Aiptasias!!!Metodos eficazes...


zenga

Recommended Posts

Gostava de saber a vossa opiniao sobre os metodos mais eficazes para minorar a propagacao das aiptasias ou a sua eliminacao. Tenho lido muito em forums americanos sobre este assunto e eles apresentam varias solucoes desde predadores naturais a injecoes de kalk e agua quente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda a pouco tempo estive numa loja a "melgar" o pessoal de lá com algumas duvidas sobre salgados. E uma delas foi mesmo as aiptaisias.

 

Então lá me foi mostrar o que eram e como eliminar. Usou um produto próprio para a "matança" que introduziu numa seringa e toca a injectar :(

Não tomei nota do nome, porque penso só ter o meu salgado montado lá para o final do verão. Mas posso tentar saber o nome.

 

Já vi por aqui outras soluções como vinagre e camarões :?

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Ainda há pouco tempo o templo aquático colocou um tópico com um produto para matar as aptasias. O produto chama-se Joes Juice e o link para o tópico é:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18900

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Samu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

primeiro, desculpa :oops: mas se usares a pesquisa vais ver muitos topicos sobre aiptasias :lol:

 

a minha experiencia (reef montado á 3 semanas) foi o extreminar as aiptasias com um Lysmata wurdemanni e a maior delas utilizei o sistema do vinagre(pesquisa)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bom, sobre aiptasias, há muitas maneiras de matar! Eu sempre as matei com uma solução concentrada de kalc! Ponho uma pequena porção de água num copo, kalc qb e utilizar uma seringa para injectar directamente na aiptasia! Se ela for pequena morre logo! Tem mesmo que ser pequena, assim é mais fácil de controlar a prega! Mas ultimamente deixei de as ver, isto porque fiz o mesmo que o nosso amigo Luis Rodrigues! Comprei um Lysmata wurdemanni. Também há um peixe (Chelmon rostratus) que mata bem a aiptasia, especialmente quando ela já é grande, pois o Lysmata normalmente só come as pequenas! Mas o peixe é caro e merece alguns cuidadosd, senão vais cano a baixo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Eu prefiro usar métodos mais naturais (predatórios).

Tenho tratado alguns aquários com lysmatas seticaudata e com chelmon´s e os resultados até agora têm sido bem satisfatórios.

Eu conheço também um producto da TM chamado Elimi-Aiptas e de facto o método é muito similar aos outros todos , a seringazinha o liquido milagroso e toca a injectar ...

Agora digam-me , eu já vi aquários com dezenas e dezenas de aptásias , desde aptásias com tamanho graaande e aptasiaszinhas que até passam despercebidas ao olhar . Agora pensem em aliminar todas essas aptasias com a seringa ...:lol:

 

Sinceramente prefiro os métodos naturais :shock:

É apenas a minha opinião :wink:

 

Cumprimentos a todos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boa tarde a todos!

 

Partilho a opinião do Pedro Alves. Comprei o Joe's Juice e de facto resolveu no imediato o problema das Aiptasias... mas dias depois voltaram a aparecer... mais uma dose de Joe's Juice... mas dias depois voltaram a aparecer...

 

Decidi então comprar um Lysmata Seticaudata (sensivelmente o mesmo preço Joe's Juice) e voilá!!! Mesmo aquela que eu considerava de ser de dimensões consideráveis, acabou por desaparecer.

 

O meu voto vai para o Lysmata Seticaudata.

 

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá companheiro

Há algum tempo tive o meu aquario cheio dessas malvadas ( minha mulher achava-as muito engraçadas) eu aproveitei um conselho já não me lembro de quem e acabei com elas dando-lhes injecções de sumo de limão. No meu resultou!!!! até hoje não voltaram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal,

 

Ai vai um video que fizemos aqui no Brasil onde matamos algumas aptasias. Tinham apenas umas 2 ou 3 aparentes no reef, porem não tinhamos seringa para injetar o kalk dentro delas, então fizemos assim, e o resultado foi ótimo.

 

http://inforeef.plugin.com.br/videos/aptasia.asf

 

Claro só colocamos kalk desta maneira porque eram apenas 2 ou 3 aptasias. :twisted:

[]s

Claudio Trendo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais