Aquário com tampa vs sem tampa


Recommended Posts

Boa noite

Na minha (modesta) opinião é uma questão de iluminação. Existe a desvantagem da perda de calor e de evaporação, mas as plantas recebem toda a iluminação sem quebras. O vidro, ainda que limpo e transparente, funciona como uma barreira para a luz e para os espectros de luz, de várias formas. Sem tampas também é preciso ter atenção aos peixes que têm tendência a "saltar" fora de água, quando se assustam, por exemplo.

Espero não estar muito enganado, falo pelo pouco que entendo. O meu não tem tampas, pela lógica da iluminação. Tenho plantas e entendi ser melhor assim, pelo que fui lendo.

 

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua doce aconcelho tampa. Agua salgada aconcelho sem tampa. As doenças n vêm pelo ar .... mas sim introduzidas com as especies.

Editado por DragonPlay

Boas

 

seus (palavra censurada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Uma coisa de me admirou foi o facto de não terem falado ainda nas questões energéticas, muito importantes. É essencialmente a isto que se resume a vantagem de um aquário com tampa. Se tiveres tampa a necessidade que o termostato tem em permanecer ligado é muito menor, e o termostato é geralmente o aparelho que mais consome! Depois também convém teres tampa se tens peixes que saltem.

 

Não ter tampa é na minha opinião, apenas no caso das calhas suspensas, esteticamente mais bonito.

 

 

Cumprimentos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois em relação a consumos e estética foi o que pensei. Em relação aos ácaros, penso que seja da humidade e temperatura amena propícia a isso... vocês também os têm? (só na zona seca interior da tampa, mas junto à condensação) Se não for normal, como acabo com eles?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu referi no tópico que sem tampas existe perda de calor, logo existe mais consumo energético

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

sou amador nestas andanças, estou no mundo da aquariofilia ha apenas um ano..

eu tenho o meu aqua de 200 litros com tampa e nao abdico dela devido a tê-lo no quarto, e assim tenho-o protegido dos pelos do meu gato mas tambem de todo o pó que anda pelo ar, principalmente em dias em que a mulher da limpeza anda cá em casa na lida dela..

em termos de humidade nas paredes tambem penso que seja preferivel assim..

 

Tenho alguns peixes k podem saltar do aqua, no verao por vezes eu custumo abrir a tampa algumas horas e ja me deparei com as minhas ampularias no chao a um metro do aqua.. :shock: uma delas acabou por morrer devido a ter ficado com a casca quebrada e passado pouco tempo morreu..

 

Tenho tido alguns problemas com excesso de iluminação penso que em parte devido a esta historia da tampa.. As luzes acabam por estar muito perto da superficie da agua e isso ja me causou alguns transtornos de excesso de algas muito devido ao facto de ainda nao perceber muito destas coisas da iluminaçao e ja fiz varias experiencias com as lampadas..

 

Penso que finalmente consegui estabilizar a situaçao com uma lampada de 4K (unica k tenho ligada neste momento), as plantas teem gostado e as algas estao mais controladas..

 

A muito curto prazo com o filtro UV espero resolver de vez a questão..

 

Penso que se tivesse uma calha nao tinha tido metade dos problemas de excesso de iluminaçao etc etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua doce aconcelho tampa.

 

Agua salgada aconcelho com tampa.

 

As doenças n vêm pelo ar .... mas sim introduzidas com as especies.

 

A melhor solução passa sempre por se conhecer bem o que se quer ter dentro do aquário, tanto de fauna como flora.

Os salgados não devem ter tampas. Não tenho conhecimentos para debater todas as razões, mas regra geral usam sem tampas.

 

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor solução passa sempre por se conhecer bem o que se quer ter dentro do aquário, tanto de fauna como flora.

Os salgados não devem ter tampas. Não tenho conhecimentos para debater todas as razões, mas regra geral usam sem tampas.

 

Cumprimentos

Rui

 

Eu sei Rui , já alterei, alias sempre tive o meu salgado sem tampa. foi lapso meu ....Lol

Boas

 

seus (palavra censurada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, para quem tem gatos em casa, as tampas por vezes dão jeito:):)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos, antes de mais :)

 

A melhor solução passa sempre por se conhecer bem o que se quer ter dentro do aquário, tanto de fauna como flora.

Os salgados não devem ter tampas. Não tenho conhecimentos para debater todas as razões, mas regra geral usam sem tampas.

 

Não sou um profissional, nem sequer tenho água salgada, mas pelo que já li, o facto de os aquários marinhos não terem tampa, deve-se ao simples facto de ser mais fácil controlar a temperatura, ou seja, o é mais fácil ter o termostato em constante funcionamento, de modo a que a água arrefeça em contacto com o ar, e o termostato a aqueça. E que enquanto em água doce, a temperatura aumentar 1 ou 2ºC não faz mal a ninguém, em água salgada as coisas não funcionam bem assim. Mais evaporação, maior a concentração de sais, peixes mais sensíveis, maiores riscos...

 

Boas,

Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens de ter a tampa no aquário?

Pelo que tenho visto, os mais experts não têm a tampa nos aquários... porquê? Ou é só uma questão de gosto?

Agradeço opiniões.... 8)

 

Agora, vantagens da tampa, muito dificilmente os peixes vão saltar do aqua (mesmo com tampa, só com os cortes nos cantos para os fios, tive vários peixes que já me saltaram assim, mas são outras histórias), reduz a evaporação, diminui o gasto energético, não crias humidade nas paredes/tecto, não entra pó para o aquário, em casa de haver animais em casa não há pelos á superficie, no caso de usar ambientadores ou produtos que possam ser tóxicos para os peixes (sprays de limpeza, etc) estes mais dificilmente entram em contacto com a água, se andares a passear coisas por cima do aquário (como frascos de comida, por exemplo) se os deixares cair, não entram para o aquário.

 

Por fim, desvantagens das tampas. Como te disseram, corta a luz, esteticamente pode não ser tão bonito, se tiveres plantas que possam crescer emersas chegam a tampa e não crescem mais (como também plantas de superfície que poderiam crescer para fora de água).

 

Pelo meu texto, acho que percebes claramente que sou pro-tampas :P mas vai depender de ti, acima de tudo é por uma questão de estética. Se não gostares, acho que não há prós que te façam passar a usar as tampas, porque excepto a parte dos peixes poderem saltar, o restante é simplesmente ser prático. Facilita mais as coisas, e corres menos risco de teres coisas indesejáveis no aquário, como frascos de comida bang

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Dos salgados só tenho mesmo algumas noções:)

Também há uma coisa em relação às tampas que é preciso salietar. Depende das tampas que se está a falar. Há tampas em vidro, em plástico, com iluminação interior, sem iluminação... As minhas eram em vidro, decidi não as ter. Por enquanto gosto assim:)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Eu nem sou pro nem contra tampas, ambos os pratos da balança estão equilibrados, mas no caso do meu aquário de 120litros, estou decidido a fazer uma tampa mas não algo que feche demasiado o aquário, pois em Paço de Arcos, se calhar era bom ter tampa no inverno, para poupar watts, e não ter tampa no verão, pois fica muito quente.

 

A minha ideia é deixar a minha calha fixa mais alta, de modo a que tenha espaço para mexer quando é preciso e assim não existe nem tanta condensação como com tampa normal, e nem existe tanta evaporação como acontece sem tampa. Podem ver o projecto que fiz para explicar melhor. Ps: As laterais fechadas e serão elas a suportar a estrutura.

tampa.jpg

 

O que dizem... é boa ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Eu nem sou pro nem contra tampas, ambos os pratos da balança estão equilibrados, mas no caso do meu aquário de 120litros, estou decidido a fazer uma tampa mas não algo que feche demasiado o aquário, pois em Paço de Arcos, se calhar era bom ter tampa no inverno, para poupar watts, e não ter tampa no verão, pois fica muito quente.

 

A minha ideia é deixar a minha calha fixa mais alta, de modo a que tenha espaço para mexer quando é preciso e assim não existe nem tanta condensação como com tampa normal, e nem existe tanta evaporação como acontece sem tampa. Podem ver o projecto que fiz para explicar melhor. Ps: As laterais fechadas e serão elas a suportar a estrutura.

tampa.jpg

 

O que dizem... é boa ideia.

 

Boas

 

As minhas tampas foram fáceis de tirar, tal como serão fáceis de colocar, porque são em vidro, numas calhas de correr. Como tenho uma estrutura feita à medida do aquário, decidi colocar a calha suspensa, pondo de parte os apoios da calha. Para manuseamento, subo a calha e já está :)

Colocar a calha mais alta pode ser bom para mexer o aquário, mas mau para outras coisas. Penso que seria melhor a calha ter um apoio lateral e ser retirada para manuseamento do aquário, voltando a ser colocada de seguida. Em todo o caso, a ideia não me parece má :) eu só falo do que conheço e é algo que na prática pode resultar. Tal como referi antes, tudo depende do que se quer ter no aquário e as necessidades de iluminação não são excepção. Nos conhecimentos que tenho, acho que é um projecto válido a estudar e tentar e fazer tópico quando for montado, para se seguir resultados :)

 

Cumps

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.