Duvidas - Areia vs Areão - Vantagens e Desvantagens


Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Gostava que partilhassem comigo esta questão:

-existe algum problema de subtituir todo o areão de rio do meu aquário por areia fina do rio?

 

Porque eu não sei se as raizes das plantas se dão bem com a areia!!

 

Vantagens:

- é mais facil de manter o fundo limpo pois a porcaria não se mete pelos calhaos abaixo aumentando o Amónio e Nitritos

- etc

 

Desvantagens:

- Poderá ser mais dificil Sinfonar; possivel aspiração de areias

-etc

 

Por favor aumentem a lista das Vantagens e Desvantagens pois, as vossas opiniões vão pesar na minha decisão final

 

Muito Obrigado

Cumprimentos Rui Pedro

933797485 219524494 msn-ruipedroomni021@hotmail.com ruialexpedro@gmail.com

DSCF6637.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

certamente haverá aqui pessoas com mais conhecimentos que eu para te tirar essas dúvidas, mas aqui vai a minha opiniao:

 

Eu tenho num dos meus aquas areia de silica (gosto bastante do efeito). Em relação às desvantagens tens várias:

 

Todos os dejectos dos peixes e restos de comida ficam na superficie do areao o que às vezes nao é assim tao bom em termos de estectica pois tens de estar sempre a limpar;

 

Como sabes os restos de comida e as fezes dos peixes fornecem nutrientes às plantas. Se esses restos e dejectos ficam à superficie é mais dificil para as plantas irem buscar esses nutrientes

 

Como a areia é mais densa, faz mais pressao sobre as raizes das plantas sendo mais dificil para estas se desenvolverem.

 

 

Estas são as desvantagens que conheço, de qualquer maneira jaá vi o aqua dum user aqui do forum que tinha esta mesma areia num plantado e nao tunha problemas.

 

Espero ter ajudado, mas aguarda por mais opinioes.

Cumprimentos Moita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

embora a maior parte do pessoal dos plantados diga que não se dve usar este tipo de areia, eu sempre fui casmurro e sempre a usei e uma coisa é certa não houve planta que não vingasse, isso da pressão ou peso é relativo e se as raízes de plantas até betão conseguem "furar" não é por uns quilitos a mais de areia que vão definhar.

 

prova disso é que em 2 aquários que mantenho com essa areia, e com muitas espécies diferntes de plantas todas apresentam raízes em excelente estado, quer sejam "hevay rooters" quer não.

 

O sérgio veterano é testemunha :oops:

 

A grande desvantagem é de facto a acumulação de sedimentos à superfície proporcionando um efeito inestético....

 

NO meu saco como o plantio está muito denso não se nota muito mas ele existe.

 

Outra vantagem é o preço.... dai que se aspirares areia é mais barato repores.

 

Eu comprei a minha a 2,5€ cada 40 kilos....

 

Abraços

 

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.