Peixe palhaço com doença - auxílio na identificação


roaz corvineiro

Recommended Posts

Viva gostaria de aqui no fórum de tentar saber que doença o meu peixe palhaço tem e se possível curá-lo, pois na literatura disponível não cheguei a nenhuma conclusão, embora uns sintomas se aproximem mais do que outros.

 

Quando comprei este exemplar vinha com muito poucas pintas brancas na barbatana caudal, mas como reparei nisso já o tinha comigo e comia bem e nadava bem, não dei importância. Com o passar do tempo as pintas brancas passaram para restantes barbatanas como se vê nas imagens e na lista branca que demarca a região da cabeça surgiu uma pertuberância na pele, que começou a sair e neste momento formou uma espécie de crosta arredondada tamanho do olho.

 

Os restantes peixes não apresentam sinal de contágio e o doente continua a comer bem sendo que por vezes tem comportamentos estranhos de estar constantemente de cabeça para baixo em convulsão. Já lhe fiz um banho de agua doce, nem chegou a 1 minuto pois tive receio que morresse, o que é facto é que existiu pontualmente uma diminuição dos sinais, que regressaram posteriormente. Agradeço a vossa ajuda. Cumprimentos

PS: Peço desculpa mas não consegui anexar as imagens, não sei onde está essa função

 

1009736l.jpg

 

1009745.jpg

Shot at 2012-03-06

Shot at 2012-03-06

Editado por roaz corvineiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é ictio a atacar bem o peixe... e a zona que referes pode ser eventualmente uma zona infectada na pele do peixe provocada pelo parasita. Enquanto ele comer vai-se aguentando mas esses sinais que referes são sinais de gravidade. Se não tens nenhum coral no aquário podes descer a salinidade progressivamente até 1,011 sem qualquer problema.... ajuda muito na recuperação do peixe, mas o que realmente o cura é o próprio sistema imunitário do peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje pareçem agulhas a sair da pele. Pergunto se um banho com agua do aqua e anti-ictio podem resolver o p+roblema??????

 

Como o trato ?? Estou a ver se não lhe deito a mão vai-se embora!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, cheira-me que caso não tenhas um aquário hospital já não o vais conseguir safar (oxalá me engane).

 

A solução passa por um aquário hospital: basta um pequeno aquário, um filtro pequeno em que o ideal tivesse saída de ar, um remédio à base de cobre e água salgada para mudas de dois em dois dias.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Passo-te a minha experiência, apesar de ter entrado recentemente nos Salgados (10 meses).

 

Comprei dois palhaços logo no início que tiveram o mesmo problema. montei um aquário hospital e fiz o tratamento com cobre(após tentar as mezinhas).

Penso que por o peixe já estar muito atacado, no final do dia seguinte não sobreviveu. Conclui que pelo avanço da doença não tenha resistido ao tratamento.

Esperei umas semanas e comprei um substituto para ele e que ficou com o mesmo problema.

Desta vez, passei o peixe para a sump para o poder apanhar bem e todos os dias o punha "de molho" numa taça com cerca de 1 litro de água com Cobre durante intervalos de tempo sucessivamente maiores começando em 5 minutos até 30.

 

Há sempre o problema de ao tirar o peixe do aquário ele ficar pior pelo stress. Se fosse um TANG não o teria feito mas sendo um palhaço penso que não se torna tão grave uma vez que é um peixe que nao estranha tanto.

 

Eu optaria por esta solução aliada às alimentações referidas. Se tiveres um filtro UV liga-o 24h/dia.

Claro que continuo a defender a existência de um Labroides Dimidiatus no aqua :naughty:

 

Abraço e boa sorte.

 

PS: A origem foi mesmo um Hepatus que estava carregado de pontos brancos.

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o peixe ainda está vivo e com os sinais da doença.

Todavia está mais activo e com melhor aspecto. ja´utilizer a mezinha do alho ( coisa pouca ) misturada com toda a restante comida e bem triturada a fim de fazer uma pasta. Aumentei a alimentação várias vezes ao dia em menor quantidade, verifiquei que a solução passa por aqui, paralelamente com agua limpinha e de vez em quando ligo o UV, tipo 6 a 7 horas e desligo-o depois, para não matar o que não deve. resta saber se recupera na totalidade.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é já ictio num estado avançado.

Como tens a agua? Qual o setup do Aqua? Que peixes tens?

 

Deixo já aqui um aviso. Não comprem peixes que aparentem ter doenças, por poucos sintomas que tenham!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais