Aquário 50 l


Vidman

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Há pouco mais de um mês, após uns tempos a ler sobre aquarofilia, decidi montar um aquário com as seguintes características:

 

-Tamanho de aquário : aprox 50 l

- Iluminação : T5 2x14W/6500K

-Filtragem: 500 l/h interno

- Aquecedor Tetra 75 W

 

- Fauna:

2 Neon Rosa

3 Cardinais

2 Corydora

 

- Flora:

1 Anúbia nana

Musgo

 

P3030033.jpg

 

Neste momento queria acrescentar um casal de colisa. No entanto, parece-me que os cardinais estão com uns pontinhos brancos (não muitos). Qual a melhor maneira de saber se é efectivamente íctio? Por precaução aumentei a temperatura do aquário para 28ºC...

 

Cumprimentos,

 

David Esteves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e fizeste o ciclo do azoto? pela foto a agua parece um pouco turva. Relativamente ao aquecedor recomendaria de 100w, tambem ja tive de 75w e a sorte é que nesse dia fui comprar um de 100w(por recomendações de terceiros) e ainda bem porque entrou em sobreaquecimento e puff! devias ler tambem alguns artigos sobre esse tronco. Não seja ele a causa dos pontinhos brancos . mas eu sou só uma iniciante com 4 meses de sorte :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

De facto também questiono se fizeste o ciclo do azoto. Testes à àgua foram feitos? Chegaste a ferver o tronco? De que forma montaste o aqua (puseste lá tudo e de seguida os peixes?). pode acontecer de facto ser ictio verifica se aumentam e se espalham pelos outros peixes.

Concordo com a Mari@, o melhor aquecedor sera de 100w, tendo em conta que os de 75w são para aquas de 30l

 

Abracos

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Basicamente arranquei com o ciclo do azoto durante 15 dias, fui introduzindo comida e sera nitrivec e realizando testes à água (pH, nitritos, nitratos). Só depois meti os primeiros 3 peixes ( 2 neon rosa e corydora).

 

Quanto ao tronco, é um tronco de videira que foi fervido durante aproximadamente 4 horas. A água não está turva, apenas tenho uma acumulação de algas no vidro do aquário (ainda não limpei :) .

 

Neste momento os testes revelam que:

 

pH - 6.8

 

Nitritatos 20 mg/l

 

Nitritos 0-0.5 mg/l

 

 

Se for íctio, o número de pontinhos aumenta no peixe e espalham-se?

 

Abraço,

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Basicamente arranquei com o ciclo do azoto durante 15 dias, fui introduzindo comida e sera nitrivec e realizando testes à água (pH, nitritos, nitratos). Só depois meti os primeiros 3 peixes ( 2 neon rosa e corydora).

 

Quanto ao tronco, é um tronco de videira que foi fervido durante aproximadamente 4 horas. A água não está turva, apenas tenho uma acumulação de algas no vidro do aquário (ainda não limpei :) .

 

Neste momento os testes revelam que:

 

pH - 6.8

 

Nitritatos 20 mg/l

 

Nitritos 0-0.5 mg/l

 

 

Se for íctio, o número de pontinhos aumenta no peixe e espalham-se?

 

Abraço,

 

David

 

- sim são varios pontinhos nos peixes (tipo varicela) :)

 

- aumenta a temperatura para os 30º e faz tratamento com sal.

 

- O teu aquário apanha luz solar? (Isto devido as algas que tens nos vidros)

 

- tens peixes de cardume, por isso devias aumentar a fauna para um minimo de 6 cada.

 

cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que tenho uma corydora, posso meter sal? Há quem diga que não gosta muito.

 

Sim, o aquário apanha luz solar, está à beira de uma janela. Tens alguma sugestão para as algas não aparecerem? :)

 

Quanto aos peixes serem de cardume, tenho mesmo que meter 6 de cada? Ou seja, se tiver 2 neon rosa tenho que ter mais 4 neon rosa (4 neon azuis não dá?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que tenho uma corydora, posso meter sal? Há quem diga que não gosta muito.

 

Sim, o aquário apanha luz solar, está à beira de uma janela. Tens alguma sugestão para as algas não aparecerem? :)

 

Quanto aos peixes serem de cardume, tenho mesmo que meter 6 de cada? Ou seja, se tiver 2 neon rosa tenho que ter mais 4 neon rosa (4 neon azuis não dá?)

 

- não se deve por sal quem tem corys (mas eu sempre pus e nunca tive problemas)

 

- estando a beira de uma janela e apanhando luz solar, a minha sugestão é fechares a janela e nunca mais abrires, lololol.

ou então mudas o local do aquário para um sitio onde não apanhe luz solar, isto se quiseres eliminar as algas. :)

 

- cardume sempre da mesma especie (se tens neons rosa, metes mais neons rosa....)

 

- pesquisa aqui no forum, formas de tratamento de ictio.

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- não se deve por sal quem tem corys (mas eu sempre pus e nunca tive problemas)

 

- estando a beira de uma janela e apanhando luz solar, a minha sugestão é fechares a janela e nunca mais abrires, lololol.

ou então mudas o local do aquário para um sitio onde não apanhe luz solar, isto se quiseres eliminar as algas. :)

 

- cardume sempre da mesma especie (se tens neons rosa, metes mais neons rosa....)

 

- pesquisa aqui no forum, formas de tratamento de ictio.

 

cumps.

 

Boas,

 

Aumentei a temperatura para 30 ºC. Que quantidade de sal posso meter tendo em conta que é um aquário de 50l ?

 

Será melhor desligar a luz do aquário como muitos dizem?

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 colher de chá para cada 10 litros, mas eu com as corys não punha. E só sal MARINHO!

Temperatura a 30 graus pelo mínimo de 20 dias.

Em relação ao resto da fauna já te disseram, são peixes de cardume.

Em relação às algas é normal quando o ciclo não foi feito ou há iluminação a mais. reduz o tempo de iluminação oou acende só uma lâmpada.

Dependendo do tipo de algas pode-se fazer muita coisa.

Tenta colocar fotos delas e descrevê-las.

Editado por Jorge N. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 colher de chá para cada 10 litros, mas eu com as corys não punha. E só sal MARINHO!

Temperatura a 30 graus pelo mínimo de 20 dias.

Em relação ao resto da fauna já te disseram, são peixes de cardume.

Em relação às algas é normal quando o ciclo não foi feito ou há iluminação a mais. reduz o tempo de iluminação oou acende só uma lâmpada.

Dependendo do tipo de algas pode-se fazer muita coisa.

Tenta colocar fotos delas e descrevê-las.

 

Oh jorge as algas estão à vista...o aquário apanha LUZ SOLAR... :):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh jorge as algas estão à vista...o aquário apanha LUZ SOLAR... :):)

 

Ups, não tinha visto essa. Obrigado pela correcção. :)

 

Ok... primeira coisa a fazer: trocar o aquário de lugar ou arranjar algo que lhe tape a luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, se pesqueisares um pouco, verás que é aconselhável os aquarios estarem num sitio sem luz solar e sossegado. Penso que seria mesmo conveniente mudares o aquario de sitio, caso contrário irás ter sempre algas. Eu ja tive o meu aquario com ictio e tinha inclusivamente corys. Preferi comprar o medicamento do que arrisscar com sal, ao mesmo tempo acaba por ser mais seguro pois além de curar previne. Terás de tirar carvão do filtro (caso o tenhas) de resto nao vejo nada no aqua que devas retirar. Ah e claro como ja foi dito aumenta a temperatura para os 30ª e reduz a iluminacao em tempo.

 

Ps: nota pessoal, penso que o areão que puseste possa nao ser o mais aconselhável, eu poria um mais fino pois tem a vantajem de não deixar acumular os restos de comida etc. Com um areão mais fino a porcaria fica ao de cima e é mais facil aspirar. é somente uma nota pessoal construtiva.

 

Abraco

Pimenta

 

" A solução para a poluição é a diluição "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.