Recommended Posts

Publicado

boas.

eu queria fazer uma aquario só de guppys.(espero que conseguem me ajudar)

tenho um aqua de 33 L.

o problema é que nao sei como prepara lo.

ja estive a pesquisar sobre a qualidade de agua que aqua tem que ter para acolher os guppys.

queria saber se me podem ajudar.

para subir o gh do aquario é melhor turva ou um produto da nutrafim chamado "African cichlid conditioner"? (que eu ja tenho)

para o ph estar ao 7.5 tenho um produto chamado "PH adjust up" da nutrafim.

eu ja tinha experimentado fazer um aquario para guppys. mas desisti (fiz um comunitario de neons e um betta) porque quando eu estava a preparar o aqua para acolher os guppys eu reparei que esse tal produto para subir a dureza fazia me uma camada feia na supreficie,(mas tinha um filtro interno), vou adquerir um filtro externo de cascata que prefiro mais. e quando eu fazia uma mudança da agua eu nao conseguia subir o ph do garrafao. metia lhe as gotas mas o ph ficava sempre aos 6.5.como posso fazer isso?

e qual é a melhor maneira de preparar o aqua para os acolher.

agradecia uma ajuda

cumps e abraço

Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Ora boas...

Estás a partir do princípio errado na minha opinião! Demasiados químicos!

Depois convinha saber quais os valores que a tua água apresenta para saber o que se pode fazer!

O meu aquário por exemplo está com um ph de 6,8, Gh de 9º e Kh de 4º e os guppys estão óptimos!

Outra coisa que a meu ver é asneira é o tamanho do aquário para ter guppys... Com areão, troncos e afins ficas com muito pouca litragem. Com a velocidade a que os guppys se reproduzem muito rapidamente ficas com isso super-lotado!

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado:

Ora boas...

Estás a partir do princípio errado na minha opinião! Demasiados químicos!

Depois convinha saber quais os valores que a tua água apresenta para saber o que se pode fazer!

O meu aquário por exemplo está com um ph de 6,8, Gh de 9º e Kh de 4º e os guppys estão óptimos!

Outra coisa que a meu ver é asneira é o tamanho do aquário para ter guppys... Com areão, troncos e afins ficas com muito pouca litragem. Com a velocidade a que os guppys se reproduzem muito rapidamente ficas com isso super-lotado!

Abraço

pois eu sei mas o aqua vai ter que ser esse porque nao ha dinehiro para mais infelizmente.

mas entao como posso fazer para aumentar o ph e gh sem ter que utilizar quimicos?

a agua que uso tem carecteristica. ph: 6.2 Gh < 3 que é a agua que sai da minha torneira ( agua do poço).

abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Ora boas...

Não sou grande perito nisso porque nunca tive de mexer nos parâmetros da minha água...

De qualquer forma tenho ideia que conchas trituradas no filtro te resolvem o problema do ph...

Mas pesquisa aqui no fórum, em especial na zona dos ciclídeos que é onde o pessoal precisa de aumentar mais o ph...

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Publicado:

Ora boas...

Não sou grande perito nisso porque nunca tive de mexer nos parâmetros da minha água...

De qualquer forma tenho ideia que conchas trituradas no filtro te resolvem o problema do ph...

Mas pesquisa aqui no fórum, em especial na zona dos ciclídeos que é onde o pessoal precisa de aumentar mais o ph...

Abraço!

obrigado pela dica!

abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Um pouco de pedra calcaria no filtro vai-te aumentar o ph e ainda te serve de espaço extra de colonização de bactérias. As conchas também resultam.

Boa sorte

Publicado:

Um pouco de pedra calcaria no filtro vai-te aumentar o ph e ainda te serve de espaço extra de colonização de bactérias. As conchas também resultam.

