Teste CO2 plus pH permanente (JBL)


Recommended Posts

Boas noites,

 

Comprei um teste co2 permanente plus ph da JBL há 4 dias, mas não estou a perceber como funciona e/ou se esta a funcionar devidamente...

coloquei 35 gotas do reagente no 'aparelho' e a seguir mergulhei-o a vácuo no aquário como indicado nas instruções. Ainda pelas instruções deveria estar a indicar-me respostas passado 3h no que ja passaram 4 dias e a cor continua a mesma da solução.

 

Agradecia se souberem ajudar.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não conheço esse teste da JBL, mas 35 gotas parece-me um exagero, não te enganaste?

 

A maioria desse tipo de testes leva entre 4 a 8 gotas...

 

Cumps,

Editado por A.Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Revi as instruções e parece que fiz tudo como deve ser: Aqui vão as fotos da respectiva embalagem e manual de instruções do teste.

Agradeço desde já a ajuda!

dsc09721o.jpg

 

dsc09720s.jpg

 

Comprimentos

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Realmente é estranho, parece que fizeste tudo bem :naughty:

 

De que cor fica a solução?

 

Injectas CO2? Se sim tens válvula solenóide?

 

De qualquer maneira mandei uma MP a um amigo que tem um teste idêntico a esse a ver se ele te pode ajudar...

 

Cumps,

Editado por A.Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu tenho um igual a esse.

 

Para já, pagaste o dobro do que eu paguei.

 

Se fizeste tudo correctamente como dizes, mantendo a água do aquário separada da mistura pela bolha de ar, então está tudo nos conformes. No meu caso aquilo demorou meio dia a adquirir cor.

 

A questão: qual o CO2 que usas e quantas bolhas por segundo? e qual o difusor que usas?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola,

Uso CO2 kit ProFlora Bio 80 da JBL que trás um difusor Taifun P, as bolhas estão intervaladas a 10s,

 

 

Boas. Eu tenho um igual a esse.

 

Para já, pagaste o dobro do que eu paguei.

 

 

 

ja agora, uma vez que vejo que és da área de Lisboa, podes me dizer onde fica essa tal loja?

 

obrigada pela ajuda

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah! a solução é azul escura pelo que deveria ficar verde mas continua da cor inicial.

 

mais uma vez obrigada

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa, mas aumento como? o meu difusor não da para aumentar ou diminuir a velocidade da injecção de co2 p/s... não sei se me dou a entender bem, aqui fica uma foto talvez mais elucidativa...

 

 

dsc09727q.jpg

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35 gotas ? !

 

tens de usar agua do aquario ou melhor ainda uma solução 4º dk....não me digas que colocas-te o reagente ate encher o visor !

 

Desculpa....esse teste tem as instruções erradas, não são 35 gotas, são 3 ou 5 gotas, eu tenho um teste igual da jbl a não ser que tenham mudado o teste e adicionado uma solução 4 dk com o reagente do ph.

Alias...estou a olhar para a escala e antigamente tinhas leituras diferentes para kh do aquario diferentes e agura isso ja não aparece pelos vistos.

 

Se o teste estiver certo que agora é o que parece mais provavel não tens co2 no aquario no entanto o teste demora horas a detectar o co2...espera umas horas

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, Manuel, na segunda imagem que coloquei ta la expressamente X35 e não X 3 5... e esta expressamente escrito no manual, para alem disso não se refere tão pouco a agua de aquário nem outra qqr... eu antes de postar li o que dizia nos outros post's pralem das instruções do próprio... =S ja não sei o que diga....

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguiste as instruções À risca, quanto a isso não haja dúvidas. Tenho um medidor igual JBL e de olhar para o teu CO2 penso que só podes ter mesmo um nível de CO2 na água baixíssimo.

 

Isso não tem um regulador da quantidade de gás? Desculpa a minha ignorância, não conheço esse sistema.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiraste a foto aquilo estava desligado, certo? É que não está a sair practicamente nada do difusor. Parece-me ver bolhas a acumularem-se, mas são quase nenhumas as bolhas que saem da cerâmica.

Editado por barrel_stuf

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, Manuel, na segunda imagem que coloquei ta la expressamente X35 e não X 3 5... e esta expressamente escrito no manual, para alem disso não se refere tão pouco a agua de aquário nem outra qqr... eu antes de postar li o que dizia nos outros post's pralem das instruções do próprio... =S ja não sei o que diga....

 

Tens razão, ve a minha resposta, eles alteraram o teste, antigamente não era assim, para evitar os erros devido ao valor do kh do agua do aquario eles fizeram dois em um e tornaram o teste mais fiavél.

 

Não tens co2 ou não deste tempo ao teste se adaptar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens de pedir desculpa, eu é que agradeço =) quanto as bolas passo a tentar explicar: as grandes saiem de 10 em 10s depois passam pela pedra que as transforma em outras muito pequenitas... por isso é que não se vé na foto, são mesmo muitas pequenitas e formam cerca de 3/4 fios de 'micro' bolhas ate a superfície. como eu fiz um TPA antes de colocar o teste pensei nesse facto de ser pouco o co2 na agua então nem o tenho colocado o difusor mais a superfície de noite, mas em vão....

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel, mas o co2 ta há 5 dias a bombar dia e noite =S

mas pronto o meu receio era ter relamente instalado isso mal, agora só me resta ter paciência

 

Obrigada a todos pelas ajudas!

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto ao numero de gotas não posso ajudar muito... mas como o depósito é grande, não estranharia as 35 gotas...

Posso te é dizer que a água que colocas dentro do teste, tem ser uma água calibrada a kh=4, e não água do aquário...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois mas eu não consigo controlar isso... a única coisa que posso experimentar é trocar o difusor actual (P) por o Taifun S que tenho aqui mais antigo.

Pode ser que resulte!

 

Obrigada

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, mudei o difusor e as bolhas estão a sair em media entre 3/4 seg. de diferença.

Amanha já espero ver outra cor no teste

 

Obrigada a todos, boa noite!

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Efectivamente são 35 gotas como diz nas instruções, é que os frascos já trazem uma solução DK = 4 portanto é só encher o deposito de forma a preencher a zona branca de contraste o numero de gotas é um pouco indiferente visto não ser necesário misturar com nada... a última vez que coloquei liquido coloquei a olhometro desde que fique uma pequena altura para se ver mudança de cor serve.

 

Agora 1 bolha de 10 em 10 segundos está ai a razão de estar azul... eu tenho umas 3 ou 4 por segundo...

 

Já agora uma pequena informação de manhã quando esteve o CO2 desligado a solução está azul só lá para a tarde é que se torna verdinha, e depois volta ao azul sempre foi assim a não ser que lhe de forte e feio no CO2 como quando da montagem, eu também tenho o medidor na outra ponta do aqua e isso faz notar mais as variações.

 

O CO2 é pressurizado ou caseiro?

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, este é um caso em que a solução calibrada já vem com o teste de pH. É só encher e esperar.

 

Confirmo que se não fica verde é mesmo porque não tens co2 suficiente.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.