Outras formas de carbono


Luis27

Recommended Posts

olá outra vez...

 

alguem sabe se existe outra forma de adicionar carbono (facilmente assimilável pelas plantas) à água??

A pergunta surge porque se por exemplo não quisermos alterar os valores de ph ( que a forma gasosa faz) mas ainda assim quisermos fornecer o carbono às plantas..

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conheço uma sitema de pastilhas que vais pondo e liberta aos poucos carbono! mas tu adicionando carbono vai te sempre alterar o ph!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

vai te sempre alterar o ph!

 

Eu mantenho um nano plantado, não com uma garrafa de CO2 mas sim com duas garrafas de CO2 de litro e meio cada. :lol: Com duas garrafas de CO2 consegui criar mais equilibrio no pH (Anda sempre a 6.5, 15 dias consecutivos a medir diariamente, sempre o mesmo resultado :cry: ) e para além ter mais CO2 dissolvido na água para a fotossintese das plantas.

 

O processo é simples e não dá praticamente trabalho nenhum. Temos duas garrafas, das quais vou designar uma por X e outra por Y. Na primeira semana monta-se a garrafa X, em que esta vai durar 15 dias. Na semana a seguir á montagem da garrafa X monta-se a garrafa Y que vai durar igualmente o mesmo tempo da garrafa X (15 dias). Ou seja, todas as semanas altera-se uma garrafa ou a X ou a Y, nunca haverá quebras bruscas no pH quando a garrafa de CO2 perde o power e no dia a seguir já está com o power no máximo, porque tem a outra garrafa a acompanhar.

 

Inté

:shock:

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

minidiogo uma pergunta:

cheers tens as duas ligadas á mesma pedra difusora ou a pedras diferentes?

 

Eu utilizo o sistema de sino, será também boa ideia montar duas em vez de uma só?

Se sim em dois sinos ou no mesmo?

 

Pergunto isto porque consigo ter a mistura quase um mês e a pressão dentro do sino (fundo de garrafa de 1L com +/- 7 Cm de fundo a meia altura do aquário) tem quase sempre a mesma pressão, apesar das plantas terem um crescimento razoavel, não tenho perling.

 

podem confirmar o meu setup no link http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=50

 

 

Desde já os meus agradecimentos.

O que foi nunca mais volta a ser....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

tens as duas ligadas á mesma pedra difusora ou a pedras diferentes?  

 

Nenhum dos dois tubos contém pedra difusora. Os dois tubos estão ligados ao intake do meu filtro de cascata (Aquaclear 100), de modo a conseguir mais CO2 diluído na água.

 

Não conheço o sistema do sino.

 

Abraços

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Num aquário meu utilizo o seachem Excel (carbono orgânico líquido). No entanto parece-me que os resultados não são tão bons como as receitas caseiras. Alguém me poderia elucidar sobre este aspecto? Quais as desvantagens desta alternativa? É que nem se vê o pearling, é normal?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem dilua garrafas de água com gás ( água das pedras ) pois estão carregadinhas de CO2.

 

Não convém é diluir Frize ou semelhantes. :wink:

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Num aquário meu utilizo o seachem Excel (carbono orgânico líquido). No entanto parece-me que os resultados não são tão bons como as receitas caseiras. Alguém me poderia elucidar sobre este aspecto? Quais as desvantagens desta alternativa? É que nem se vê o pearling, é normal?

É normal... :arrow:

Basicamente, ao adicionares esse fertilizante às plantas, elas não vao realizar a fotossíntese :wink:

Andei à procura no site da Seachem, e o produto maioritário desse fertilizante de "carbono orgânico líquido" é já um produto que se forma muito mais tarde que a fotossíntese (Ciclo de Calvin, provavelmente)...

 

E como o passo fundamental para haver pearling num aquário é a saturação de O2. E o O2 só se forma na fotossíntese, é normal não veres pearling nenhum.

 

Quanto a serem bons ou não, aí já não posso dizer nada :?

 

Espero ter ajudado.

Abraços.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

se adicionas carbono na agua, parte dele combina-se com com a agua formando acido carbonico e como tal baixando o pH...

Quando falas em carbono, queres dizer dióxido de carbono, certo?

E não qualquer forma de carbono...

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou um pouco baralhado.

 

Alguém que me explique, faz o mesmo efeito do co2 caseiro? É que pensava que o objectivo era a realização da fotossíntese e assim as plantas ficarem mais saudáveis mas se este produto não contribui para tal, para que serve ?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tomás.

 

Alguém que me explique, faz o mesmo efeito do co2 caseiro? É que pensava que o objectivo era a realização da fotossíntese e assim as plantas ficarem mais saudáveis mas se este produto não contribui para tal, para que serve ?!

Tanto um método como o outro, servem para fertilizares o aquário/plantas com carbono...

 

Se por um lado, o CO2 é o produto básico em que as plantas pegam para conseguirem fazer compostos de carbono (açúcares e outros que mais), já o mesmo não se passa com o fertilizante da Kent.

 

Imagina algo deste género:

 

Reacção 1:

 

CO2 + algumas coisas -> Composto de carbono (1) + outras coisas (entre elas O2)

 

Reacção 2:

 

Composto de carbono (1) + alguma outra coisa -> Composto de carbono (2) + mais outras muitas coisas

 

Então... se tu adicionares logo às plantas o Composto de carbono (2), elas para sintetizarem outras coisas, ao invés de perderem tempo e energia partindo do CO2, utilizam logo esse Composto de carbono (2).

O que acontece, é que não passas pelo passo (Reacção 1) que pega no CO2, transforma-o no Composto de carbono (1) e liberta O2.

 

Daí que nunca vejas pearling...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais