CO2 Permanente


Recommended Posts

Ola Boa Tarde,

 

Estou a precisar da vossa ajuda.

Adquiri um teste permanente de CO2 da Aquili. Mas estou a ter problemas com ele.

Faço o teste conforme diz nas instruções. A cor fica azul, indica que tenho o co2 insuficiente, mas ao longo do dia vai ficando esverdeado. O problema é que no dia a seguir o teste ta transparente. Ja fiz varia vezes o teste e acontece o mesmo.

Ja não sei o que fazer. Sera que o teste não esta bom?

Aguardo por uma ajuda vossa.

Desde ja obrigada.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste não varia entre amarelo e azul escuro, em que o azul escuro indica a falta de CO2 e o amarelo o excesso? Quando está a verde significa que está a meio termo, o teste não reage logo

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

atenção que esses testes para serem fidedignos têm que ter uma solução de kh=4, não sei se é o caso, poderá ser por aí que o resultado não esteja a ser perceptível/correcto...

Colocas-te água do aquário? tens co2 a bombar no aquário?

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola jpospr, o teste vai de azul para um azul esverdeado e depois fica transparente. Ele devia ficar verde e devia aguentar para ai uma semana. O meu nem 1 dia aguenta.

 

Ola Captain, nao sei ao certo quanto tenho o kh. Mas se tiver menos que 4 o que posso fazer para aumentar o kh?

Sim, pus agua do aqua, e tenho a bombar co2.

 

Obrigada pelas respostas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que é normal a variação entre o verde e o azul sempre que o CO2 seja desligado... Pelo menos acontece no meu DC... Ou seja eu durante a noite tenho o CO2 desligado pelo que de manhã o meu DC está Azul e depois do CO2 começar a bombar vai para verde...

 

Essa de ficar transparente é que eu não percebo, será que podes explicar melhor?

 

Já agora algumas indicações do tipo de CO2 e de aqua dava jeito para percebermos eventuais problemas...

 

Cumprimentos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, acho que estás com sorte, porque adquiri um desses há duas semanas, e sei de que estás a falar ao certo.

 

Se ele fica verde, então está perfeito, nos 20 mg por litro.

 

Agora, se seguiste as instruções exactas, colocaste 35 gotas, nem mais nem menos, no recipiente e cuidadosamente colocaste o recipiente 10 cm abaixo do nível da água, mantendo no seu interior o ar que impede a mistura com a água do aquário.

 

Segundo as instruções aquelas 35 gotas duram muitas semanas, no fim das quais se começarão a deixar de notar, ou seja, a membrana branca é suposto só ser permeável ao CO2, mas acaba também por deixar passar água ao longo do tempo. Portanto é normal que ao fim de algumas semanas a cor começe a desvanecer-se. Significa que o líquido se está a misturar com a água do aquário.

 

Seguindo o que dizes, parece que tens um problema na membrana branca, está a deixar que haja trocas com a água do aquário a um ritmo muito elevado.

 

 

O que tens a fazer é ir falar com o vendedor e dizer que o teste tem um defeito. Pedes um novo. O meu funciona na perfeição. :)

 

 

Cumprimentos

 

Boas,

 

Eu também tenho um da aquili de vidro e não ponho 35 gotas, mas sim 2 gotas de reagente e misturo com água do aquário como diz na embalagem e está a funcionar na perfeição, ja há 1 semana, sempre cor verde, mas ja a tive amarela... Por isso não percebo isso das 35 gotas, acho que estas a fazer confusão...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola bom Dia,

 

O meu co2 é de uma botija de cerveja. os parâmetro da agua agora n sei dizer.

Tb desligo o co2 á noite.

O meu teste conforme o faço fica azul, depois vai ficando verde e no outro dia n tem cor, ta transparente e fica assim. Tenho o teste dentro do aqua á uns dias e ta sempre transparente. Depois quando faço outra vez fica azul, verde e outra vez transparente. So na altura k o faço é k tem cor depois perde a cor.

O k é a membrana branca?

Eu também so ponho 2 gotas, conforme diz as instruções, 35 é muito...

O mais provável é k n deve estar bom

Obrigada.

 

Xau

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas papagui,

 

Não deves colocar água do aquário, mesmo que esta tenho kh=4, pois poderá ter outros factores que influenciarão a cor do drop checker, e este não apresentar... deve ser uma solução de kh=4 unicamente... pode se fazer com água destilada e bicarbonato de sódio..

O numero de gotas da solução de ph pode variar, colocas até ficar com uma cor que seja bem visível dentro do aquário....

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas papagui,

 

Não deves colocar água do aquário, mesmo que esta tenho kh=4, pois poderá ter outros factores que influenciarão a cor do drop checker, e este não apresentar... deve ser uma solução de kh=4 unicamente... pode se fazer com água destilada e bicarbonato de sódio..

O numero de gotas da solução de ph pode variar, colocas até ficar com uma cor que seja bem visível dentro do aquário....

 

cumps

 

Nem mais! O uso de água do aquário no DC torna inviável a sua correcta interpretação. Simplesmente não sabes a sua calibração. O DC até pode estar amarelo e teres falta de CO2.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mas não, para teres resultados fieis, tem que ser com a tal solução...

podes fazer com 1 L de água destilada mais 1200mg de bicarbonato...

ou 0,5 L. mais 600mg de bicarbonato... e por aí, sempre com esta proporção! e adicionas umas quantas gotas do reagente... 7/8...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mas não, para teres resultados fieis, tem que ser com a tal solução...

podes fazer com 1 L de água destilada mais 1200mg de bicarbonato...

ou 0,5 L. mais 600mg de bicarbonato... e por aí, sempre com esta proporção! e adicionas umas quantas gotas do reagente... 7/8...

 

cumps

 

Boas,

 

Eu não concordo, nas instruções diz água do aquário e 2 gotas do reagente, as instruções é que estão mal feitas? Eu faço assim e ja ta ha 1 semana com côr...

Se não fosse assim, tava-mos lixados, tinha-mos que adivinhar que não era com a água do aquário mas sim com a solução Kh4 e 8 gotas como dizem...

Pode haver variação de teste para teste, mas este eu faço como diz nas instruções e está tudo ok...

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

realmente parece-me que o teste não deve estar bom.

penso que o teste tem de ser feito com agua do aquario , pois essa é que tem um "x" de co2 dissolvido.

 

nao podes comparar agua "injectada" com co2 , e agua da torneira , ou destilada.

 

é a minha opinião.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também acho que seja como diz o rpc.

Axo k tem k ser com agua do aquário. Se fosse com outro tipo de agua diziam nas instruções. digo eu...

Mas também estou aki para saber as vossas opiniões.

Pois não sei mesmo o que se passa com o teste.

Nos tempos que decorrem é muito chato comprar as coisas e depois não darem.

Estou á espera de uma resposta do sr. onde o comprei para saber se o posso devolver e dp me enviarem outro.

 

xau...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não concordo, nas instruções diz água do aquário e 2 gotas do reagente, as instruções é que estão mal feitas? Eu faço assim e ja ta ha 1 semana com côr...

Se não fosse assim, tava-mos lixados, tinha-mos que adivinhar que não era com a água do aquário mas sim com a solução Kh4 e 8 gotas como dizem...

Pode haver variação de teste para teste, mas este eu faço como diz nas instruções e está tudo ok...

boas

 

realmente parece-me que o teste não deve estar bom.

penso que o teste tem de ser feito com agua do aquario , pois essa é que tem um "x" de co2 dissolvido.

 

nao podes comparar agua "injectada" com co2 , e agua da torneira , ou destilada.

 

é a minha opinião.

 

cumps

Eu também acho que seja como diz o rpc.

Axo k tem k ser com agua do aquário. Se fosse com outro tipo de agua diziam nas instruções. digo eu...

Mas também estou aki para saber as vossas opiniões.

Pois não sei mesmo o que se passa com o teste.

Nos tempos que decorrem é muito chato comprar as coisas e depois não darem.

Estou á espera de uma resposta do sr. onde o comprei para saber se o posso devolver e dp me enviarem outro.

 

xau...

 

Vamos lá ver... A água que está no dropchecker, com solução calibrada nada tem a ver com a água do aquário, esta por troca gasosa em contacto com o aquário e que irá fazer com que o dropcheck mude de cor, consoante a variação do ph do aquário e o kh=4 que está no dropchecker, e esta cor com solução calibrada que nos dá com rigor o concentração do co2 no nosso aquário... agora se me perguntarem o pq dos fabricantes dizerem que dá com água do aquário.... n sei!! talvez por maior comodidade e marketing...

 

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto já foi mais que discutido aqui no fórum. Querem por água do aqua ponham. Diz nas instruções... e? Está errado.

 

Como disse o Captain, o CO2 que está na água do aquário passa para o ar que está dentro do DC e por sua vez reage com água que está dentro do DC. E é esta água que está dentro do DC que tem que estar calibrada. Caso contrário,... não sabem nada. Não tem nada a ver com a água do aquário. Tem tudo a ver com o CO2 que está na água do aquário.

 

E mais, o reagente que se põe dentro do DC é o vulgo teste de pH. Apenas mede o pH da água. Para sabermos o CO2, temos que saber o kH e não ter qualquer outra influência no pH que não o CO2.

 

O DC é um sistema muito engenhoso mas muito simples. Agora há que saber utilizá-lo.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Bom Dia.

 

Obrigada a todos pela ajuda que me deram.

Ja fiquei mais esclarecida.

Agora vou experimentar com a agua destilada e o bicarbonato. Vou ver o k vai dar.

Depois digo qualquer coisa.

 

Xau...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o GM diz está exemplificado na tabela em baixo entre o pH e o GH

 

Como o GH é a capacidade de a água manter o ph estável (não é a forma correcta de explicar mas a mais simples), e como o CO2 faz baixar o pH se tivermos um GH baixo o pH muda mais depressa, se tivermos o GH mais elevado muda mais devagar, ou seja com GH mais baixo precisamos de menos CO2 para atingir o mesmo pH com GH mais elevado precisamos de mais CO2 para antingirmos o pH desejável

 

gallery_27303_1113_45592.jpg

 

Se utilizarem o DG com água do aquário não vão medir a concentração de CO2, mas vão medir o pH que está no aquário, agora só depende do que quiserem medir

 

Se quiserem medir o pH do aquário metem água do aquário, se querem medir a concentração de CO2 metem água com GH=4

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que o GM diz está exemplificado na tabela em baixo entre o pH e o GH

 

Como o GH é a capacidade de a água manter o ph estável (não é a forma correcta de explicar mas a mais simples), e como o CO2 faz baixar o pH se tivermos um GH baixo o pH muda mais depressa, se tivermos o GH mais elevado muda mais devagar, ou seja com GH mais baixo precisamos de menos CO2 para atingir o mesmo pH com GH mais elevado precisamos de mais CO2 para antingirmos o pH desejável

 

gallery_27303_1113_45592.jpg

 

Se utilizarem o DG com água do aquário não vão medir a concentração de CO2, mas vão medir o pH que está no aquário, agora só depende do que quiserem medir

 

Se quiserem medir o pH do aquário metem água do aquário, se querem medir a concentração de CO2 metem água com GH=4

 

Certíssimo. apenas que onde te referes a gH deve se ler kH (aliás, como se pode ler na tabela) ;)

 

Esta tabela é, sem tirar nem por, o que se passa dentro do DC. Ao termos um kH de 4 (e sem qualquer outra substância que possa influenciar o pH que não o CO2) ficamos a saber quanto temos de CO2 com base na relação pH e kH.

 

NOTA:

o gH = a concentração de Mg++ e Ca++. Não tem nada a ver com poder tampão do pH. Tem a ver com a "dureza da água" (mais ou menos, também não é 100% correcto).

o kH = alcalinidade e este sim tem a ver com o poder tampão do pH.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Mas não, para teres resultados fieis, tem que ser com a tal solução...

podes fazer com 1 L de água destilada mais 1200mg de bicarbonato...

ou 0,5 L. mais 600mg de bicarbonato... e por aí, sempre com esta proporção! e adicionas umas quantas gotas do reagente... 7/8...

 

cumps

 

Só uma pequena correcção: é isto com menos zero. i.e. 120 mg de bicarbonato para 1L de água destilada (ou de osmose).

 

Têm uma calculadora aqui para outras dosagens etc. (o nível "ideal" situa-se nos 30 ppm).

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pequena correcção: é isto com menos zero. i.e. 120 mg de bicarbonato para 1L de água destilada (ou de osmose).

 

Têm uma calculadora aqui para outras dosagens etc. (o nível "ideal" situa-se nos 30 ppm).

 

Abraço

 

GM

 

Exactamente, obrigado gmmartins ;) foi uma distracção na conversão das unidades...

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

 

Ja agora gostava que dessem uma opinião em relação aos meus parâmetro da agua.

 

Ph: 7

NO3: 3

NO2: 0,02

NH3: 0

NH4: 0

Kh: 5

Gh: 5

PO4: 0.1

 

Que acham destes resultados.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como já te falei noutro tópico, depende muito do aquário que tens... no entanto há aí valores que saltam à vista, tais como, poucos nitratos, isto se tiveres muitas plantas, tal como pouco fosfatos... depois os nitritos é suposto estarem a 0, mas depreendo que seja devido à escala de cores do teste em questão...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.