1º Aquario


sircat

Recommended Posts

Boa noite a todos....

 

Após visita a casa de uma amigo meu, acabei por ficar com um vicio pelos aquários e resolvia adquirir 1.

Depois de alguns dias de pesquisa, pois não podia adquirir um novo, efectuei a dita compra.

Adquiri um aquário da marca Atlantis, com cerca de 240 litros, com um filtro externo EHEIM, modelo 2213, filtro interno da mesma marca, calha com duas luzes com a potencia de 20W cada e um termoestato de 300W.

A pessoa a que adquiri, já tinha alguns habitantes (guppys, camaroes e carcois), que vieram com a compra e ai começam as minhas duvidas que agradecia se alguem me ajuda-se.

Para dar um pouco de cor, adquiri 3 espadas, 3 limpa fundos e um beta (este ultimo ja teve de ser colocado separado).

Algum destes exemplares não coabita com os camarores? Parece-me que o numero que possuo agora é inferior ao inicial.

Adquiri também, 2 peixes palhaço, pois li que seria bom para a limpeza dos camaroões mas um ja morreu.

Qual o quantidade de água que evapora diariamente? Posso repor essa água diáriamente sem cuidados de maior?

Arranjei cascas de eucalipto, troncos de sobreiro, mato, pedras do rio e tuvenam para refazer o cenario. li que devo ferver tudo 2 vezes antes de aplicar no aquario, mas será que devo ter agum cuidado adicional?

A limpeza do filtro externo deve ser efectuada com que periodicidade? A água que lá esta era a que o antigo dono tinha, mas esta a ficar verde, como posso coloca-la limpida?

 

Peço desculpa pela quantidade de perguntas que efectuo e agradecendo desde já a vossa disponibilidade.

 

Cumprimentos

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em primeiro lugar desejo-te sorte para o aquário, 240 litros já é uma litragem bastante considerável, fizeste bem, pois quanto maior mais fácil é estbilizar os parametros e mais liberdade de escolha tens.

fizeste a ciclagem?

os meus concelhos (tambem nao sou experiente :smile2: )

- cuidado extra com os botias palhaço porque são peixes sem escamas, e sao mais frageis (para álem de caros :naughty: )

-as TPA`s são importantes, e devem (na minha opinião) ser efetuadas com um sifão, para retirar a porcaria do areão, enquanto mudas a água. a água removida deve ser substituída por agua acondicionada com anti cloro (diferentes marcas têm diferentes nomes) e á mesma temperatura do aquário.

-nunca laves o filtro em água da torneira, pois mata as bactérias que são fundamentais no teu aquário (ciclo do azoto, está relacionado com a ciclagem)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adquiri também, 2 peixes palhaço, pois li que seria bom para a limpeza dos camaroões mas um ja morreu.

 

 

Calma.. não estás a falar dos tipicos Nemo, certo..?

 

Espero mesmo que não estejas a falar dos Nemo, porque esses são de água salgada... se assim for, não admira que um já tenha morrido...

Editado por Mnemosine
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma.. não estás a falar dos tipicos Nemo, certo..?

 

Espero mesmo que não estejas a falar dos Nemo, porque esses são de água salgada... se assim for, não admira que um já tenha morrido....

 

Não, segundo a informação da senhora da loja, seria para agua doce. Só o adquiri para combater os carcois, segundo informação da senhora..... Obrigado mas acho que ainda fiquei com mais duvidas....

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em primeiro lugar desejo-te sorte para o aquário, 240 litros já é uma litragem bastante considerável, fizeste bem, pois quanto maior mais fácil é estbilizar os parametros e mais liberdade de escolha tens.

fizeste a ciclagem?

os meus concelhos (tambem nao sou experiente :smile2: )

- cuidado extra com os botias palhaço porque são peixes sem escamas, e sao mais frageis (para álem de caros :naughty: )

-as TPA`s são importantes, e devem (na minha opinião) ser efetuadas com um sifão, para retirar a porcaria do areão, enquanto mudas a água. a água removida deve ser substituída por agua acondicionada com anti cloro (diferentes marcas têm diferentes nomes) e á mesma temperatura do aquário.

-nunca laves o filtro em água da torneira, pois mata as bactérias que são fundamentais no teu aquário (ciclo do azoto, está relacionado com a ciclagem).

 

 

 

Qual a quantidade de TPA que devo efectuar? è que diáriamente, deve evaporar uns 5 litros, ainda nao consegui colocar o nivel de água do aquario, devo ter uns 150 litros.... na loja vendem o anti-cloro? e referem as dosagens em função da quantidade de água?

Obrigado pela ajuda

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Publicado 2 minutos atrás

http://pt.wikipedia....s_by_Mgroch.JPG

 

ah ok é este então.. que susto quando falaste em peixe palhaço...

 

è esse mesmo, aliás eram 2, e carotes que são .... já agora, aconcelha outro tipo de peixe mais resistente para combater os caracois?

Obrigado

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Publicado 2 minutos atrás

http://pt.wikipedia....s_by_Mgroch.JPG

 

ah ok é este então.. que susto quando falaste em peixe palhaço...

 

è esse mesmo, aliás eram 2, e carotes que são .... já agora, aconcelha outro tipo de peixe mais resistente para combater os caracois?

