Ajuda com a fertilização


stroops

Recommended Posts

Bem, não tenho palavras para agradecer a excelente conversa que tive com o membro manuel2009had, não podemos reduzir a mesma a uma simples medição de luz... ajudaste-me e vais me continuar a ajudar alguns mitos e desinformações que tinha pré-estabelecidas na minha cabeça... e depois utilizando uma expressão tua o que aprendi foi o "casca-lhe lá para dentro!!", sem medo, sem algas e sem carências!! Obrigado

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, decidi fazer um fertilizante com NPK de forma a com 20ml 3 x por semana fertilizar tudo.

 

Portanto

 

Litragem do aquário: 160l

Volume a fertilizar 3 x semana: 20 ml

 

Compostos:

500 ml água destilada

55g Nitrato de Potássio = 8 ppm N + 5,32 ppm K

12g Fosfato Monopotássico = 2 ppm P + 0.86 K

40g Cloreto de Potássio = 4.5 ppm K

 

Portanto com 20 ml vou fertilizar 8 ppm N + 2 ppm P + 10,7 ppm K o que dá por semana 24 ppm N + 6 ppm P + 32,1 ppm K.

 

Acham que é uma boa metodologia? Com estes valores acham que uma TPA 30 a 40% por semana é suficiente ou o melhor são mesmo os 50%?

 

Abraço,

 

Daniel

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Daniel

 

Se tiveres hipotese faz TPA de 50 % no entanto não te esqueças do pormenor do co2, se ele quebrar a superficie não vais ter sucesso.

 

Tenho de te fazer chegar a solução 4 dk e depois colocas o dropchecker mais perto do fundo para ser mais fiavél

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A TPA de 50% é só mesmo por questões de nao gastar tanta água mas eu vou tentar fazer de 50% e vejo a evolução! Quanto à solução 4 dK eu já a fiz! Investiguei um pouco e fiz a minha! Aumentei ligeiramente o CO2 e os peixes não se queixaram nadinha. Pelo menos até à data. Agora é espera pacientemente pelas três semana a fertilizar segundo este esquema que aprendi consigo e no http://www.theplantedtank.co.uk... muito bom site!

 

E os escalares, sempre trocamos? É que os meus cada vez estão mais agressivos.

 

Abraço

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não estive a confirmar as contas mas se te guiaste pelo site do James deve estar ok. Os valores pelo menos soam-me bem. Como já disseram aperta com o CO2.

 

TPA de 50% não é um número mágico. É apenas uma referência, mais uma vez por excesso (como o EI). Provavelmente podes fazer 40% (ou até menos) sem qualquer problema. É tudo uma questão de encontrares o balanço. De qualquer forma, quem manda (como em tudo o resto) é sempre a luz. Menos luz = menos CO2, menos nutrientes, TPAs menores.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...