Boa sorte

obrigado pela dica susana.

e por a caso nao sabes como eu posso fazer para aumentar o Gh da agua sem ter que usar produtos quimicos?

cumps e abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

O calcário pois o gh aumenta mais consistentemente com ele

obrigado susana!

abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado: (editado)

De nada

Queres deixar umas ideias no tópico do workshop? :) depois o material produzido vai ser deixado cá no forum

Editado por SusanaPaço
Publicado:
O calcário pois o gh aumenta mais consistentemente com ele

entao tenho que por o calcario no filtro e uma pedra no aqua como decoraçao?

ou chega no filtro?

abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Põe primeiro só no filtro. Se mesmo assim nao for suficiente para subir os valores coloca outra como decoração

ok. muito obrigado susana.

mas ponho muito ou pouco no filtro?

depois vou pondo noticias e fotos para o pessoal ver ;)

abraço

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Começa com pouco e vai medindo os valores. Se for preciso acrescentas mais

ok. muito obrigado pelo conselho susana! ;)

abraço e cumps

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Começa com pouco e vai medindo os valores. Se for preciso acrescentas mais

so mais uma pergunta susana.

depois tenho que ir mudando o calcario?

abraço cumps

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

não precisas de mudar o calcário, pois ele vai-se desfazendo e desaparece(não me chamo Susana, mas respondo na mesma).

se possivel coloca a calcário dentro de uma rede, para que depois quando já estiver estabilizado o gh, possas acertar mais facilmente a quantidade de calcario necessário.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado: (editado)

não precisas de mudar o calcário, pois ele vai-se desfazendo e desaparece(não me chamo Susana, mas respondo na mesma).

se possivel coloca a calcário dentro de uma rede, para que depois quando já estiver estabilizado o gh, possas acertar mais facilmente a quantidade de calcario necessário.

hehe.

mas olha diz m e melhor por essa rede no aquario ou dentro do filtro?

obrigado pela ajuda!

cumps e abraço

Editado por Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

não sabia que tinha uma versão masculina :P

eh eh, se puderes responder avança...ajuda e partilha de conhecimentos é o objectivo :)

Publicado:

Boas tarde pessoal do grupo.

tenho uma duvida, espero que conseguem esclarecer me.

é assim.

eu vou fazer uma aqua so de guppys, que sao os meus peixes preferidos :)

eu queria por umas plantas low tech (anubias e musgo de java)

o aqua que eu tenho tem 2lamapadas de 7w, 50 hz, da aquapor.

a minha duvida é: sera suficiente para as plantas low tech que eu quero por?

com os maior comprimentos e abraço

Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Boas Nico,

Tendo o aquário 33L mas com harscape e substrato vem prai para os 28/29L, se tens 2 lampadas de 7W que faz um total de 14W, dá um rácio de +/- 0.5W/L acho o suficiente. As plantas são low-tech não precisam de grande sistemas de luz para conseguirem viver.

Na minha opinião por agora é o suficiente!

Uma coisa! Não sei a quanto tempo compraste o aquario ou a luminária, mas as lampadas tem um tempo de vida algo curto, a mim aconselharam-me a mudar de 1 em 1 ano as lampadas T5 mas cada tipo de lampada tem o seu tempo de vida! Pesquisa sobre isso! Depois desse tempo as lampadas começam a não fazer o que lhes compete!

Abraço!

Publicado:

Boas Nico,

Tendo o aquário 33L mas com harscape e substrato vem prai para os 28/29L, se tens 2 lampadas de 7W que faz um total de 14W, dá um rácio de +/- 0.5W/L acho o suficiente. As plantas são low-tech não precisam de grande sistemas de luz para conseguirem viver.

Na minha opinião por agora é o suficiente!

Uma coisa! Não sei a quanto tempo compraste o aquario ou a luminária, mas as lampadas tem um tempo de vida algo curto, a mim aconselharam-me a mudar de 1 em 1 ano as lampadas T5 mas cada tipo de lampada tem o seu tempo de vida! Pesquisa sobre isso! Depois desse tempo as lampadas começam a não fazer o que lhes compete!

Abraço!

obrigado pela ajuda! ;)

vou pesquisar mas um pouco em relaçao a isso.

cumps e abraço

Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Boas Nico,

Sinceramente, para manter guppys, andar a alterar parâmetros de água?

Sinceramente não acho necessário ;)

Os guppys são peixes que aguentam de tudo um pouco, o pH pode variar bastante, o gH o mesmo.

Acho mais arriscado andares a mudar parâmetros, que depois com as TPAs vai desregular tudo, do que os manter em pH's mais baixos.

Depois quanto ao aqua, é verdade que ao fim de uns tempos vai ser pequeno, mas... (Há sempre um mas :P)

... Vais poder vender uns peixitos, ou oferecer. Ou seja, eles começam a reproduzir, e quando tiveres demasiados, despachas um ou outro. E não se esqueçam que os peixes não são assim tão parvos. Consoante a população vai aumentando, os próprios peixes vão comendo os alevins. Chamem-lhe crueldade, ou (como eu gosto de lhe chamar), seleção natural.

Na natureza ninguém anda a tirar os bebés, e se a população aumentar demasiado em relação ao espaço e à comida, os alevins são comidos.

Por isso o aquário até pode ser pequeno, mas tem litragem suficiente para manter guppys.

Depois quanto ás plantas, hmm. !4w, em 33L brutos de água? Como disseram, ficas ai com uns 28L úteis, o que te dá uma relação de 0,5w/L, como já te tinham dito. Para anúbias está mais do que bom, podes usar também fetos de java, musgo de java, tudo plantas low-tech, que quase não precisam de luz para se desenvolver.

Acho mais importante manteres uma colónia de bactérias saudáveis no filtro, com muitas cerâmicas, do que ocupares espaço a meteres pedras para alterar os parâmetros ;)

Mas como isto é feito de opiniões, esta é a minha. Se preferires alterar parâmetros, é a tua opinião, e a tua vontade ;)

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Boas Nico,

Sinceramente, para manter guppys, andar a alterar parâmetros de água?

Sinceramente não acho necessário ;)

Os guppys são peixes que aguentam de tudo um pouco, o pH pode variar bastante, o gH o mesmo.

Acho mais arriscado andares a mudar parâmetros, que depois com as TPAs vai desregular tudo, do que os manter em pH's mais baixos.

Depois quanto ao aqua, é verdade que ao fim de uns tempos vai ser pequeno, mas... (Há sempre um mas :P)

... Vais poder vender uns peixitos, ou oferecer. Ou seja, eles começam a reproduzir, e quando tiveres demasiados, despachas um ou outro. E não se esqueçam que os peixes não são assim tão parvos. Consoante a população vai aumentando, os próprios peixes vão comendo os alevins. Chamem-lhe crueldade, ou (como eu gosto de lhe chamar), seleção natural.

Na natureza ninguém anda a tirar os bebés, e se a população aumentar demasiado em relação ao espaço e à comida, os alevins são comidos.

Por isso o aquário até pode ser pequeno, mas tem litragem suficiente para manter guppys.

Depois quanto ás plantas, hmm. !4w, em 33L brutos de água? Como disseram, ficas ai com uns 28L úteis, o que te dá uma relação de 0,5w/L, como já te tinham dito. Para anúbias está mais do que bom, podes usar também fetos de java, musgo de java, tudo plantas low-tech, que quase não precisam de luz para se desenvolver.

Acho mais importante manteres uma colónia de bactérias saudáveis no filtro, com muitas cerâmicas, do que ocupares espaço a meteres pedras para alterar os parâmetros ;)

Mas como isto é feito de opiniões, esta é a minha. Se preferires alterar parâmetros, é a tua opinião, e a tua vontade ;)

ola

primeiro muito obrigado pela ajuda e pelos conselhos.

mas tenho uma questao.

é assim a agua que eu uso (agua do meu poço) tem um ph de 6.5 e um gh < 3 ºd.

nao é muito baixo para os guppys?

que estive a pesquisar e os parametros da agua para os guppys e totalmente o contrario do que eu tenho

a agua assim nao vai afectar os guppys?

eles aguentam se?

cumps e abraço

Nico Rolo

Cumps e abraço

Nico Rolo

Publicado:

Bem vamos lá pôr a questão de outra maneira ;)

Aquas de discus, pH's baixos (entre os 6 e os 6,5) e quais os peixes que são usados por vezes para menter com discus (visto aos alevins complementarem a dieta dos discus, como alimento vivo)? Os peixes são os guppys ;)

Eles aguentam em parâmetros muito vastos, penso que não tens que estar a pegar por ai, só vai dar mais trabalho, e é mais perigoso alterar os parâmetros com as TPA's, do que propriamente os manter num pH mais baixo ;)

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!