Obrigado

 

Melhor que peixe é mesmo o caracol assassino Clea helena que te vai manter a praga controlada por muito tempo e nao é grande demais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uhm... eu combato os caracóis com... caracóis!

 

Anentome Helena... Pesquisa sobre esses. dão-te cbao dos caracois num instante

 

Imprecisão cientifica :) o nome cientifico deste menino agora é Clea helena, mudou de género :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups peço desculpa então :P O segundo nome andou lá perto :D

 

Os nomes científicos das espécies por vezes mudam :) mas para ajudar com isso cá estou eu :P

Nas lojas deverá aparecer pelo menos um dos dois mas na net a informação mais actualizada já traz o novo nome dele, Clea helena :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SusanaPaço bom dia,

 

agradeço a sua ajuda e já agora solcitava alguma informação relativa as questões que coloquei no topico.... troncos, e areias que apanhei, posso colocar sem perigo? é que tenho la uns 30 guppys pequenos

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo,

 

Está ai uma grande confusão. Guppys, Botias, comem camarões, dai ser normal veres os camarões a desaparecer.

 

Tens plantas ou esconderijos para os camarões?

 

Coloca umas fotos, não para ver se está bonito mas sim para ver se tens algum material dentro de agua que não devia lá estar e que te altere os parâmetros da agua a ponto de prejudicar a fauna.

 

Aspirar o areão com camarões é meio caminho andado para limpares camarões pequenos, que a olho nu é difícil de ver.

 

Não se pode "aspirar" a totalidade do areão pois por baixo dele também se alojam as bactérias que tanto bem fazem ao nosso aquário, é preciso fazer com peso e medida, eu costumo fazer quando faço testes à agua e vejo que um ou outro valor estão um pouco fora do normal.

 

Por falar em testes como estão os teus? Se não tiveres os testes vê se tens alguém a quem possas levar um bocado de agua e se tos pode fazer. Existem lojas que também os fazem.

 

Pelo que percebi, compraste o aquário que estava em funcionamento. Que fizeram á agua que tiraram para o trazeres? Se a mandaram fora é provável que tenhas o ciclo de azoto a iniciar neste momento. Como trouxeste os filtros, dentro de agua ou fora de agua? As cerâmicas e as esponjas como vieram?a seco? Se veio em seco as bactérias que se alojam no filtro morreram e o ciclo de azoto esta a começar. Se lavaste as esponjas do filtro interno e também as cerâmicas do filtro externo com agua da torneira, mataste as bactérias.

 

Como trouxeste o areão? Lavaste-o quando chegas-te a casa? Se o lavaste mataste as bacterias que se alojam nele e o ciclo de azoto esta a começas

 

Etc..., etc....., etc.....

 

Com isto quis-te dizer que no inicio o mais importante é o ciclo de azoto estar completo, e que sem ele estar completo vais ter alguns dissabores durante uns tempos, mas não desanimes, erros todos cometemos.

 

Estou a especular, como tens um amigo de aquariofilia, se calhar tudo o que escrevi foi em vão e fizeste tudo correcto.

 

No teu caso peço-te que dês mais pormenores de como fizeste a transferência de uma casa para a outra ( não estou a pedir a morada eheheh).

 

Quanto ao Botia, pode ter vindo doente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

RACCAR,

 

Agradeco desde já a ajuda... Vou tentar documentar o aquario logo ao noite, colocando fotos, para já vou explicar a "manobra" de transfega do aquario bem como o que fiz até agora a nivel de manutenção:

 

Os filtros vieram sem água e não efectuei nenhuma lavagem desde que tenho o aquario (faz hoje 7 dias). Segundo informação do meu amigo, tirei o filtro interno, lavei o elemento filtrante bem como o restante filto com água da torneira, mas nao o voltei a colocar dentro do aquário, apenas estou a usar o externo.

 

O areao ainda nao foi aspirado, ando a preparar-me para fazer isso (vou fazer o sifão), está tal e qual como estava na casa do antigo dono.

 

O aquario, tinha cerca de 150 litros, foram removidos para dentro de garrafoes e quando cheguei a casa voltei a colocar a mesma água. No fundo do aquario, vinha o areao e um pouco de agua juntamente com os habitantes (a viagem demorou cerca de 1 hora). 4 dias depois repus 7 litros de agua da torneira e dois dias depois mais 5 litros da mesma torneira.

 

Tenho la os testes de PH e mais duas coisas que apos a colocação do provete, dá mais 2 resultados, ontem tentei, mas nao deu nada de jeito.

 

Tenho um pouco de musgo, uma ruina, e 3 troncos, um deles os camarões gostam muito de la estar.... Qual o peixe que come os camarões?

 

Obrigado

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se aproveitas-te a agua maturada, já é muito bom, e se o areão também é o mesmo e veio em agua também é bom, de mau foi só o filtro externo ter vindo sem a agua do aquário.

 

Peixes que te comem os camarões, os espadas, botias, e o beta (eu sei que ja esta separado).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este era o aspecto anterior.... apenas não coloquei as cascas de eucalipto, pois informaram que seria toxico.... ainda me sobraram umas pedras, mas depois da tarde inteira a cortar, lavar, ferver e encaixar, já não tive coragem de terminar...

foto0180a.jpg

Cumps

Jorge Catarino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.