valores de amonia


Recommended Posts

boas pessoal...

 

estou com uma duvida quanto aos testes de amónia que fiz.

 

tenho o teste de gostas da nutrafin e quando realizei os testes a cor ficou branca (resultado era 0) mas acho estranho pois ja nao limpava o aquário a cerca de 2/3 semanas. acham normal? ou o teste estará estragado?

 

agradeço a ajuda

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup do aqua pf ::D:

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 botia palhaço

1 escalar

5guppy

1molinesia preta

3platy

2tetra negro

 

a agua tem um ph de 6.5

tem co2 caseiro

termoestato de 100w e a temperatura da agua esta a 25.5/ 26

o filtro e daqueles que vem no aquarai um biobox

o aquario e de tampa com 1m de comprimento e 30cm de largura

quanto a luz nao sei. (na loja disseram que era ideal para aquarios plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso da luz ser ideal tem muito que se lhe diga... é para plantas low-tech ou high-tec? É T8, T5, HQI, LED, PL?

 

Quanto tempo tem o aqua?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquário na minha mão tem cerca de 1 ano. primeiro tive ciclideos agora tenho um comunitário..à cerca de 3/4 meses. não sei quanto tempo demora isso de ciclos.

a lâmpada que tenho e hagen lâmpada fluorescente aqua-glo t8.

obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai estudar o ciclo do azoto. :) Uma vez estabelecida a colónia de bactérias, a presença de amónia é geralmente inexistente visto que as batérias transformam isso imediatamente em nitritos e de seguida outras transformam isso em Nitratos. O processo para a criação dessa colónia varia em cada caso sendo que a média é duas a três semanas. Há quem consiga em 24 horas. É por isso que não lavamos as matérias filtrantes biológicas em água corrente mas sim água vinda do aquário... para não matar a colónia alojada com o cloro contido na água de rede pública (apesar de eu o fazer de vez em quando... enfim, vivendo nos limites :P ).

 

Se tivesses amónia, era muito mau pois significava que a colónia que tinhas não era suficiente para a carga biológica (leia-se fauna).

 

As TPA's que efectuamos têm por objectivo retirar, parcialmente, nitratos acumulados. Se não as fazes, os nitratos vão lentamente aumentando até que os peixes comecem a morrer. Isso pode levar pouco ou muito tempo dependendo do velocidade do aumento e da tolerância dos peixes. Seja como for, deve ser evitado a todo custo. entre 10 e 25ppm de Nitratos parece ser o razoável (apesar da falta de estudos científicos na área, são vulgarmente aceites até 40ppm... não quer dizer que os peixes não aguentam mais. Quer dizer que deixa de ser confortável para eles) . É também baseado nesses valores que determinas a quantidade de água a trocar numa TPA. Não adianta nada trocar 20% por semana se o aumento de nitratos for superior aos removidos numa TPA. A única coisa que conseguimos é atrasar o processo de decadência.

 

Eu costumava fazer 20-30% por semana mas agora que tenho o aquário sobrelotado (tenho 5 ancistrus bebês), tenho que fazer TPAs de 50% semanais para manter os nitratos em 10ppm.

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai estudar o ciclo do azoto. :) Uma vez estabelecida a colónia de bactérias, a presença de amónia é geralmente inexistente visto que as batérias transformam isso imediatamente em nitritos e de seguida outras transformam isso em Nitratos. O processo para a criação dessa colónia varia em cada caso sendo que a média é duas a três semanas. Há quem consiga em 24 horas. É por isso que não lavamos as matérias filtrantes biológicas em água corrente mas sim água vinda do aquário... para não matar a colónia alojada com o cloro contido na água de rede pública (apesar de eu o fazer de vez em quando... enfim, vivendo nos limites :P ).

 

Se tivesses amónia, era muito mau pois significava que a colónia que tinhas não era suficiente para a carga biológica (leia-se fauna).

 

As TPA's que efectuamos têm por objectivo retirar, parcialmente, nitratos acumulados. Se não as fazes, os nitratos vão lentamente aumentando até que os peixes comecem a morrer. Isso pode levar pouco ou muito tempo dependendo do velocidade do aumento e da tolerância dos peixes. Seja como for, deve ser evitado a todo custo. entre 10 e 25ppm de Nitratos parece ser o razoável (apesar da falta de estudos científicos na área, são vulgarmente aceites até 40ppm... não quer dizer que os peixes não aguentam mais. Quer dizer que deixa de ser confortável para eles) . É também baseado nesses valores que determinas a quantidade de água a trocar numa TPA. Não adianta nada trocar 20% por semana se o aumento de nitratos for superior aos removidos numa TPA. A única coisa que conseguimos é atrasar o processo de decadência.

 

Eu costumava fazer 20-30% por semana mas agora que tenho o aquário sobrelotado (tenho 5 ancistrus bebês), tenho que fazer TPAs de 50% semanais para manter os nitratos em 10ppm.

Abraços

 

Tony

 

 

obrigada tony.

grande explicação parabéns, eu ainda estou a começar agora com este tipo de aquários e estou sempre a aprender ;) e confesso que a maior parte do que aprendo e aqui no fórum.

eu para calcular os valores dos nitratus e só fazer os teste de nitrato certo? e da ver a quantidade de agua a tirar nas TAP's?

 

mais uma vez obrigada

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu para calcular os valores dos nitratus e só fazer os teste de nitrato certo?

 

Certo

 

e da ver a quantidade de agua a tirar nas TAP's?

 

Mais o menos. Os testes não são suficientemente exactos para poderes calcular com grande precisão a quantidade de água a trocar. A experiência prática é que vai determinar isso.

 

Imaginemos que vais medir os nitratos e dá te 40ppm. Fazes uma TPA de 25% (os Nitratos vão baixar para 30ppm mais ou menos).

Daqui a uma semana (7 dias), vais medir os nitratos outra vez e desta vez o valor que te dá é 50ppm. Isto quer dizer que a TPA da semana antes foi insuficiente pois o teu aquário produziu 20ppm de nitratos no espaço de uma semana e tu só tinhas removido 10ppm.

 

Sabendo isto, o que tu vais fazer imediatamente é uma TPA maior (por exemplo 50%) para baixar os nitratos para 25ppm e passado um dia fazes mais uma de 20% para baixar o nitratos para 20ppm.

 

Esperas mais uma semana e desta vez fazes analise e vai dar-te à volta de 40ppm. Confirmaste que a produção é 20ppm por semana. Fazes uma TPA de 50% e medes os nitratos... vão estar a 20ppm que era o valor com o qual começaste... ficaste a saber que tens que fazer 50% de TPA todas as semanas para manter (+/-) os niveis de nitratos... claro que convém re-confirmar esses valores mensalmente ou sempre que achares que se justifica pois a produção dos nitratos não é uma constante... varia de acordo com a tua fauna (os peixes crescem, comem mais, sujam mais... mais aqueles caracois, etc etc).

 

Claro que podiamos complicar isto tudo com mais variáveis ainda mas se fizeres as coisas assim, vais manter o nivel de nitratos bastante constante ao longo do tempo. Cada vez que começa a haver um desvio, corriges com TPA,s adicionais :)

 

Cumprimentos

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo

 

 

 

Mais o menos. Os testes não são suficientemente exactos para poderes calcular com grande precisão a quantidade de água a trocar. A experiência prática é que vai determinar isso.

 

Imaginemos que vais medir os nitratos e dá te 40ppm. Fazes uma TPA de 25% (os Nitratos vão baixar para 30ppm mais ou menos).

Daqui a uma semana (7 dias), vais medir os nitratos outra vez e desta vez o valor que te dá é 50ppm. Isto quer dizer que a TPA da semana antes foi insuficiente pois o teu aquário produziu 20ppm de nitratos no espaço de uma semana e tu só tinhas removido 10ppm.

 

Sabendo isto, o que tu vais fazer imediatamente é uma TPA maior (por exemplo 50%) para baixar os nitratos para 25ppm e passado um dia fazes mais uma de 20% para baixar o nitratos para 20ppm.

 

Esperas mais uma semana e desta vez fazes analise e vai dar-te à volta de 40ppm. Confirmaste que a produção é 20ppm por semana. Fazes uma TPA de 50% e medes os nitratos... vão estar a 20ppm que era o valor com o qual começaste... ficaste a saber que tens que fazer 50% de TPA todas as semanas para manter (+/-) os niveis de nitratos... claro que convém re-confirmar esses valores mensalmente ou sempre que achares que se justifica pois a produção dos nitratos não é uma constante... varia de acordo com a tua fauna (os peixes crescem, comem mais, sujam mais... mais aqueles caracois, etc etc).

 

Claro que podiamos complicar isto tudo com mais variáveis ainda mas se fizeres as coisas assim, vais manter o nivel de nitratos bastante constante ao longo do tempo. Cada vez que começa a haver um desvio, corriges com TPA,s adicionais :)

 

Cumprimentos

 

Tony

 

excelente tony muito obrigado pela ajuda.

cumprimentos fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

relativamente ás dúvidas que colocaste, as mesmas já te foram respondidas, no entanto gostava só de acrescentar um ponto que me parece bastante importante.

 

Tu tens a tua fauna completamente desiquilibrada sem qualquer nexo das exigencias e compatibilidades entre elas.

 

 

1 botia palhaço

1 escalar - peixe que deve ser mantido em casal e não sozinho

5guppy - com o escalar e o botia não vais ter alevins a viverem muito tempo, visto que vão ser devorados

1molinesia preta - é um animal de cardume que deve estar em águas salobras e de phs bem mais altos, é um crime estar num aquário de phs tão baixos

3platy - com o escalar e o botia não vais ter alevins a viverem muito tempo, visto que vão ser devorados

2tetra negro - animal de cardume que deve ser mantido em grupos de 8 pelo menos.

 

Acho que seria sensato da tua parte reveres e estudares estes assuntos, tens os animais sem condições para a felicidade e bem estar dos mesmos.

 

 

 

 

 

 

Se o ciclo estiver feito nunca terás amónia, mesmo que não faças TPA's

 

 

Amigo João Pedro, sem querer estar a dizer que tu não tens razão e que eu é que estou certo, não me sinto muito de acordo com o que disseste.

Se o ciclo estiver estável, mas houver uma grande concentração de carga organica que se vá acumulando, sempre achei que existe a possibilidade de haver um pico de amónia num aquário que até possa ter mais do que um ano de maturação.

Se não houverem TPAs regulares e com excesso de população, a meu ver pode se dar essa situação.

Já presenciei uma situação dessas com um aquário de um amigo.

Fico agora contudo, e isto pq te reconheço como uma excelente aquariofilo, na incerteza se estas situações não pdoerão estar relacionadas com processos de limpeza do filtro incorrectos, ou com ciclos mal iniciados.

Parece me um debate interessante;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Amigo João Pedro, sem querer estar a dizer que tu não tens razão e que eu é que estou certo, não me sinto muito de acordo com o que disseste.

Se o ciclo estiver estável, mas houver uma grande concentração de carga organica que se vá acumulando, sempre achei que existe a possibilidade de haver um pico de amónia num aquário que até possa ter mais do que um ano de maturação.

Se não houverem TPAs regulares e com excesso de população, a meu ver pode se dar essa situação.

Já presenciei uma situação dessas com um aquário de um amigo.

Fico agora contudo, e isto pq te reconheço como uma excelente aquariofilo, na incerteza se estas situações não pdoerão estar relacionadas com processos de limpeza do filtro incorrectos, ou com ciclos mal iniciados.

Parece me um debate interessante;)

 

Fica a questão...de certo que concordo ctg que excesso de carga orgânica produz amónia, mas como estamos a especular sobre situações limite fica difícil de verificarmos a veracidade das premissas. Tudo depende como é feita a TPA e a técnica utilizada, se a TPA foi feita ao mesmo tempo que se sinfoniza o fundo eliminando a carga orgânica depositada e dependendo do tipo de alimentação/equipa de limpeza 2 ou 3 semanas com um filtro ciclado não me parece suficiente para haver amónia, tb varia se for plantado, pois com plantas visto que a Amónia é a 1ª fonte de Azoto e só depois os Nitratos ainda diminui mais a possibilidade de haver valores elevados.

 

PS: que isto não se saiba, já tive em casa um aqua com filtro parado 3 meses, desliguei-me do aqua, só acrescentava água da evaporação, sem fazer TPA's, mas estava muito plantado especialmente com plantas de superfície, e ao fim de 3 meses tinha o aqua cheio de Red Cherry e 5 neons sem qualquer problemas, e os valores de Amónia, Nitritos e Nitratos dentro dos parâmetros normais. Há cada coisa em aquariofila, vamos nós perceber!

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como eu sempre defendi, cada aquário é um caso e se por um lado devemos seguir as regras, por outro devemos estuda-lo e entende-lo de forma a termos melhor sucesso;)

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada pela vossa ajuda.

e sim eu ja estive a ver isso dos ter vários peixes e ja estou a retirar alguns como gosto de ambos os peixes estou a pensar em adquirir outro aquario para esse tipo de peixes. estou so a espera de um bom negocio (aqui no site na zona de vendas e trocas),

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.