guppys


Vanda89

Recommended Posts

Boas!

 

Há por volta de um mês começaram a morrer guppys, sem razão aparente. disseram que podia ser do PH fiz o teste estava a 9.0, agora está a 7.0. Disseram que poderia ser da temperatura, comprei um aquecedor melhor, agora tenho 2 aquecedores no aquario.mas a verdade é que desde esse primeiro dia (que morreram bem á vontade 30/35 peixes com 3/4 semanas de idade) nunca mais deixaram de morrer. Em média, morrem 2 guppys por dia, mas basicamente so fêmeas porque ate agora de tantos que morrem só 3 eram guppys machos. Porque será que aconteceu isto?

 

O aquário é de 100l!

Editado por Vanda89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens de confirmar se os valores de ph não subiram entretanto, tenta manter em niveis aceitáveis, perto de 7,5 no máximo.

as alteração de ph não devem ser superiores a 0,5 por dia.

faz várias trocas de água de modo a que a qualidade da água melhore.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... 30/35 peixes ...

 

Se for um aqua pequeno com tantos peixes, pode ser a amonia, se não faz TPA's regularmente mais ajuda a festa (não sei se é esse o caso, e só uma suposiçao)

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for um aqua pequeno com tantos peixes, pode ser a amonia, se não faz TPA's regularmente mais ajuda a festa (não sei se é esse o caso, e só uma suposiçao)

 

o aquário é de 100l. o que sao TPA's?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário é de 100l. o que sao TPA's?

 

TPA = Troca Parcial de Agua

 

Ou seja semanalmente deve se fazer uma TPA, por exemplo todas as semanas retiras 20% de agua do aquário e colocas 20% agua nova(atenção agua sem cloro)

 

vou darte um exemplo que me foi dado para perceber melhor, estas dentro de um carro com os vidros fechados e com o ar condicionado ligado e os gajos que tao ao teu lado estão a fumar, abres o vidro por uns segundos entrar ar novo sai o velho, vais te sentir melhor dentro do carro, como os peixes e mais ou menos asssim :D

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA = Troca Parcial de Agua

 

Ou seja semanalmente deve se fazer uma TPA, por exemplo todas as semanas retiras 20% de agua do aquário e colocas 20% agua nova(atenção agua sem cloro)

 

vou darte um exemplo que me foi dado para perceber melhor, estas dentro de um carro com os vidros fechados e com o ar condicionado ligado e os gajos que tao ao teu lado estão a fumar, abres o vidro por uns segundos entrar ar novo sai o velho, vais te sentir melhor dentro do carro, como os peixes e mais ou menos asssim :D

 

Bom exemplo eheh. deu pa entender. mas eu faço isso e eles continuam a morrer. ainda agora fui ao aquário e tava uma morta. ate pensei que fosse de um tapete de relva que comprei para os pequeninos se esconderem, ja o retirei, mas continuam a morrer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

talvez se deres os restantes parâmetros da água o pessoal consiga encontrar a causa

 

quais outros parâmetros? mais especificamente. é que por agora so tenho teste do PH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quais outros parâmetros? mais especificamente. é que por agora so tenho teste do PH

 

Parametros

NO3 - nitratos

NH3 - amonia

NO2 - nititos

Ph

Temp

qe ja agora pergunto, quando fazes uma TPA deixas a agua repousar para o cloro evaporar ou tratas com químicos para eliminar o cloro, e só depois colocas no aqua?

 

notas algum comportamento estranho nos peixes? afogantes ou algo do genero?

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Facilitando, descomplicando e sendo directo precisas de nos dar bastantes informações.

 

Parametros da água:

 

Amónia;

Nitritos;

Nitratos;

Dureza carbonátaria;

kH;

pH.

 

 

Fazes trocas de água de quanto em quanto tempo?

 

Que quantidade trocas de cada vez?

 

Usas anti cloro?

 

A água é da Torneira?

 

Para teres esse pH a 9, algo está mal no aquário, nem num salgado se tem o pH tão alto.

Tens conchas do mar no aquário? Que tipo de areão tens no fundo? Compraste onde?

 

O que é que tens no aquário?

 

Troncos? Pedras? De que tipo? Onde compraste ou foste apanhar?

 

Quantos animais e que espécies tens no aquário?

 

Costumas ver os animais a nadar na superfície com respiração ofegante?

 

Notas algum comportamento estranho neles?

 

Que filtro tens no teu aquário? De quanto em quanto tempo o limpas? Como é que o limpas e com o quê? (água da torneira?, esfregão da loiça usado?)

 

Tens flora? Parece te normal?

 

 

Como foi que montaste o aquário? Metes lá a água e depois o que fizeste? Quanto tempo demoraste até meter os peixes?

 

Sabes o que é o ciclo do azoto?

 

Fizeste algum tratamento na tua água recentemente?

 

O que usas dentro do filtro? Ceramicas? Carvão? Lã?

 

 

Pah, a mata ajuda se vocês nos derem a informação toda que é precisa. Dizer que o aquário tem 100 litros e que os peixes estão a morrer, não é suficiente, álias, não nos ajuda em nada.

 

Responde ás perguntas todas, de forma organizada e concisa para se ver o que é que poderá estar a acontecer nesse aquário.

Se puderes tira umas fotos e coloca aqui.

 

 

 

Julius

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Facilitando, descomplicando e sendo directo precisas de nos dar bastantes informações.

 

Parametros da água:

 

Amónia;

Nitritos;

Nitratos;

Dureza carbonátaria;

kH;

pH.

 

 

Fazes trocas de água de quanto em quanto tempo?

 

Que quantidade trocas de cada vez?

 

Usas anti cloro?

 

A água é da Torneira?

 

Para teres esse pH a 9, algo está mal no aquário, nem num salgado se tem o pH tão alto.

Tens conchas do mar no aquário? Que tipo de areão tens no fundo? Compraste onde?

 

O que é que tens no aquário?

 

Troncos? Pedras? De que tipo? Onde compraste ou foste apanhar?

 

Quantos animais e que espécies tens no aquário?

 

Costumas ver os animais a nadar na superfície com respiração ofegante?

 

Notas algum comportamento estranho neles?

 

Que filtro tens no teu aquário? De quanto em quanto tempo o limpas? Como é que o limpas e com o quê? (água da torneira?, esfregão da loiça usado?)

 

Tens flora? Parece te normal?

 

 

Como foi que montaste o aquário? Metes lá a água e depois o que fizeste? Quanto tempo demoraste até meter os peixes?

 

Sabes o que é o ciclo do azoto?

 

Fizeste algum tratamento na tua água recentemente?

 

O que usas dentro do filtro? Ceramicas? Carvão? Lã?

 

 

Pah, a mata ajuda se vocês nos derem a informação toda que é precisa. Dizer que o aquário tem 100 litros e que os peixes estão a morrer, não é suficiente, álias, não nos ajuda em nada.

 

Responde ás perguntas todas, de forma organizada e concisa para se ver o que é que poderá estar a acontecer nesse aquário.

Se puderes tira umas fotos e coloca aqui.

 

 

 

Julius

 

eu respondo a isso tudo, mas acho estranho pk ja tenho o aquário ha uns 8/9 anos e tal nunca me aconteceu se tivermos que isolar alguma mudança especifica que eu tenha feito nestes ultimos meses, foi só a troca do filtro. eu tinha um eheim 2211, e recentemente adquiri um tetratec ex700, que já incluía todo o material filtrante. Por coincidência, ou nao, é a única mudança significativa que eu associo á altura que começaram a morrer os primeiros peixes. Terá alguma coisa a ver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim pode ter, se tiveres feito o que eu estou a pensar que quase de certeza fizeste.

 

Responde me as perguntas sff e diz me se quando compraste o filtro novo, deixaste o velho a funcionar ainda durante pelo menos uma semana.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parametros

NO3 - nitratos

NH3 - amonia

NO2 - nititos

Ph

Temp

qe ja agora pergunto, quando fazes uma TPA deixas a agua repousar para o cloro evaporar ou tratas com químicos para eliminar o cloro, e só depois colocas no aqua?

 

notas algum comportamento estranho nos peixes? afogantes ou algo do genero?

 

 

tenho um líquido (Sera Aquatan) que uso para preparar a água da torneira antes de a colocar no aquário.

Em regra geral, não noto qualquer comportamento estranho nos peixes. No entanto, antes de morrerem eu noto que começam a perder a cor, ficam mais quietos e mais ofegantes. Mas aí já pouco ou nada posso fazer... :-S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amónia;

Nitritos;

Nitratos;

Dureza carbonátaria;

kH;

pH.

 

 

Fazes trocas de água de quanto em quanto tempo?

 

Que quantidade trocas de cada vez?

 

Usas anti cloro?

 

A água é da Torneira?

 

 

Tens conchas do mar no aquário? Que tipo de areão tens no fundo? Compraste onde?

 

O que é que tens no aquário?

 

Troncos? Pedras? De que tipo? Onde compraste ou foste apanhar?

 

Quantos animais e que espécies tens no aquário?

 

Costumas ver os animais a nadar na superfície com respiração ofegante?

 

Notas algum comportamento estranho neles?

 

Que filtro tens no teu aquário? De quanto em quanto tempo o limpas? Como é que o limpas e com o quê? (água da torneira?, esfregão da loiça usado?)

 

Tens flora? Parece te normal?

 

 

Como foi que montaste o aquário? Metes lá a água e depois o que fizeste? Quanto tempo demoraste até meter os peixes?

 

Sabes o que é o ciclo do azoto?

 

Fizeste algum tratamento na tua água recentemente?

 

O que usas dentro do filtro? Ceramicas? Carvão? Lã?

 

 

 

Repetindo me novamente

 

Responde ás perguntas todas, de forma organizada e concisa para se ver o que é que poderá estar a acontecer nesse aquário.

Se puderes tira umas fotos e coloca aqui.

 

Não me respondeste a metade sequer. Como queres que eu te ajude se não me estas a dar as informações que te peço?

Não sou bruxo para adivinhar Vanda.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os testes nunca os fiz, porque nunca foi necessário.

 

a troca de água fazia 1 vez por mês(30%), desde isto faço de 2 em 2 semanas(20%).

 

uso o acondicionador de água aquatan de sera, e a água é da torneira.

 

eu tinha conchas e pedras que tinha apanhado na praia, mas na loja disseram que podia ser disso que o PH tava tao alto, enao ja retirei tudo o que havia da praia. o PH agora ta a 7.0. tenho areão de cor amarelo torrado com pedras de 3/4mm. comprei na loja de animais.

 

tenho 5 plantas naturais, 4 peças de decoraçao tudo comprado em loja de animais e fervido antes de ir para o aquário.

 

30/40 guppys, 4 nariz de bebado, 2 espadas, 6 néons, 1 ancistrus e 3 limpa-fundos

 

eles nadam á superficie, mas nao com a respiraçao ofegante.

 

tinha um eheim 2211, mas recentemente adquiri um tetratec ex700 (foi quando fiz a mudança que começaram a morrer os peixes, coincidência?)

 

3 em 3 semanas é limpo o filtro, limpo com água da torneira e uma esponja que utilizo somente para o aquario.

 

 

Sabes o que é o ciclo do azoto? não

 

Fizeste algum tratamento na tua água recentemente? nao, so TPA

 

O que usas dentro do filtro? Ceramicas? Carvão? Lã? o que o filtro ja trazia. cerâmica, carvao, esponjas, bioballs e a lã branca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim pode ter, se tiveres feito o que eu estou a pensar que quase de certeza fizeste.

 

Responde me as perguntas sff e diz me se quando compraste o filtro novo, deixaste o velho a funcionar ainda durante pelo menos uma semana.

 

nao, porque eu comprei o filtro novo pk o velho deixou de funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os testes nunca os fiz, porque nunca foi necessário.

 

a troca de água fazia 1 vez por mês(30%), desde isto faço de 2 em 2 semanas(20%).

 

As TPA's regra geral são feitas semanalmente 20%

 

uso o acondicionador de água aquatan de sera, e a água é da torneira.

 

eu tinha conchas e pedras que tinha apanhado na praia, mas na loja disseram que podia ser disso que o PH tava tao alto, enao ja retirei tudo o que havia da praia. o PH agora ta a 7.0. tenho areão de cor amarelo torrado com pedras de 3/4mm. comprei na loja de animais.

 

tenho 5 plantas naturais, 4 peças de decoraçao tudo comprado em loja de animais e fervido antes de ir para o aquário.

 

30/40 guppys, 4 nariz de bebado, 2 espadas, 6 néons, 1 ancistrus e 3 limpa-fundos

 

Acho que e fauna a mais para esse aqua

 

eles nadam á superficie, mas nao com a respiraçao ofegante.

 

tinha um eheim 2211, mas recentemente adquiri um tetratec ex700 (foi quando fiz a mudança que começaram a morrer os peixes, coincidência?)

 

3 em 3 semanas é limpo o filtro, limpo com água da torneira e uma esponja que utilizo somente para o aquario.

 

O filtro deve ser limpo com agua do aquário, ao limpares com agua da torneira matas a colonia de bactérias que tens no filtro

 

Sabes o que é o ciclo do azoto? não

 

Aqui podes encontrar informaçoes sobre o ciclo do azoto http://www.aquariofi...showtopic=36380

 

Fizeste algum tratamento na tua água recentemente? nao, so TPA

 

O que usas dentro do filtro? Ceramicas? Carvão? Lã? o que o filtro ja trazia. cerâmica, carvao, esponjas, bioballs e a lã branca

Editado por FuraTD

Cumprimentos

 

logo2gdw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Importantíssimo aprenderes o que é o ciclo de azoto.

 

Provavelmente estás com picos de amónia e nitritos por teres tirado o filtro velho e colocado o novo com matérias filtrantes novas.

 

Basicamente provocaste um retrocesso grande na colónia de bactérias que tinhas.

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os testes são sempre necessários, ao dizeres que nunca os fizeste porque não o foram, só demonstra a tua falta de conhecimentos neste hobbie.

Se os tivesses feito a mais tempo, já tinhas entendido a razão pela qual os teus animais estão todos a morrer.

 

Primeiramente os TPAs são feitos semanalmente e não mensalmente, muito mais quando tens essa quantidade toda de fauna.

30% de água semanalmente deve ser trocada de forma a evitar picos de amónia entre outras coisas.

 

Um aquário de água doce não é um aquário de água salgada, tal como na natureza não se encontram conchas nem nada que seja originário do mar num rio.

O teu pH estava mortalmente alto para qualquer animal de água doce e isso foi devido a introdução de conchas.

Se não sabes o que é o ciclo do azoto, então deves ler aqui no fórum toda a informação sobre o mesmo, adianto te que desconheces o assunto mais importante sobre aquariofilia.

Na ausência de um ciclo estável, não consegues ter um aquário saudável.

Os filtros são limpos com água retirada do TPA e não com água da torneira, ao limpares o mesmo com água da torneira basicamente estiveste durante anos a matar de 3 em 3 semanas as bactérias necessárias para a estabilidade do ciclo do azoto que se encontram fortemente alojadas nas matérias do filtro.

Se tens carvão activo no teu filtro devias retira-lo ou no melhor dos casos devias mudar o mesmo de mês a mês, o carvão é usado para purificar a água, mas ao fim de um mês perde a sua actividade e começa a libertar substancias nocivas.

Sempre que se muda de filtro, deve se deixar os dois durante pelo menos uma semana a trabalharem ao mesmo tempo, de forma a que as colónias bacterianas se alojem no novo.

No teu caso não serviria de muito uma vez que no filtro velho elas estavam sempre a ser mortas mas arrisco me a dizer que foi a gota de água que condenou os teus animais.

 

 

O que se passa no teu aquário e isto só mesmo com testes e que poderás comprovar por ti mesma, é que tens a água completamente destabilizada ou se preferires completamente poluída.

Devido a vários anos de incorrectas manutenção (falta de TPAs, falta de testes, incorrectas limpezas do filtro), o teu aquário foi armazenando substancias toxicas na água que por coincidência ou por ajuda de mundanda de filtro para um que ainda não tinha colonias, simplesmente fez um CAPUT.

Para aquariofilos como eu que já foram ou ainda são adeptos dos aquários de água salgada este fenomeno é conhecido e deve se conforme expliquei ao acumular de tanta porcaria na água até chegar a um ponto que simplesmente explode como uma bolha.

 

O que eu faria?

 

Mudança de 60% de água imediata, com mudança de 50% daqui a 3 dias e novamente passado três dias outra mudança de 50%.

Compra os testes todos e faz os mesmos. De seguida poderás colocar aqui de forma a vermos como estão.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Importantíssimo aprenderes o que é o ciclo de azoto.

 

Provavelmente estás com picos de amónia e nitritos por teres tirado o filtro velho e colocado o novo com matérias filtrantes novas.

 

Basicamente provocaste um retrocesso grande na colónia de bactérias que tinhas.

 

 

Não, não é por esse lado mas também.

Ela estava a eliminar as bacterias do filtro velho de 3 em 3 semanas.

O problema é que tem a água cheia de silicatos das conchas, com picos de amónia, nitritos e nitratos, carregada de matéria orgânica e possivelmente de fosfatos também.

 

O erro aqui foi os Tpas serem mensais, e o filtro ser lavado de 3 em 3 semanas o que é um espaço muito curto de tempo só por si só e de ter feito isso com água da torneira.

Carregou a água de tal maneira que a mudança do filtro foi a gota de água.

Ja para não falar no carvão activo que provavelmente esteve dentro de água durante estes anos todos.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

30/40 guppys, 4 nariz de bebado, 2 espadas, 6 néons, 1 ancistrus e 3 limpa-fundos

 

 

Outra coisa, para além de teres demasiados animais, não tens os mesmos da forma como deveriam estar.

 

30 a 40 guppies - 15 guppies já chegam, livra te dos outros, dá, troca, vende, mas diminui isso rapidamente de forma a conseguires equilibrar com sucesso o aquário.

 

4 narizes de bebados - são animais de cardume deverias ter uns 8 pelo menos.

 

2 espadas - a regra é de 1 macho e três fêmeas no mínimo

 

6 neons - deverias meter mais 2 pelo menos

 

Ancistrus - Isso cresce muito, não o devias ter nesse aquário.

 

Limpa fundos - Corydoras? Se sim mete umas 6 ao todo.

 

Basicamente eu no teu lugar, ficava com 15 guppies, com os neons ou os nariz de bebado e com os limpa fundos e o resto dava ou vendia

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa, para além de teres demasiados animais, não tens os mesmos da forma como deveriam estar.

 

30 a 40 guppies - 15 guppies já chegam, livra te dos outros, dá, troca, vende, mas diminui isso rapidamente de forma a conseguires equilibrar com sucesso o aquário.

 

4 narizes de bebados - são animais de cardume deverias ter uns 8 pelo menos.

 

2 espadas - a regra é de 1 macho e três fêmeas no mínimo

 

6 neons - deverias meter mais 2 pelo menos

 

Ancistrus - Isso cresce muito, não o devias ter nesse aquário.

 

Limpa fundos - Corydoras? Se sim mete umas 6 ao todo.

 

Basicamente eu no teu lugar, ficava com 15 guppies, com os neons ou os nariz de bebado e com os limpa fundos e o resto dava ou vendia

 

40 guppies são muitos peixes para um aquário de 100l? e 6 limpa.fundos nao sao muitos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou darte um exemplo que me foi dado para perceber melhor, estas dentro de um carro com os vidros fechados e com o ar condicionado ligado e os gajos que tao ao teu lado estão a fumar, abres o vidro por uns segundos entrar ar novo sai o velho, vais te sentir melhor dentro do carro, como os peixes e mais ou menos asssim :D

 

 

Assim de repente não fui eu que te dei esse exemplo? :character0050:

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais