Lâmpadas T5


Recommended Posts

Boas.

 

Sou novato neste hobbie, pelo qual me interessei profundamente ja à mais de um ano. E de momento encontro-me la para o meio do capítulo da iluminação...

 

Queria então, pedir aqui algum auxílio em informação e opiniões que me possam dar.

 

Tenho como objectivo montar um plantado, um plantado a sério. Aquário de 120x50x50... Calha ATI Sun Power 4x54w... E agr as lâmpadas?? Aqui reside a indecisão... Conheço as marcas Hagen, Blau, Giesemann, ATI, JBL, SERA

 

Poderiam ajudar-me com mais marcas?

E quais na vossa opinião as melhores, as mais indicadas, as relações preço/qualidade, combinações, etc...?

 

Enfim, tudo no que me poderem ajudar agradeço imenso.

 

 

Cumprimentos

Birimbas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marcas? Esquece as marcas...preocupa-te mais com o espectro, kelvins e intensidade, de marca para marca varia pouco.

 

As combinações são as mais variadas possíveis desde que andem dentro da gama dos 6.500k aos 10.000k, conforme o teu gosto

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Então posso assumir que valores acima de 10.000K são desaconcelhados? 18.000K têm uma cor azul intenso certo?(ficaria mal em termos estéticos num plantado?)

Li algures que a Hagen Aqua-Glo(que é rosada) teria 18.000K, isto é possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até 6.500 são amarelados, com temperaturas mais quentes, entre os 6.500 e os 10.000 serão mais brancas e a partir daí tendem a ficar azuladas.

 

Colocar uma iluminação de 18.000k num aqua de agua doce não é errado, e funciona. Apesar desse tipo de iluminação ter o espectro total o mais predominante não é na zona de absorção das plantas e irá produzir uma tonalidade falsa ao aquário.

 

Em relação à Aqua Glo de 18.000k ser rosada não tenho a certeza, mas parece-me estranho à 1ªvista

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tal informação quanto à Aqua-Glo:

 

"As lâmpadas utilizadas devem ter um temperatura de cor na faixa de 5500 a 20000K, isto é, lâmpadas brancas até azuis. As mais usuais são as fluorescentes: 50/50 (50% azul actínica e 50% luz do dia 6500K), 10000K (luz branca de alto brilho) e Trichromatic (6500K), da Coralife; Gro-Lux (tom rosado) e Aquastar (10000K), da Sylvania; Aqua-Glo (tom rosado 18000K), Power-Glo (tom azulado 18000K) e Flora-Glo, da Hagen. E ainda as HQI, lâmpadas de vapor metálico de 10000K. Estas últimas podem ter a necessidade de utilizar um refrigerador em paralelo, pois acabam esquentando muito. Na verdade o que temos que fazer é uma mistura, homogeinização, de faixas de espectro luminoso, utilizando lâmpadas variadas para otimizar o crescimento das plantas. A luz rosada (Gro-Lux e Aqua-Glo) faz a planta crescer na longitudinal, para cima; a luz branca (10000K ou Aquastar) é mais uniforme e dá um brilho maior; a luz azulada (Power-Glo ou 50/50) faz um crescimento na transversal, na largura da planta."

 

Até agora ainda não consegui encontrar mais informação que confirme ou que desminta.

 

Outra questão, é relevante ou não, para as plantas, a disposição das lâmpadas na calha? Por exemplo:

 

10.000k

6500k

10.000k

6500k

 

ou

 

10.000k

6500k

6500k

10.000k

 

ou

 

6500k

10.000k

10.000k

6500k

 

Dentro destes exemplos qual o mais acertado? Se realmente é relevante.

Isto é um exemplo direcionado só para 4 lâmpadas, mas imaginemos 8 e 10 lâmpadas?

 

 

E muito obrigado jpospr

Editado por Birimbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às questões que coloquei atrás, ja me esclareci.

 

Entre outros, encontrei por aqui um tópico, que achei muito bom, do gmmartins --> Luz e plantas vermelhas, em Plantas, que me retirou as dúvidas. Um muito obrigado a todos os envolvidos.

 

Mas há uma coisa que para mim não ficou clara, que é o seguinte: Onde é que entra, com o que é que tem a ver o poder de penetração da luz na coluna de água?

Editado por Birimbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto mais fundo menos luz chega às plantas.

Quanto mais potente mais luz chega às plantas.

Quanto mais alto o espectro mais azulado fica o aquário.

 

Não há nenhum parâmetro que indique directamente a capacidade de penetração da luz na água. :)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para tentar ajudar, espero, fica aqui a minha sequência preferida para 4 lâmpadas:

 

t5 ho 54w 6500k daylight

t5 ho 54w 8500k grolux

t5 ho 54w 8000k skywhite

t5 ho 54w 10000k aquastar

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A ordem foi completamente aleatória.... já não chego a esse preciosismo, da posição das lâmpadas...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

utilizando o topico eu exponho o meu problema :D

tenho um aquario de 73*35*35 tenho uma lampada T5 de 35w Day ligth

mas queria por outra para poder ampliar o plantado qual é o espetro que aconselham

(so tenho espaço para mais uma :D)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas há uma coisa que para mim não ficou clara, que é o seguinte: Onde é que entra, com o que é que tem a ver o poder de penetração da luz na coluna de água?

 

A resposta a esta questão com todos os pormenores encontra-se num tópico do Fava --> temperatura de luz, em Plantas. Muito agradecido a todos os envolvidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloco aqui um apanhado de informação, que tomo como verdadeira.

 

“Lumens are a better measure of the brightness of a bulb. More lumens means a brighter bulb. However, lumens are used to describe how your eyes see the brightness, NOT how the plants see it. A bulb with lots of green in the spectrum will have a high lumen value but won’t help your plants much. Also, lumens is the total output from the bulb; it doesn't say how much gets to your plants. That's a function of how well your reflector works.”

 

 

“Any sensible phosphor designer will tailor his lamp to match the human eye curve, *if* the objective is to maximize lumens per Watt. This means that phosphors wasting any energy in the blue and red are eliminated. The standard "cool white" flourescent bulb is a superb example of this kind of engineering raised to a very high art. The spectrum of cw bulbs closely matches the human scotopic curve, yielding a lot of lumens/Watt, but only mediocre plant-growth response.”

 

 

Eficiência de uma lâmpada: medida em lumens por Watt (lm/W), é a relação entre o fluxo luminoso produzido por uma lâmpada dividido pela potência consumida por ela. É uma relação que permite saber o quanto uma lâmpada é mais eficiente do que outra. Em outras palavras, lâmpadas mais eficientes produzem um mesmo fluxo luminoso consumindo menos energia.

 

Ou seja, cheguei eu à minha humilde conclusão, quanto mais eficiente uma lâmpada, mais agradável é esta ao nosso olhar, mas pior para as plantas.

 

Ou não é bem assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.