com plantas, e daí terá de ser bombeada para cima.

Assim, provavelmente, a melhor opção será mesmo sair por sifão, buraco junto do topo do lago para a caixa de plantas e daí ser bombeada para o filtro e descer passivamente pela cascata.

 

O único senão é a bomba trabalhar com água suja e durar menos...

 

Por outro lado, com um bidão hermético, talvez conseguisse fazer um sifão "activo" e usar a montagem 1....

 

O único problema em começar a experimentar, é que se não for para usar sifão terei de fazer um furo no lago de PVC....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há opinões sobre as minhas dúvidas?

Alguém sabe onde encontrar uma caixa de plástico quadrada e resistente (tipo caixote do lixo)? Só encontro redondo....

 

Um furo de 3/4" praticamen junto à superfície da água é suficiente para garantir um escoamento de 1200l/h?

 

Desculpem insistir, mas tenho aqui a variável da caixa das plantas e a renitência em furar o lago e isso impede-me mentalmente de avançar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.