Inico em salgados


WavePhase

Recommended Posts

Boas malta,estava a pensar em modificar o meu aqua doce para um salgado,gostaria da vossa opinião para saber o que posso aproveitar do material que tenho e tambem saber o que me falta adquirir.

Tenho um aquario de 200 litros com um filtro externo de 1050 litros por hora,sei que o filtro externo normalmente não se ulizia em salgados.

Gostaria de saber qual o escumador adequado para este áqua,e qual a potência das bombas de circulação e quantas são necessárias para isto tudo,quantos quilos de rocha viva, e coisas assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Primeiro, vais fazer sump ou não?

 

A circulação do aquário depende muito das medidas do mesmo.

 

A escolha do escumador depende se terás sump ou não.

 

Podes aproveitar sempre os termostatos. O filtro externo pode sempre ajudar caso não uses sump para meter algumas mídias.

 

Rocha viva usa-se normalmente entre 7-10% do volume de água. Caso venhas optar por um escumador mais fraco é de aumentar a filtragem biológica com mais rocha viva. Podes complementar com alguma rocha morta.

 

Abraço,

 

PEdro

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,não vou ter sump,pois não pretendo furar o aquário,preferia tambem apostar num bom escumador,que escumador recomendariam para o meu caso,e quantos quilos de rocha viva?

Pretendia pôr peixes e talvez alguns corais moles.

O aquário tem as seguintes medidas:

 

Dimensões:1035 x 450 x 595 mm

Capacidade:216L

 

Abraço

Ruben Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Se não vais ter sump e para essa litragem eu apostava num Deltec MCE... o modelo 300 chega mas não te podes esticar muito na carga biológica.

Rocha viva podes utilizar a que quiseres... tem só em consideração que quanto menos rocha viva tiveres mais tempo leva o teu aquário a maturar em condições. Há muitos exemplos de bons aquários com muito pouca rocha viva... a única diferença é que a morta leva algum tempo a maturar.

 

Se o teu objectivo é colocar peixes e corais moles não precisas ser demasiado exigente na iluminação... uma calha com power compacts chega perfeitamente.

 

Tem atenção que a largura do teu aquário vai dificultar um bocado o layout... é muito estreito, mas consegue-se,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

45cm de largura já dá para brincar e bem!!!

 

Pelas contas que andei a fazer o teu aquário deve levar mais litros... as medidas dão 273l brutos.

 

Apostava em 2 wavemakers de 3000l/h... talvez o Deltec MCE600 (o 300 é capaz ficar curto a longo prazo)... rocha viva uns 10Kg... mais uns 5-10Kg de rocha morta, mais para complementares o layout...

 

Em relação à iluminação, ainda não falaste nada... mas 4x39W eram suficientes para o tipo de corais que queres e já consegues brincar um bocado com as cores das lâmpadas.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradecido pela vossa ajuda,tem sido muito util,não querendo abusar,mas aqui vai mais umas duvidas eheh :

 

1-Que tipo de areão e quantos kgs devo usar?

 

2-Posso usar o filtro externo para alguma coisa?Se sim que matérias devo introduzir nele?

 

3-Quantos peixes posso introduzir num aquário destes?

 

4-Tenho acesso a água do mar,pois moro a 5 minutos de várias praias,devo usar água do mar ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre às ordens...

 

1- Aragonite (areia de coral)... tens várias granulometrias... eu por exemplo, não gosto de sugar size... Isso dos kgs é que é uma boa pergunta...

 

2- Podes usar para meter carvão activado, resinas anti-fosfatos...

 

3- Depende muito dos peixes que queres. Se optares por peixes de pequeno porte, podes meter aí uns 10.

 

4- Por uma questão de poupança, é de aproveitar.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela rapida resposta,tem sido tudo muito util,tenho estado a apontar toda esta informação,pois a alteração para um salgado será daqui a uns tempos,e entretanto estou a recolher info,é que de momento tenho só discus,mas a patroa gosta muito da bicharada de agua salgada,e eu tambem,e assim aproveito e faço uma migração.

Aqui vai mais umas questões :

 

As tpa´s deverão ser efectuadas de quanto em quanto tempo?

 

Colocando metade de rocha viva e outra metade de rocha morta,quanto tempo deverá o aqua levar a maturar para se poder inserir vivos?Um de cada vez claro!

 

Qual é a alimentação para anemonas?

 

Posso inserir vivos da nossa costa?Vivo no Algarve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

1 - Podes colocar areia morta ou viva... vê o preço porque muitas vezes a diferença é mínima e a areia viva é boa para dar mais vida inicial ao aqua. Se quiseres boa circulação não compres areia demasiado fina porque levanta mais facilmente. Entre 1 e 2 sacos de areia viva chega para as dimensões do aqua... depende também da quantidade de rocha

 

2 - Podes usar para carvão e resinas como já foi apontado... mas é mais uma bomba a funcionar

 

3 - Eu sou apologista de ver a reacção do aquário em vez de ver muito o número de peixes. O valor que foi apontado anteriormente é um valor que deves tomar de referência, cerca de 10 peixes pequenos.

 

4 - Atenção à recolha de água demasiado perto de praias... não te esqueças que as ondas da praia fazem o tipo de trabalho que o escumador faz (a tal espuma junto à areia)... junto à praia tens mais probabilidades de ter água menos adequada. Procura um pontão com maior circulação de água de mar alto... menos riscos de trazeres tóxicos. Mas se tens possibilidade de extrair água natural óptimo.

 

As TPA podem ser feitas como entenderes - diária até mensal (ou até nunca... apesar de não recomendável). É preferível que faças TPA que consigas cumprir ao longo do tempo... Se achas que semanalmente pode ser demais e eventualmente possas falhar, então faz de 15 em 15 dias. A ideia é manter um ciclo certo... mas aconselho-te a não esticar mais de 1 mês. Para teres uma noção a maior parte do pessoal faz cerca de 10% semanalmente, ou 20% de 15 em 15 dias, ou 30% mensal, etc. O importante é ser certo.

 

Quanto à maturação varia de 15 dias a 1 mês... se colocares agregados bacterianos é mais rápido.

 

A melhor alimentação de anémonas é um palhaço em simbiose com ela... eles tratam bem delas. Só necessitas dar qualquer coisa de tempos a tempos.

 

Quanto aos vivos da costa depende dos vivos... lembra-te que a temperatura é mais baixa e alguns seres não vão gostar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com as anémonas... Conheço pessoal muito experiente que não as tem porque podem ser uma bomba relógio para o aquário. Requerem boa iluminação e a sua morte dentro de um aquário é bastante perigosa para todos os residentes.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok malta,já vou apanhando alguma coisa disto eheh,de momento faço TPA´s de cerca de 30% semanalmente,mas é um aqua de agua doce,não sei se será assim tão importante continuar com este ciclo num de agua salgada?

Em relação ao escumador,indicaram o Deltec MCE 300 ou o 600,claro que o 600 era preferivel,mas a diferença de preço é de quase o dobro,justificará o 600 em vez do 300?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA's de 30% semanais podem ser difíceis de manter e envolvem mais trabalho do que 10%. Eu cá sou apologista de mudas mais frequentes e em menores quantidades para provocar menos impacto... mas há quem faça exactamente o contrário e também tenha resultados

 

Quanto ao escumador ficas muito melhor servido com o MCE 600, sem qualquer dúvida... a questão está no que pretendes investir, quais os teus objectivos futuros, etc. É que agora só falas em peixes e corais moles... mas se tiveres sucesso com esses provavelmente quererás corais duros, etc...

Podes sempre tentar procurar algum em 2º mão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente pretendo ficar-me pelos peixes e corais moles,apenas por uma razão simples,os corais duros exigem muita iluminação,e para isso o consumo energético no final do mês iria disparar eheh,as tais lâmpadas HQI consomem que se fartam,ainda mais estando ligadas todos os dias.

Em relação ao escumador,tenho consciência de que o MCE 600 é sem duvida superior ao MCE 300,estive a medir o aquario e deixei aqui as medidas erradas,a capacidade bruta afinal é de 210 litros,mais areão e a rocha viva,ficariam na realidade talvez uns 170 a 180 litros,calculo assim por alto,e pergunto a voçês pessoal mais entendido nisto,será que o MCE 300 não suportaria bem a carga orgânica??

Agora as TPA´s em agua doce entedo-me bem,mas em salgados não se se a coisa funciona da mesma maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou com uma duvida assim pró estranha em relação ás TPA´s,tenho visto comentários por esta net fora que uns dizem que o melhor é fazer tpa´s semanais,quinzenais ou mensais,e tenho visto outros que falam que fazem tpa´s de 6 em 6 meses??

Isto é possivel sem acarretar problemas de futuro??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A necessidade de TPA nos aquários prende-se maioritariamente com a redução de tóxicos que têm tendência a acumular ao longo do tempo. Apesar de termos cada vez mais sistemas de remoção de nutrientes, partículas e tóxicos, ainda existem muitos que não são retirados e que acumulam. Para além disso muitos aditivos adicionam iões extra que também acumulam ao longo do tempo... as TPA servem para equilibrar o sistema e manter os níveis dentro dos valores normais.

 

A minha opinião é que espaçamento superior a 1 mês já se torna demasiado tempo... para além de normalmente obrigar à substituição de uma quantidade de água muito grande que tende a desiquibrar o aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais