duvidas sobre salgados


alvarenga

Recommended Posts

Boas, tenho andado a pensar em iniciar nos salgados e ando analisar a vabilidade financeira do mesmo. Tendo lgumas duvidas sobre os mesmos.

 

1 - tenho 2 aquarios de agua doce em casa e no verão tive a temperatura na ordem dos 29 graus, para salgados sei que isto é uma temperatura muito elevaga podenso ser mortal para corais e peixes, que tipos de sistemas de arrefecimento existem sem ser os aparelhos de refregiração que tenho visto acima de 400€

 

2 - Não queria ter um aquario muito superior aos 130l, e fiquei na duvida se é preferiel um aqua tipo 80X40X40, ou um cubo de 50 cm, que tipo de limitaçãos podem trazer e se é melhor cubo ou mais comprido.

 

3 - Os reef em kit tipo o boyu ou sera, são maus? A única limitação é a iluminação?

 

4 - A proporção de peixes por litro de água é a mesma que nos aquarios de agua doce?(duvida da esposa, adora ver aquarios cheios de peixes)

 

5 - Existe algum problema de pegar num aqua de 120x50X50, dividir ao meio e fazer de um lado água doce e do outro água salgada?

 

Agradecia ajuda dado que estou analisar a possibilidade de inicar-me nos salgados, é preciso de ver qual a situação mais viavel para a minha casa e para a carteira.

Editado por alvarenga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- Temperaturas altas são sempre um problema para alguns corais, principalmente duros. Apostava em corais moles e no Verão comprava umas ventoínhas que te baixam a temperatura em 2/3ºC...

 

2- Isso fica ao gosto da pessoa. Pessoalmente gosto de ver os peixes a nadar.

 

3- Têm bastantes limitações. Escumador, iluminação e circulação. Comecei num Sera 130l e dava bem para corais e uma meia dúzia de peixes. Claro que a manutenção era semanal devido às limitações do escumador. Quanto à circulação é acrescentar uma wavemaker. A iluminação é suficiente para corais moles.

 

4- Nada a haver. Não existe uma regra certa, já que cada peixe é um peixe. Mas o número é muito inferior aos de água doce.

 

5- Eu não arriscava.

 

Abraço,

 

Pedro

Editado por pedrolena
Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ajudar, depois de uns meses fora.

 

Tal como o Pedro disse, a temperatura é má, principalmente para corais duros e invertebrados. 29º não muito grave, mas a médio/longo prazo provoca problemas. A utilização de ventoinhas ajuda a baixar um pouco a temperatura, sendo muitas vezes a resolução para o problema. Esta prática aumenta a evaporação de água, baixando a temperatura, no entanto obriga a repor mais água dada a evaporação.

 

As medidas do aquário não têm de ter em conta ser mais comprido ou não. As medidas limitam sim a quantidade de peixes e o tipo de peixes a colocar. A única medida que costumo ter em atenção é a largura do aquário. Ter 40cm de largura vai limitar o layout da rocha, limitando a um paredão em vez de termos "pratos". Eu apostava mais num cubo, tendo essa limitação de litragem. O cubo de 50cm é uma boa opção, no entanto temos de ter também a atenção nas medidas das calhas. As calhas com T5 HO têm 60cm de comprimento, daí apostar mais num aquário, talvez, com 60x50x50. No entanto já existem calhas de LEDs com medidas inferiores, podendo manter os 50x50x50.

 

As limitações dos Sera, Boyu...têm todas as limitações referidas pelo Pedro e para fazer upgrade é muito dificil.

 

As proporções de Xcm de peixes para Xlts de água não são aplicadas em água salgada. Depende dos peixes. Para teres um exemplo, não é bom manter 2 cirurgiões num aquário pequeno, mas podes manter 2 palhaços no mesmo aquário. Tem tudo a ver com os peixes, compatibilidades, territorialidade....

 

Criar um aquário duplo é possível, desde que a separação seja muito bem feita. Já vi aquários assim e até fica engraçado, no entanto tem de haver um bom trabalho.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda que me estão a dar. Relativamente ao tamanho estou um pouco limitado dado que já tenho um aquario na sala, e queria meter um de água salgada também na sala. Sendo que uma das opções que tinha para isso seria um áquario duplo de 120cm, talvez no maximo 140cm(o áquario seria a mandar fazer na vidromoldura). Ocuparia apenas uma zona é a minha mulher não levantaria problemas, poderia fazer uma calha para os 2 e apenas um movel para 2 sums pequenas. Como nunca vi nenhum, tenho duvidas se existem algum problema em fazer isso e quais os cuidados necessários

- por exemplo problemas com a evaporação de água

- o sal conseguir contaminar o de água doce.

Sinceramente era algo que eu gostava bastante de ter um áquario duplo acho que poderia ficar algo diferente.

 

A ideia dos kits da sera ou da boyu, teve haver com o preço a que os encontrei, permitiria-me inicar nos salgados e habituar-me ao mesmos com um baixo custo, podendo depois planear e esperar boas oportunidades em 2 mão para bom equipamento para um áquario em condições. E seria um áquario que serviria depois para subsitituir o meu nano de 72l de água doce.

 

Relativamente a peixes apenas sei que a minha esposa quer muito um casal de palhaços e serão obrigatórios é o único motivo que esta a permitir eu avançar para o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a ideia era ter um só espaço para os aquários, e vais mandar fazer os mesmos, manda fazer 2 aquários independentes que depois podem ficar no mesmo móvel. Fazias sump para o aquário salgado e para o doce ficavas pelo filtro externo, acho que é uma opção mais certa.

O problema dos kits da boyu é que vem com equipamento bastante fraco, principalmente o escumador. Passado uns meses de o comprares ias logo verificar que o escumador era mau e dificilmente arranjas um para colocar no mesmo local dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o estudo e analise do meu projecto mantém-se, sendo que o mais provável será a montagem de 2 aquários independentes lado a lado.

 

- Para dividir custos numa primeira fase vou manter o meu comunitário de 80cm e meter num móvel com um novo aquário que servirá para salgados.

 

- A dúvida que me me surge de momento, tem haver com o barulho dos salgados. A minha esposa não gosta muito de "barulhos" e pelo que tenho lido grande parte dos escumadores são ruidosos. Qual a melhor maneira de não ter ruídos?

Escumador dentro do aquário, de mochila, com sump por baixo ou com sump no próprio aquário.

 

Está questão é importante para mim, pois se tiver ruídos vou acabar por ter problemas de "ruídos de reclamação constantes"

 

O aquário será no máximo um cubo de 60cm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor maneira de teres menos ruído é utilizar uma sump (o barulho fica mais contido) e um escumador com uma boa bomba. Mas aconselho-te a veres um aquário de salgados ao vivo... de algum amigo ou algum membro daqui do fórum que possa mostrar-te um aquário em funcionamento na sua residência... ficas logo com a noção do nível de ruído.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou da mesma opinião do Sérgio.

Um bom escumador ajuda a diminuir o ruído do mesmo e ele estar na sump, por baixo do aquário melhor, dado que fica dentro do móvel, que acaba por abafar.

Caso queiras vir cá a casa ver o meu aquário a funcionar é só combinarmos por MP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais