Restaurar calha T5 120cm


Black Dragon

Recommended Posts

Boas malta,

 

Tenho para aqui uma calha de 120cm que suporta uma lampada T5 de 28W, eu na altura encontrei-a ao pé do lixo (sim é verdade ehehe) e decidi ficar com ela para apenas fazer iluminação geral num local onde tinha pequenos aquários de reprodução. Na altura não cheguei a montar, mas na passada semana decidi tentar. Fui comprar uma lampada, montei, e nada. Não acende! Comecei a desmontar aquilo, e rapidamente me veio o cheiro que algo queimou, ou estava queimado ( por isso é que devia estar no lixo). A minha duvida é, provavelmente o problema é do sistema do balastro, existe alguma forma de meter a lampada a funcionar com o menos custo possivel?

 

Pergunto isto porque como disse, a calha não é para iluminar um aquário em si, mas sim para iluminar uma assoalhada (nada de especial), como tal, queria gastar o menos possivel e só encontro balastros a 15€...

 

Em tempos, comprei um balastro ao Rui da aqua eden, balastro esse que era para duas T5, e dava para fazer 2x24W ou 2x39W. Perguntei a um amigo meu se dava para usar este balastro com as devidas ligações para fazer o 1x28W e ele disse-me que achava que não..

 

A calha é tipo esta:

 

20c662b42b.jpg

 

 

Que faziam?

 

Cumps,

Tiago

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No balastro não diz nada...Na calha diz isto:

 

CH1301-28W.

 

O problema dos ferromagneticos é que são muito altos e largos, não cabem na calha.. A calha é fininha. É daquelas que se usa dentro dos móveis dos aquários

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais