Recommended Posts

Boas pessoal tenho um aquario de 80Cx40LX60A e queria alterar o tipo de aquario para ter plantas como higrophilas, valigenerias, fetos de java e anubias.

 

São todas de manutenção facil, mas agora o aquario é mais alto que os normais, que quantidade de luz(watts) precisava?

E que espectro é que penetra em mais profundidade?

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para esse tipo de plantas mesmo com um aqua mais alto chega-te perfeitamente 0,5w por Litro, em relação aos kelvins para dar uma cor mais natural entre os 6.500 e os 10.000

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim à volta dos 90w, atenção que 90w será para T8, se usares T5 podes usar menos potencia pois essas lâmpadas têm um grau de intensidade superior, logo uma maior capacidade de penetração

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim à volta dos 90w, atenção que 90w será para T8, se usares T5 podes usar menos potencia pois essas lâmpadas têm um grau de intensidade superior, logo uma maior capacidade de penetração

 

Ou seja compensa mais as t 5? e quantos watts seriam precisos assim?

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja da mais ou menos quantos watts? 90 watts certo?

Pela regra de três simples deu me 90 watts

Sim à volta dos 90w, atenção que 90w será para T8, se usares T5 podes usar menos potencia pois essas lâmpadas têm um grau de intensidade superior, logo uma maior capacidade de penetração

 

Pela minha experiência não necessitas de tanto, em especial para esse tipo de plantas...

 

Se puderes ter óptimo! Mas tens que ter mais cuidado com as algas!

 

Se quiseres um tapete então a coisa muda de figura...

 

Vê o caso do meu aquário. Tem 280l brutos, e tem os mesmos 60cm de altura do teu, e tenho apenas 85W de luz com lâmpadas T8 (2x 30w + 1x 25W).

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Também acho que não é preciso tanta luz mas 90W estará, possivelmente, ok. Mais uma vez, os Watts só nos dizem o que a lâmpada afecta na factura da luz e não a sua intensidade. - como é óbvio, se tudo o resto for igual, uma lâmpada com um maior consumo à partida também debita mais luz.

 

Incognitus - é preciso ver que ao injectarmos luz podemos ter menos luz ainda. Isto porque as plantas, ao terem todo o carbono que precisam disponível, podem canalizar as suas energias para a captação de luz. Ou seja, quem tem CO2 pode ter menos luz do que quem não tem - da mesma forma que quem tem muita luz tem que ter necessariamente CO2.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Incognitus - é preciso ver que ao injectarmos CO2 podemos ter menos luz ainda. Isto porque as plantas, ao terem todo o carbono que precisam disponível, podem canalizar as suas energias para a captação de luz. Ou seja, quem tem CO2 pode ter menos luz do que quem não tem - da mesma forma que quem tem muita luz tem que ter necessariamente CO2.

 

 

Acho que era isto que querias dizer...

 

Tem lógica sim senhor!

 

Já aprendi mais qualquer coisa hoje! :)

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que era isto que querias dizer...

 

Obrigado pela correcção. é que o cérebro vai lá à frente mas os dedos não andam tão depressa ;)

 

Sim tem tudo a ver com a síntese de Rubisco (responsável pela captação de CO2) que é muito dispendiosa. Se houver muito CO2, a planta não tem que produzir tanto e logo pode dirigir as suas energias para a captação de luz ficando portanto mais eficiente.

 

Para mais detalhes:

 

"Rate of enzymatic activity

 

Some enzymes can carry out thousands of chemical reactions each second. However, RuBisCO is slow, being able to fix only 3-10 carbon dioxide molecules each second per molecule of enzyme.[12] The reaction catalyzed by RuBisCO is, thus, the primary rate-limiting factor of the Calvin cycle during the day. Nevertheless, under most conditions, and when light is not otherwise limiting photosynthesis, the speed of RuBisCO responds positively to increasing carbon dioxide concentration. However, our descriptive knowledge will become more usable when we can translate them into quantitative models that can enable us to calculate the outcome of the reaction under a given condition. Since RubisCO reacts with RuBP (ribulose 1,5 bisphosphate) first to produces enediol and next with CO2 that after some intermediate changes produces PGA (3-phosphoglycerate), a biochemical model is developed [13] to represent the effects of these steps quantitatively. Since carboxylation or fixation of CO2 is possible only after the synthesis of enediol, thus it is suggested that the role of RubisCO is to produce enediol that is carboxylase and oxygenase (EnCO). Accordingly, RubisCO is called enolase-phosphglycerase (EPGase) since it is neither carboxylase nor oxygenase."

 

Fonte: Wikipedia (agora à pressa foi o que arranjei mas sei que está correcto)

 

Abraço

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela correcção. é que o cérebro vai lá à frente mas os dedos não andam tão depressa ;)

 

Sim tem tudo a ver com a síntese de Rubisco (responsável pela captação de CO2) que é muito dispendiosa. Se houver muito CO2, a planta não tem que produzir tanto e logo pode dirigir as suas energias para a captação de luz ficando portanto mais eficiente.

 

Para mais detalhes:

 

"Rate of enzymatic activity

 

Some enzymes can carry out thousands of chemical reactions each second. However, RuBisCO is slow, being able to fix only 3-10 carbon dioxide molecules each second per molecule of enzyme.[12] The reaction catalyzed by RuBisCO is, thus, the primary rate-limiting factor of the Calvin cycle during the day. Nevertheless, under most conditions, and when light is not otherwise limiting photosynthesis, the speed of RuBisCO responds positively to increasing carbon dioxide concentration. However, our descriptive knowledge will become more usable when we can translate them into quantitative models that can enable us to calculate the outcome of the reaction under a given condition. Since RubisCO reacts with RuBP (ribulose 1,5 bisphosphate) first to produces enediol and next with CO2 that after some intermediate changes produces PGA (3-phosphoglycerate), a biochemical model is developed [13] to represent the effects of these steps quantitatively. Since carboxylation or fixation of CO2 is possible only after the synthesis of enediol, thus it is suggested that the role of RubisCO is to produce enediol that is carboxylase and oxygenase (EnCO). Accordingly, RubisCO is called enolase-phosphglycerase (EPGase) since it is neither carboxylase nor oxygenase."

 

Fonte: Wikipedia (agora à pressa foi o que arranjei mas sei que está correcto)

 

Abraço

 

GM

 

Ou seja posso reduzir a quantidade de luz se tiver CO2.

O que é sempre melhor acho eu permite um crescimento mais saudavel não?

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja posso reduzir a quantidade de luz se tiver CO2.

O que é sempre melhor acho eu permite um crescimento mais saudavel não?

 

Eu estava a pensar em fazer um DIY mas sem ser com t5 ou t8 com aquelas lampadas economicas, com cerca de 6500K, agora não sei visto que o aquario é mais alto que o normal, não sei se a luz ira penetrar da mesma forma como as t5 ou t8

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja posso reduzir a quantidade de luz se tiver CO2.

O que é sempre melhor acho eu permite um crescimento mais saudavel não?

 

Sim o facto de injectares CO2 permite-te ter plantas com uma menor quantidade de luz do que seria "normal". Não quer dizer que sejam mais saudáveis... mas também não quer dizer que sejam menos saudáveis.

 

A luz é o motor do crescimento das plantas (e algas). Ao limitares a luz, estás a controlar o crescimento das mesas. Logo, menos luz, menores consumos de CO2 e nutrientes, logo menor necessidade de TPAs. É tudo uma questão de gosto e de decidir quanto tempo queremos dispender com o tanque (TPAs, podas, etc....). É na luz que devemos limitar as plantas e não no CO2 ou nos nutrientes pois nos últimos casos, haverá desequilíbrios (= algas). Os low-tech são um caso especial onde limita através do CO2 mas também sabemos que temos que ter pouca luz, ou seja, também estamos a limitar nesta última.

 

Eu estava a pensar em fazer um DIY mas sem ser com t5 ou t8 com aquelas lampadas economicas, com cerca de 6500K, agora não sei visto que o aquario é mais alto que o normal, não sei se a luz ira penetrar da mesma forma como as t5 ou t8

 

Qualquer lâmpada "normal" serve. Desde que a quantidade de luz esteja acima do Ponto de Compensação Luminosa" da planta (varia de planta para planta). Basicamente, se tivermos luz a menos (isto é mesmo na penumbra para a maioria) a planta definha e morre. Se for equivalente ao PCL a planta não cresce mas também não morre. Acima do PCL a planta cresce. A taxa de crescimento vai depender do quanto acima estás (quantidade de luz) - no caso de haver outros factores limitantes (e.g. CO2, nutrientes).

 

Sem um medidor de PAR é praticamente impossível responder à tua pergunta mas na minha experiência as lâmpadas económicas são tão boas como qualquer outras. Tenho muitas dúvidas que não sejam suficientes para fazer crescer plantas... Agora, se for pouca luz, as plantas vão crescer devagar. Se injectares CO2, vão crescer um pouco mais depressa. Para quem usa sistemas de CO2 DIY, aconselho pouca luz porque o CO2 é muito mais difícil de controlar. Se tivermos menos luz, fica tudo mais fácil pois as exigências das plantas são menores. É tudo uma questão de gosto e/ou disponibilidade.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o facto de injectares CO2 permite-te ter plantas com uma menor quantidade de luz do que seria "normal". Não quer dizer que sejam mais saudáveis... mas também não quer dizer que sejam menos saudáveis.

 

A luz é o motor do crescimento das plantas (e algas). Ao limitares a luz, estás a controlar o crescimento das mesas. Logo, menos luz, menores consumos de CO2 e nutrientes, logo menor necessidade de TPAs. É tudo uma questão de gosto e de decidir quanto tempo queremos dispender com o tanque (TPAs, podas, etc....). É na luz que devemos limitar as plantas e não no CO2 ou nos nutrientes pois nos últimos casos, haverá desequilíbrios (= algas). Os low-tech são um caso especial onde limita através do CO2 mas também sabemos que temos que ter pouca luz, ou seja, também estamos a limitar nesta última.

 

 

 

Qualquer lâmpada "normal" serve. Desde que a quantidade de luz esteja acima do Ponto de Compensação Luminosa" da planta (varia de planta para planta). Basicamente, se tivermos luz a menos (isto é mesmo na penumbra para a maioria) a planta definha e morre. Se for equivalente ao PCL a planta não cresce mas também não morre. Acima do PCL a planta cresce. A taxa de crescimento vai depender do quanto acima estás (quantidade de luz) - no caso de haver outros factores limitantes (e.g. CO2, nutrientes).

 

Sem um medidor de PAR é praticamente impossível responder à tua pergunta mas na minha experiência as lâmpadas económicas são tão boas como qualquer outras. Tenho muitas dúvidas que não sejam suficientes para fazer crescer plantas... Agora, se for pouca luz, as plantas vão crescer devagar. Se injectares CO2, vão crescer um pouco mais depressa. Para quem usa sistemas de CO2 DIY, aconselho pouca luz porque o CO2 é muito mais difícil de controlar. Se tivermos menos luz, fica tudo mais fácil pois as exigências das plantas são menores. É tudo uma questão de gosto e/ou disponibilidade.

 

Abraço,

 

GM

 

Desculpa a minha ignorancia mas o que é o PCL?

 

Eu ultimamente no meu comunitario reparei que os fetos de java adoram as sunlight e as valigenerias tambem

Andre F

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ponto de Compensação Luminosa corresponde à quantidade de luz necessária para que a planta não morra mas também não cresça. É a quantidade de luz mínima necessária para a sua sobrevivência. Exemplos concretos não sei, variam de planta para planta.

 

Plantas como anúbias e fetos de java têm um PCL muito baixo pois como sabemos vivem e crescem quase na penumbra. Outras plantas, necessitaram de mais luz (PCL maior).

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.