Iniciação em aquários plantados


gncalo89

Recommended Posts

Boa noite,

 

Andei a dar uma vista de olhos por topicos de plantas e plantas, porque estou a pensar montar um aquario plantado e queria sugestoes.

 

O aquario é 50x30x25, estou a pensar colocar no fundo uma pequena camada de areao comum, camada de JBL aquabasis plus e depois camada de JBL manado, isto tudo num substrato de 5-6cm.

 

Em termos de decoração, tronco de driftwood e como fauna estou a pensar num trio de guppies, casal platys, camaroes e caracois.

 

Queria sugestoes em termos de CO2, já andei a pesquisar e ha tres hipoteses pastilhas soluveis de Co2, CO2 caseiro ou butija, como quero algo simples penso que butija esta fora de questao e o aquario tambem é pequeno nao compensa a meu ver. Mas queria sugestoes

 

Cumps

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva. Bem vindo ao forum ::D:

 

Mais importante do que tudo isso é saber que plantas queres colocar. Se for só umas anúbias, fetos de java ou musgo de java quase nem precisas de substracto fértil e muito menos de CO2.

 

Tens alguma ideia das plantas que gostavas de introduzir no aqua?

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva. Bem vindo ao forum ::D:

 

Mais importante do que tudo isso é saber que plantas queres colocar. Se for só umas anúbias, fetos de java ou musgo de java quase nem precisas de substracto fértil e muito menos de CO2.

 

Tens alguma ideia das plantas que gostavas de introduzir no aqua?

 

Ainda não fiz recolha das plantas que penso colocar no aquario, mas aceito sugestoes porque tambem nao sou expert em plantas, em termos de aquarios apenas mantive killis e um aquario comunitario. Que plantas posso combinar e que nao precisam de Co2 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ora bem, não sou nenhuma expert, mas eu não estou a usar nenhum desses substractos nem CO, tenho apenas uma camada de cerca de 1cm de humus de minhoca (comprei 10 litros por 5€), e a minha Limnophola Sessiflora está a crescer a olhos vistos, já me preenche a parte toda de trás do aquário e já está a precisar de uma poda valente :D

Editado por Mnemosine
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Adiciono mais informação,

 

o filtro que uso: Hailea HX-1000A regulado para metade do maximo

e a luz: Resun mini light ml-11 (alguem conhece as caracteristicas desta luz ? na embalagem nao dizia nada tenho medo que nao seja propria para plantas se bem que me disseram que era propria para aquarios, mas ja se sabe como sao as coisas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ora bem, não sou nenhuma expert, mas eu não estou a usar nenhum desses substractos nem CO, tenho apenas uma camada de cerca de 1cm de humus de minhoca (comprei 10 litros por 5€), e a minha Limnophola Sessiflora está a crescer a olhos vistos, já me preenche a parte toda de trás do aquário e já está a precisar de uma poda valente :D

 

pois, agora vou utilizar este substrato, já o lavei varias vezes mas ainda torna a agua castanha quando o lavo de novo, para colocar no aquario tem de perder esta tonalidade a agua ou é normal ? a agua depois fica cristalina pq o pó deposita-se no fundo, isto pode ser prejudicional posteriormente ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estou a pensar as que já tenho colocar no meio do aquario, para fundo cabomba caroliniana e como tapete eleocharis parvula e musgo de java, aceito mais sugestoes.

Tronco no meio desviado para direita com musgo de java e talvez um feto de java agarrado

Editado por gncalo89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, agora vou utilizar este substrato, já o lavei varias vezes mas ainda torna a agua castanha quando o lavo de novo, para colocar no aquario tem de perder esta tonalidade a agua ou é normal ? a agua depois fica cristalina pq o pó deposita-se no fundo, isto pode ser prejudicional posteriormente ?

 

Eu quando fervi o meu humus, a agua manteve-ses sempre castanha, qmeti-o no aquário, meti uma boa camada de areao por cima e a água ficou sempre cristalina....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando fervi o meu humus, a agua manteve-ses sempre castanha, qmeti-o no aquário, meti uma boa camada de areao por cima e a água ficou sempre cristalina....

 

O Segredo da utilização do húmus é uma boa camada de substrato por cima de modo a não fazer passar nem os nutrientes fertilizantes do húmus nem tornar a agua tipo chá, para a coluna de agua. Eu já utilizei húmus em montagens minhas sem problema. E como a Mnemosile disse por mais que o laves vai sempre sair agua tipo chá. Eu nas minhas montagens fervi o húmus uma vez e depois passei por agua varias vezes dentro de um balde e assim que colocava a mão dentro do balde e a meio do balde conseguia ver a minha mão estava bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então cá vai a lista de plantas que pretendo colocar no aquario:

 

Grupos:

Rotala rotundifolia

Rotala sp green

Ludwigia arcuata

 

Tapete:

Hydrocotyle sp australia

Eleocharis parvula

 

Fundo:

Cabomba caroliniana

Alternanthera bettzickiana rosea undulata (fundo canto)

Cryptocoryne pontederifolia (fundo canto)

 

Tronco:

Riccia fluitans

Musgo java

 

Meio:

Echinodorus (sugestoes ?? )

 

Planeamento do plantado

 

425247_2667589570307_1273081922_32108115_555079396_n.jpg

 

 

 

Aceitam-se sugestoes xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.