Recommended Posts

Ora boas!

 

Tenho de momento um aquário comunitário no qual estava a pensar introduzir um casal de ramirezis.

 

No entanto quanto mais pesquiso sobre estes animais, mais dúvidas tenho. É o que dá o conhecimento... :P

 

No entanto a minha dúvida é simples!

 

Quais as espécies de ramirezis que existem?

 

Perguntam vocês, e muito bem, porque raio quer este fulano saber isto?

 

Simples!

 

Vi um ramirezi numa loja com umas barbatanas simplesmente fabulosas! Pareciam véus...

 

Entretanto nunca mais vi nada parecido e o que tenho visto são peixes com barbatanas bastante mais pequenas.

 

Uma pequena pesquisa no google e deparei-me com algo parecido com o que tinha visto:

 

Mikrogeophagus_ramirezi2.jpg

 

O que vi tinha as barbatanas com menos pintas e um pouco maiores mas é parecido.

Segundo o google este é um Microgeophagus Ramirezi. Está correcto isto?

 

Os que tenho visto mais recentemente e mais frequentemente é algo deste género:

 

RamBlue5.jpg

 

Novamente segundo o google este é um Papilochromis Ramirezi. Mais uma vez pergunto se isto é correcto...

 

Resumindo as minhas questões os peixes que mais comummente se vêm ficam com as barbatanas como os da primeira imagem? É uma questão de idade do peixe? Há várias espécies e isso tem influência no seu aspecto de adulto?

 

Possivelmente poderei estar a pedir muita coisa de uma só vez, mas para quem está a começar ás vezes torna-se difícil e o google apesar de ter muita informação, nem toda é de confiar...

 

Obrigado desde já pela vossa ajuda!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite,

Respondendo à tua questão, existe apenas uma espécie de ramirezis, designada por Microgeophagus Ramirezi.

Papilochromis Ramirezi é uma designação antiga.

Dentro desta espécie tens algumas estirpes:

  • Ramirezi Azul ou Blue german (o ultimo tem azuis mais intensos na cabeça e no corpo.
  • Ramirezi Gold ou Dourado
  • Ramirezi Electric Blue ( Estirpe que resultante de vários apuramentos)

Depois, em todas as estirpes tem peixes com dois tipos de barbatana, os Long Fin ou com véu que corresponde ao da tua primeira imagem ou os que têm barbatana normal (que corresponde ao da tua 2ª imagem).

Eu pessoalmente gosto dos rams com as barbatanas normais, mas gostos são gostos! ;)

 

Deixo-te aqui imagens dos respectivos rams mencionados anteriormente em ordem:

 

RamBlue4.jpg

 

Ramirezi3.jpg

blug.jpg

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo esclarecimento!

 

Estou a ver que sou fã dos long fin! :)

 

Diz-me só mais uma coisa!

 

Como distinguir quando ainda são pequenos como os das lojas? Nota-se desde pequenos as barbatanas maiores?

 

Obrigado mais uma vez!

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no Koi Park a semana passada tinham alguns elementos "long fin", inclusive já tive um desses e também os acho mais fixes.

 

Os 3 rams jovens que tenho, ambos apresentam as barbatanas ditas normais e tudo indica que não iram sofrer alterações, por isso acho deve ser algo que se note logo de inicio....

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais