camaroes sulawesi - doença ??


labutes77

Recommended Posts

boas.

 

para quem ja teve ou tem camaroes do sulawesi e como tantos nós teve "azares", resolvi criar este topico, para cruzar informaçoes e/ou teorias com fundamento, sobre a "morte subdita" destes delicados camaroes

 

exponham fotos, videos e relatos sobre este tema.

 

sintomas/ suspeitas de doenças, valores dos testes da agua na altura das mortes, horas de luz do aqua, etc

 

origem dos camaroes, se sao selvagens ou de cativeiro.

 

tudo o que possa contribuir para a questao ...

 

 

obrigado

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas labutes77,

 

Parece-me bem este tipo de iniciativa.

 

Quando encontrar os meus registos dos aquas dos sulawesi da altura posto aqui. Nesta última experiência tinha a água a 28ºC, pH 7,9 e TDS 310.

 

Na altura penso que o meu problema foi mesmo juntar exemplares selvagens a uma colónia de cativeiro...

 

Aguardamos mais info,

 

Cumps

 

 

RF

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

obrigado pela atençao.

 

espero que este post nos ajude a encontrar o problema, sendo depois mais facil descobrir uma soluçao.

 

infelizmente eu nao faço registos dos meus aquas, sei apenas a temperatura e o ph. mas fica aideia.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

consegui encontrar os meus posts antigos e aqui vai ...

 

2009

 

1ºaqua de sulawesi:

Abril

 

aquario - 60x30x30

filtro - interior 300l/h da aquael

termoestato - tetra 75 w

substrato - gravilha preta

decoraçao - tronco ramificado com uns 40/50 cm

flora - blixia, crip.brown , anubias, valisneria tiger

fauna - 3 caridinas sp cardinal , 3 tylomelanias capturados selvagens

 

ph - 7,8

kh - 4

nh4 -<1

gh -8

no2 -<0,05

temp -27º

 

Maio

apos ter adquirido mais alguns dennerli a um membro do forum ( cativeiro ), tinha 2 femeas ovadas.

 

Junho

tive varias crias e depois começaram as mortes.

 

os testes mantiveram os mesmo resultados, com diferenças microscopicas.

 

Julho

voltava a ter femeas ovadas. e alguns juvenis tinham sobrevivido.

adicionei um alimentador automatico com flocos para peixes e ainda dava artemia congelada e um granulado para camaroes.

 

Setembro

apesar de ter voltado a perder juvenis, pensava eu que por má alimentaçao, resolvi passa-los para um aqua maior.

 

Outubro

aqua 60x35x45.

 

tinha pouco mais de uma duzia de cardinais e juntei-lhes 10 caridina spongicola e 5 caridina half back bee selvagens

 

descubro que os spongicola estao mal classificados. sao afinal Caridina Woltereckae. nao precisam da esponja para nada e sao mais coloridos.

 

durante uns dias outra onda de mortes. nenhuma alteraçao no ph,temperatura e outros testes. tudo normal na agua

 

Novembro

cardinais e arlequins ovadas.

 

acrescento caridinas spinata selvagens á colecçao

 

Dezembro

onda de mortes

testes a agua normais

arlequins bebes

 

2010

Janeiro

 

continua a onda de mortes

testes normais

apesar das mortes femeas ovadas desovaram.

 

Fevereiro

spinata ovada

poucos sobreviventes

 

Maio

acrescento ensiferas ao pacote

 

e tenho o comentario:

"

10 cardinal

1 arlequim

1 spinata

4 ensifera

7.567 pulgas

0 caracois

 

valera a pena continuar com 90l de agua para esta miseria ... ???? :alberteinstein: "

 

 

morrem os ultimos spinata e arlequim

 

Junho

mudo-os de aquario

50x30x25

filtro de cascata:

-resun - HF 2001 ( cujo cifao esta ligado a um filtro de fundo )

aquecimento:

-eco therm 50w

decoraçao:

-areao preto

-pedras de varios tipos e varios tamanhos

-3 ramos pequenos

 

flora:

Echinodorus

musgo

outras que nao sei o nome ...

 

fauna: os sobreviventes ...

T-27º

ph 7

 

Agosto

caeruleas e cardinais desovam

 

Setembro

mudam-se para um aqua de 1m

aqua - 100x 30x 40 ( cm )

termoestato - 75W

filtro - eheim 2211

iluminaçao - calha aquapor 2x30w

substrato - areao

flora - criptos (red e green ), valisnerias, anubias, 3 tipos de musgo, mini pelia, egeria

fauna - cristal red, caridina dennerli, ampularias, melanoides, caridina caerulea ( estao de saida ), boraras

decoraçao - xistos e raizes

temperatura - 26º

ph - ? mas suponho que a rondar os 7 devido á elevada taxa de reproduçao dos crs.

 

Dezembro

cardinais ovadas, cristal red em força ( passam de 1 centena, duas ou tres vezes )

deixei de fazer testes há já agum tempo

 

 

2011

Fevereiro

femea ovada, alguns juvenis

 

deixei de comentar o topico

 

algures no inicio do verao resolvo adicionar babaulti stripes a este aqua, vieram doentes e nao restou nenhum camarao para contar a historia, neste aquario e outro onde juntei parte da colonia que adquiri.

umas 2 duzias de dennerlis, centenas de cristal red e os ditos babaultis. foi tudo ... ou seja nao foi nada realcionado com as anteriores mortes dos sulawesi.

 

nas ocasioes de mortes, nunca registei problemas com a qualidade da agua, nada de alteraçoes bruscas de ph , nem picos de amonia, temperatura, nada de nada ... acredito que alguma doença, ou parasita seja a causa da elevada taxa de mortandade nos sulawesi. apesar de nunca ter observado nenhum sintoma ou sinal de qualquer coisa.

 

 

como eu sou bocadito de ideias fixas ... voltei aos sulawesi em outubro de 2011.

 

neste momento estou aqui ... http://www.aquariofi...pic=187259&st=0

 

 

 

:sorry:

 

 

 

cumps.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

Concordo com o Claudio

 

No entanto há casos de troca de vivos entre amigos, em que perguntamos ao amigo ... - "mas já os tens ha quanto tempo?" responde o amigo "faz uns 3 meses" .... ou seja o nosso cerebro processa .... 3 meses a quarentena está mais que feita.

 

O que penso é que há colónias com "x" anti-corpos para "x" condições em que vive, e a mudança de um novo camarão para essa colónia estável, pode trazer ou originar um contagio de "x" organismo ou qualquer coisa que esse camarão era resistente no seu antigo aquario e esta colónia não.

Mais uma vez, mesmo sendo feita trocas entre amigos com camarões faz "x" tempo em cativeiro, convém sempre fazer uma quarentena.

 

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos

 

Labutes, depois de ler isto, há um fator que me deixa a pensar e me faz perguntar, o pH esteve sempre por volta dos 7.0 ???

 

Se sim, esse é um erro muito grande, mesmo os meus Caerulea tenho sempre a 8.50 GH-6 KH-6, o que acho que está acontecer com os teus Sulawesi, é isso mesmo, faltam minerais na água,

 

Mas também eu deixei morrer há uns meses, 20 Spinatas e 20 Cardinais, mas na altura o meu problema foi a falta de maturação da filtragem, mas em breve vou tentar de novo, mas com muita calma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais