Nano Micro Aquario de 6lt


psi20

Recommended Posts

Olá amigos, depois de alguns anos de experiência em aquariofilia decidi finalmente aventurar-me nos Nanos.

Neste caso especifico com o seguinte layout:

 

KIT Aquapor Aquachalet de 27cm com uma capacidade real de 6lt de Agua.

O aquário vem equipado com um filtro de fundo biofil usando uma bomba de ar para fazer circular a agua, método "primitivo" mas very very low cost :) não tem contudo iluminação (está previsto um DIY de leds) nem aquecimento (terei que monitorizar a temperatura mas parece-me que está dentro dos parâmetros aceitáveis para os Red Cherry).

Não tem substrato fértil e optei por areao poroso para facilitar a criação de bactérias nitrificantes.

Actualmente o aqua está "decorado" com xistos e um pouco de musgo de java podendo o layout vir a ser alterado.

O objectivo é a criação de Red cherry, calma, sei que o aquário é minúsculo para uma colónia de Red's, o Nano será usado como criadeira para que os red's já independentes possam coabitar no aqua comunitário que tenho.

 

Aqui fica a foto, já a ciclar.

 

http://imageshack.us/photo/my-images/690/img2012022800025.jpg/

 

http://imageshack.us/photo/my-images/210/img2012022800026.jpg/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu uso daquelas tiras de teste. mais logo antes de avançar com a colocaçao dos red faço um novo teste e partilho o resultado.

quanto à tua pergunta, estás a perguntar se poderias ter red's no teu comunitario? que valores tens? que fauna tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizando a minha nano aventura.

Os 2 red continuam com cores saudaveis apesar da ausencia de termostato. Adicionei algumas plantas anubia e mais algum musgo de java afim de ajudarem a controlar o valor de no3.

 

Valores agua (aproximados pois as tiras nao sao muito exactas)

No3 25mg/l

No2 0

Ch 8d

Kh 6d

Ph 6,8

 

As fotos.

0251fc4b-03ba-2baa.jpg0251fc4b-03d4-f864.jpg

 

Sent from my GT-P1000 using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão mesmo bonitos... um vermelho bem vivo!

 

Só um reparo! Sem termostato na Guarda? Xiiii.... Trabalhei aí dois anos e não havia termostato que me aquecesse... ::D:

 

A areia... gosto de ver com areia escura (negra) realça bem as cores... outra opção, seria uma areia de silica (branca) para contrastar com o xisto...

 

Agora é meter mais fauna e flora... se precisares de alguma coisa é só apitares...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão mesmo bonitos... um vermelho bem vivo!

 

Só um reparo! Sem termostato na Guarda? Xiiii.... Trabalhei aí dois anos e não havia termostato que me aquecesse... ::D:

 

A areia... gosto de ver com areia escura (negra) realça bem as cores... outra opção, seria uma areia de silica (branca) para contrastar com o xisto...

 

Agora é meter mais fauna e flora... se precisares de alguma coisa é só apitares...

 

pois realmente o termostato ainda está em estudo, mas o aqua é mesmo pequeno tem 6lt de agua apenas, e até agora os red's ainda nao se queixaram do frio :sorry:

relativamente à areia, tb preferia areia de sílica branca (como a que tenho no comunitário) mas como o mad&mor referiu neste nano tenho um filtro de fundo (sim daqueles do antigamente) o que me obrigou a escolher um solo poroso e que permitisse a circulação da agua.

Mais flora, bem está em estudo a introdução de mais uma anubia, se bem que se o feto de java começar a crescer o nano irá ficar muito cheio.

Quanto à fauna, está prevista a introdução de mais 5 red's pois o resto será a natureza a seguir a o seu caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vão parir em 6Lt Caraguuuuuuuuu xD

 

Boa sorte com esse projecto que parece me bastante interessante, principalmente a parte da filtragem "old-school" xD GO REDS!

 

Cumps.

 

yep... o nano está idealizado como motel/maternidade de red's para serem depois transladados para o meu comunitário. obviamente terei que gerir bem a população para evitar andarem todos uns em cima dos outros, contudo creio (penso eu de que...) que poderei manter a colónia no comunitário a ver vamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de não haver novidade há 5 dias, penso que se mantiveres a evolução deste aqua por aqui, vais ter seguidores ;) Pelo menos eu serei um deles!

Aquário simples mas bonito ;)

 

Só tenho um reparo a fazer, e é mais pelo meu gosto do que propriamente um "erro". Metia um fundo na parte de trás, algo escuro para dar maior impacto as cores dos camarões :)

 

Poderias também pensar num substracto preto, uma vez mais, fazia as cores sobressair, mas aqui já são gostos :)

Quanto á temperatura, 20ºC está bom, mas eles não vão reproduzir tanto, pois o metabolismo fica mais lento do que a 25ºC por exemplo

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos. Realmente tenho faltado aqui, mas infelizmente tenho andado sem tempo. Espero este fim de semana colocar o fundo e alterar o layout do aqua. Esta tb prevista a introducao de esconderijos para os reds. Por isso nao percam os proximos episodios pq nos tb nao.

 

Sent using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Depois de uma ausência prolongada, cá estou eu a dar noticias...

o nano respira saúde os seus habitantes gostam da casa deles :)

Aproveito para partilhar alguns vídeos feitos no nano, Por favor seleccionem a opção 1080p

 

http://www.youtube.c...bed/6YAo7YHT-h4

 

http://www.youtube.com/embed/NOizAmqOeWA

 

http://www.youtube.com/embed/hADxoA86r0k

 

http://www.youtube.com/embed/bzYz44QflAE

Editado por psi20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quanto ao termostato deixo estas sugestão. Tenho um igual vindo desta mesma "loja". Funciona bem e não me deu problemas. Não gosto muito de comprar fora nestes dias mas alguns preços são inigualáveis. Já mandei vir muito material daqui.

 

Quanto ao aqua, realmente se meteres um fundo fica bem melhor.

 

Para a iluminação, podes tentar como eu fiz, com umas placas de leds de automóvel do chinês. - Vê no segundo topico do meu post.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197706

 

Estas comprei as numa loja daqui por 2,5€. Neste momento já tenho duas com diferente tamanhos de leds e facilmente colocas agarrado à tampa do teu aqua. No entanto deves ligar um transformador (esse não aconselho a comprar no Chinês, já deitei vários fora, isto porque eles dizer ter 12v, mas se medires tem 18v, com a agravante de não produzirem metade da corrente anunciada).

 

Cumps.

Editado por Mhocas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quanto ao termostato deixo estas sugestão. Tenho um igual vindo desta mesma "loja". Funciona bem e não me deu problemas. Não gosto muito de comprar fora nestes dias mas alguns preços são inigualáveis. Já mandei vir muito material daqui.

 

Quanto ao aqua, realmente se meteres um fundo fica bem melhor.

 

Para a iluminação, podes tentar como eu fiz, com umas placas de leds de automóvel do chinês. - Vê no segundo topico do meu post.

http://www.aquariofi...howtopic=197706

 

Estas comprei as numa loja daqui por 2,5€. Neste momento já tenho duas com diferente tamanhos de leds e facilmente colocas agarrado à tampa do teu aqua. No entanto deves ligar um transformador (esse não aconselho a comprar no Chinês, já deitei vários fora, isto porque eles dizer ter 12v, mas se medires tem 18v, com a agravante de não produzirem metade da corrente anunciada).

 

Cumps.

 

Obrigado pela sugestão excelente preço :)

Mas vou adiar a compra pois com a entrada do verão o aqua está estável nos 22º e os bicharocos estão a gostar :)

 

Relativamente aos leds, por acaso já tinha lido o teu tópico, e vou tentar fazer igual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

olá amigos, depois de algum tempo ausente regressei. o nano entretanto foi desactivado e os reds inseridos na gen pop do comunitário.

o nano vai renascer com algumas novidades.

o filtro de fundo irá ser subsituido por um filtro interno mini nano provavelmente um DIY.

o areao será substituido por areao preto muito fino

a iluminação passará a ser led

 

agora é aguardar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Finalmente voltaste bindo das trevas!! :D

 

Estaremos cá todos para ver esse filtro DIY, eu estou em pulgas para ver essa bicharada num vortex com um filtro interno DIY!

 

Força no projecto (reset) e força com FOTOS!! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.