Ajuda na compra de filtro


Recommended Posts

Boas Pessoal,

 

Estou a construir um aquário em L com cerca de 425L brutos. Podem ver a sua evolução no link abaixo na minha assinatura.

 

O que pretendo, é saber as vossas opiniões sobre as minhas possiveis escolhas:

 

 

1ª Opção: 1 Filtro Eheim 2080 ou 1 Filtro Eheim 2078 (2º filtro igual a adquirir em 3/6 meses)

 

2ª Opção: 1 Filtro Fluval FX5 (2º filtro a adiquir em 3/6meses)

 

3ª Opção: 2 Filtros JBL Cristal Profi E 1501 GL (Esta opção seria mais económica, a vantagem era começar o projecto já com dois filtros)

 

 

A 1ª e 2ª opção sei que pode ser pouca filtragem, mas apenas pelo prazo de 3 a 6 meses, o suficiente para recuperar €€€ para a compra de mais um. :naughty:

 

 

 

Agradeço desde já todas as vossas opiniões/sugestões.

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

425 L brutos exigem 2125 litros de caudal no mínimo, sendo que as contas feitas pelos fabricantes são originadas com os filtros limpos e vazios (sem massas filtrantes) e sendo que como já se sabe o filtro vai diminuir o caudal máximo que pode atingir durante o seu funcionamento, aconselho sempre sete vezes mais.

Assim,

425 x 7 = 2975 Litros, arredondando dá 3000 litros de capacidade.

 

Ruído

Ambos os filtros são silenciosos pelos padrões modernos mas o Fluval é muito mais barulhento do que o Eheim.

 

Débito de água

Os fabricantes indicam o débito dos seus filtros pela potência máxima produzida pela bomba em condições ideais, sem massas filtrantes ou mangueiras o que não é muito útil para o seu uso corrente. A maioria dos filtros externos acaba por perder cerca de 50% da sua capacidade quando são usados em ambientes reais.

O Fluval consegue um débito de 1991 litros por hora com a capacidade de massas filtrantes no seu máximo o que é cerca de 57% do que é anunciado (3500 l/h) mas o Eheim consegue ser ainda melhor, debitando 1207 litros por hora dos seus possíveis 1700 l/p representando cerca de 71%.

Neste ponto o Fluval consegue ter uma vantagem de 800 litros por hora quando usado em ambientes de funcionamento reais, no entanto a filtragem é mais do que apenas o débito de água, é também a sua capacidade para massas filtrantes.

Capacidade para massas filtrantes

Ambos os filtros são grandes e levam uma grande capacidade de massas filtrantes, o Fluval contém 25 litros de espuma à volta dos baldes levando apenas 6 litros de massas filtrantes biológicas e mecânicas nos seus baldes, enquanto que o Eheim leva 12 litros de massas filtrantes biológicas e mecânicas e apenas 2 litros de espumas.

 

Eheim 2080 Professional 3 - 1700 L/H

Consumo de energia 30W

 

Filtro Fluval FX5 - 3500 L/h

Consumo de energia 50W

 

O Eheim tem melhor performance ao nível biológico e tem melhor percentagem de débito de água quando está cheio. É mais silencioso, leva muito mais massas filtrantes e consome menos energia que o Fluval. O fluval faz também um excelente trabalho, é mais simples de colocar em funcionamento e faz um trabalho melhor na filtragem mecânica.

 

 

Opção ultima (dois filtros) - Não pode ser comparado porque são dois

 

2 Filtros JBL Cristal Profi E 1501 GL

Consumo de energia de apenas 20 W cada um, total 40 W

Fluxo de 1.400 l / h cada um, total 2800 L/H

Bastante silenciosos, a nível de silencio será a melhor opção.

Volume de 12 l para massas filtrantes, cada um.

Já vem com as massas filtrantes incluídas ao contrario dos anteriores.

 

Pessoalmente? Opção 2, mas isso sou eu claro, espera por mais opiniões e tira as tuas próprias conclusões

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

425 L brutos exigem 2125 litros de caudal no mínimo, sendo que as contas feitas pelos fabricantes são originadas com os filtros limpos e vazios (sem massas filtrantes) e sendo que como já se sabe o filtro vai diminuir o caudal máximo que pode atingir durante o seu funcionamento, aconselho sempre sete vezes mais.

Assim,

425 x 7 = 2975 Litros, arredondando dá 3000 litros de capacidade.

 

Ruído

Ambos os filtros são silenciosos pelos padrões modernos mas o Fluval é muito mais barulhento do que o Eheim.

 

Débito de água

Os fabricantes indicam o débito dos seus filtros pela potência máxima produzida pela bomba em condições ideais, sem massas filtrantes ou mangueiras o que não é muito útil para o seu uso corrente. A maioria dos filtros externos acaba por perder cerca de 50% da sua capacidade quando são usados em ambientes reais.

O Fluval consegue um débito de 1991 litros por hora com a capacidade de massas filtrantes no seu máximo o que é cerca de 57% do que é anunciado (3500 l/h) mas o Eheim consegue ser ainda melhor, debitando 1207 litros por hora dos seus possíveis 1700 l/p representando cerca de 71%.

Neste ponto o Fluval consegue ter uma vantagem de 800 litros por hora quando usado em ambientes de funcionamento reais, no entanto a filtragem é mais do que apenas o débito de água, é também a sua capacidade para massas filtrantes.

Capacidade para massas filtrantes

Ambos os filtros são grandes e levam uma grande capacidade de massas filtrantes, o Fluval contém 25 litros de espuma à volta dos baldes levando apenas 6 litros de massas filtrantes biológicas e mecânicas nos seus baldes, enquanto que o Eheim leva 12 litros de massas filtrantes biológicas e mecânicas e apenas 2 litros de espumas.

 

Eheim 2080 Professional 3 - 1700 L/H

Consumo de energia 30W

 

Filtro Fluval FX5 - 3500 L/h

Consumo de energia 50W

 

O Eheim tem melhor performance ao nível biológico e tem melhor percentagem de débito de água quando está cheio. É mais silencioso, leva muito mais massas filtrantes e consome menos energia que o Fluval. O fluval faz também um excelente trabalho, é mais simples de colocar em funcionamento e faz um trabalho melhor na filtragem mecânica.

 

 

Opção ultima (dois filtros) - Não pode ser comparado porque são dois

 

2 Filtros JBL Cristal Profi E 1501 GL

Consumo de energia de apenas 20 W cada um, total 40 W

Fluxo de 1.400 l / h cada um, total 2800 L/H

Bastante silenciosos, a nível de silencio será a melhor opção.

Volume de 12 l para massas filtrantes, cada um.

Já vem com as massas filtrantes incluídas ao contrario dos anteriores.

 

Pessoalmente? Opção 2, mas isso sou eu claro, espera por mais opiniões e tira as tuas próprias conclusões

 

Julius muito obrigado pela enorme dedicação e explicação que fizeste.

 

Tenho algumas dúvida, que queria te perguntar;

 

- Filtro JBL Cristal Profi E 1501 GL falas em 1400 L/H, já vi em vários sites 1500 L/H, sabes qual é o correcto?

 

- Filtro JBL Cristal Profi E 1501 GL e JBL Cristal Profi E 1500, diferenças para além da principal, ser mais económico existe?

 

 

Na tua opinião a 2ª Opção seria a melhor, avançando agora com 1 Filtro Fluval FX5 e dentro de 3/6 meses comprar outro igual e reforçar a filtragem certo?

 

Mais uma vez muito obrigado pela tua ajuda.

Abraço

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julius muito obrigado pela enorme dedicação e explicação que fizeste.

 

Tenho algumas dúvida, que queria te perguntar;

 

- Filtro JBL Cristal Profi E 1501 GL falas em 1400 L/H, já vi em vários sites 1500 L/H, sabes qual é o correcto?

 

- Filtro JBL Cristal Profi E 1501 GL e JBL Cristal Profi E 1500, diferenças para além da principal, ser mais económico existe?

 

 

Na tua opinião a 2ª Opção seria a melhor, avançando agora com 1 Filtro Fluval FX5 e dentro de 3/6 meses comprar outro igual e reforçar a filtragem certo?

 

Mais uma vez muito obrigado pela tua ajuda.

Abraço

 

 

http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/4348/jbl-cristalprofi-e1501-gl

 

Ná pagina deles, têm 1400 L/H, também ja vi noutros a dizer 1500 mas guiei me pela da marca.

 

 

 

Pah sendo sincero o Fluval mesmo a cair para os 1991 L/H com o decorrer da acumulação de lixos, não me parece nada mau para um aquário de 425 litros brutos.

Eu no teu lugar apostava apenas em um, passado 6 meses via como estão as coisas mas não me parece necessário ter dois.

 

O outro tens aqui.

 

http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/4346/jbl-cristalprofi-e1500

 

 

Na minha ideia a diferença está no consumo a versão greenline tem um consumo inferior. É 1,5 cm mais alta, já vem massas filtrantes incluidas mas faz apenas 1400 L/H enquanto que o outro faz 1500L/H.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mesmas duvidas... e o mesmo agradecimento pela fantástica explicação ao Julius. Tou tentado para o JBL, logo que possa, silencio e volume 12lts , indicado para aqua de 200 a 700lts, além do preço que já vi a pouco mais de 150€.

 

Já agora Julius sabes o debito real com massas do JBL, dos 1400 baixa muito?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/4348/jbl-cristalprofi-e1501-gl Ná pagina deles, têm 1400 L/H, também ja vi noutros a dizer 1500 mas guiei me pela da marca. Pah sendo sincero o Fluval mesmo a cair para os 1991 L/H com o decorrer da acumulação de lixos, não me parece nada mau para um aquário de 425 litros brutos. Eu no teu lugar apostava apenas em um, passado 6 meses via como estão as coisas mas não me parece necessário ter dois. O outro tens aqui. http://www.jbl.de/en/aquatics-freshwater-products/detail/4346/jbl-cristalprofi-e1500 Na minha ideia a diferença está no consumo a versão greenline tem um consumo inferior. é 1,5 cm mais alta, já vem massas filtrantes incluidas mas faz apenas 1400 L/H enquanto que o outro faz 1500L/H.

 

Julius mais uma vez obrigado, diz-me uma coisa, achas que apenas um Fluval FX5 vai ser suficiente, o aquario com é em L não achas que vai ser insuficiente?

 

E 2 Filtros JBL Cristal Profi E 1501 GL a bombar, um de cada lado? Será suficiente e melhor do que um Fluval FX5? Tou mesmo indeciso...

 

Mais uma vez obrigado

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mesmas duvidas... e o mesmo agradecimento pela fantástica explicação ao Julius. Tou tentado para o JBL, logo que possa, silencio e volume 12lts , indicado para aqua de 200 a 700lts, além do preço que já vi a pouco mais de 150€.

 

Já agora Julius sabes o debito real com massas do JBL, dos 1400 baixa muito?

 

 

OS JBL vêm com mangueiras de 1,50 m, aconselho te, tal como fiz no meu a cortares ao máximo, ou seja, se precisares apenas de 1 m, cortas o excedente.

Quanto maior a mangueira mais esforço o motor tem que fazer e menor é o caudal.

O tamanho das mangueiras acredita que altera muita coisa.

O caudal dos filtros é variável e não constante, tal como as marcas incluem nos guias de instruções, o filtro X pode ir até, ou seja não é constante esse valor.

O mesmo altera-se pelo tamanho das mangueiras como já referi, e pela introdução das massas filtrantes que vai diminuir sempre o caudal.

Depois, de acordo com o funcionamento, onde o tipo de fauna também ajuda bastante ( a nivel de produção de detritos) o seu caudal vai ser variavel o que vai te obrigar a teres que efectuar manutenções com mais ou menos tempo de intervalo.

 

Tendo em conta as informações que as marcas enviam, a percentagem de caudal por ser diminuida entre 30 a 50%.

Agora, isso não é montar, ligar e pimba, já reduziu, se um filtro fizer 1400 L/H ou se puder fazer 1400 L/H, isso significa que quando o montas com as matérias filtrantes, já sabes que ele não te vai fazer esse valor, isto pq no teste que fizeram, os valores máximos foram sem massas filtrantes.

Com o passar do tempo, semanas, meses, o caudal vai diminuindo ainda mais, devido a acumulação de detritos nas esponjas e nas mangueiras, as proprias bacterias, produzem substancias que entopem as mangueiras (isto foi lido por mim no manual da JBL).

 

 

 

Julius mais uma vez obrigado, diz-me uma coisa, achas que apenas um Fluval FX5 vai ser suficiente, o aquario com é em L não achas que vai ser insuficiente?

 

E 2 Filtros JBL Cristal Profi E 1501 GL a bombar, um de cada lado? Será suficiente e melhor do que um Fluval FX5? Tou mesmo indeciso...

 

Mais uma vez obrigado

 

 

Com toda a sinceridade não te sei responder a isso com total certeza.

Nunca tive um aquário em L, nem nunca vi nenhum a trabalhar, logo fico tal como tu dividido entre a potencia de um, e a mobilidade de dois em sentidos opostos.

Mas a primeira vista optava pela opção de que te falei.

Existe um membro no forum que te pode dar uma ajuda, o JPR qualquer coisa, costuma andar muito nos mesmos posts que eu, mas de momento está ausente por uns dias.

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OS JBL vêm com mangueiras de 1,50 m, aconselho te, tal como fiz no meu a cortares ao máximo, ou seja, se precisares apenas de 1 m, cortas o excedente.

Quanto maior a mangueira mais esforço o motor tem que fazer e menor é o caudal.

O tamanho das mangueiras acredita que altera muita coisa.

O caudal dos filtros é variável e não constante, tal como as marcas incluem nos guias de instruções, o filtro X pode ir até, ou seja não é constante esse valor.

O mesmo altera-se pelo tamanho das mangueiras como já referi, e pela introdução das massas filtrantes que vai diminuir sempre o caudal.

Depois, de acordo com o funcionamento, onde o tipo de fauna também ajuda bastante ( a nivel de produção de detritos) o seu caudal vai ser variavel o que vai te obrigar a teres que efectuar manutenções com mais ou menos tempo de intervalo.

 

Tendo em conta as informações que as marcas enviam, a percentagem de caudal por ser diminuida entre 30 a 50%.

Agora, isso não é montar, ligar e pimba, já reduziu, se um filtro fizer 1400 L/H ou se puder fazer 1400 L/H, isso significa que quando o montas com as matérias filtrantes, já sabes que ele não te vai fazer esse valor, isto pq no teste que fizeram, os valores máximos foram sem massas filtrantes.

Com o passar do tempo, semanas, meses, o caudal vai diminuindo ainda mais, devido a acumulação de detritos nas esponjas e nas mangueiras, as proprias bacterias, produzem substancias que entopem as mangueiras (isto foi lido por mim no manual da JBL).

 

 

 

 

 

 

Com toda a sinceridade não te sei responder a isso com total certeza.

Nunca tive um aquário em L, nem nunca vi nenhum a trabalhar, logo fico tal como tu dividido entre a potencia de um, e a mobilidade de dois em sentidos opostos.

Mas a primeira vista optava pela opção de que te falei.

Existe um membro no forum que te pode dar uma ajuda, o JPR qualquer coisa, costuma andar muito nos mesmos posts que eu, mas de momento está ausente por uns dias.

 

 

 

Ok, Julius obrigado mais uma vez, vou aguardar por mais opiniões antes de avançar para uma das opções. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O membro jpospr sou eu...acho!

 

Pela minha experiência tenho num aqua de 540L (150x60x60) 1 Eheim 2180, igual ao 2080 mas é Thermo e tenho outro 2078.

 

Ambos têm um consumo muito baixo e por isso a minha escolha recaiu sobre estes 2 filtros, o 2180 é um monstro e apesar de ter menor débito de potencia da bomba que o 2078 mantém o caudal estável por mais tempo e tb requer menos manutenções.

O 2078 já se recente mais depressa e a parte eletrónica com possibilidade de fazer correntes "xpto" para mim é uma grande treta, nunca utilizo e está sempre controlado para o máximo

 

O 2180 tem um consumo de 25w o Julius indicou 30w é parecido, de facto a nivel de consumo energético é bem inferior que o Fluval, com a vantagem de que se adquirires o 2180 (thermal) não necessitas de introduzir termostatos no interior de aquário.

 

O Julius é um defensor nato dos JBL sobre eles não tenho muito a dizer se bem que estas novas versões Greenline parecem-me realmente muito boas.

 

Fazendo as contas

2x Eheim2080=3400 L/h

50w / 3400 L/h = 0.015 w/L

 

2x JBL Cristal Profi= 2800 L/h

40w / 2800 L/h = 0.014 w/L

 

Resumindo o Eheim por Litro gasta-te 0.015w enquanto o JBL 0.014, contudo com 2 Eheim terás 8x a volume de filtragem total do Aqua enquanto que 2 JBL terás cerca de 6.5x o volume do aqua, para teres uma filtragem semelhante com os JBL terias quase que ter 3 filtros em vez de apenas 2 (estou a exagerar mas quase)

 

Volume de Filtragem tanto o JBL como o Eheim têm o mesmo volume (não entendo pq no site da Eheim indica que o 2080 tem 25L de "canister")

Encontrar peças sobressalentes JBL não sei, com a Eheim é bastante fácil

 

JBL = 133€ (fonte aquaristic.net)

Eheim = 280 € (fonte aquaristic.net)

 

Há um pormenor a apontar o Eheim 2080 tem 2 entradas de água para o filtro e uma saída, fazendo uma circulação de água mais homogénea em todo o aqua.

 

 

Vou baralhar!!

 

Como tens um aqua em "L" de facto vais precisar de 4 filtros, para que haja circulação de um dos lados, mas tb podes optar por ter apenas 1 filtro de uma das "pernas" do "L" e do outro lado apenas uma bomba de circulação, isto é, se quiseres gastar menos dinheiro, contudo a filtragem ficaria mais à pele.

 

Tb podes optar por misturar 1 JBL com 1 Eheim, isto tudo para concordar com o Julius que não recomendamos o Fluval, especialmente pelo gasto de energia, volume de massas filtrantes e talvez ruído

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O membro jpospr sou eu...acho!

 

Pela minha experiência tenho num aqua de 540L (150x60x60) 1 Eheim 2180, igual ao 2080 mas é Thermo e tenho outro 2078.

 

Ambos têm um consumo muito baixo e por isso a minha escolha recaiu sobre estes 2 filtros, o 2180 é um monstro e apesar de ter menor débito de potencia da bomba que o 2078 mantém o caudal estável por mais tempo e tb requer menos manutenções.

O 2078 já se recente mais depressa e a parte eletrónica com possibilidade de fazer correntes "xpto" para mim é uma grande treta, nunca utilizo e está sempre controlado para o máximo

 

O 2180 tem um consumo de 25w o Julius indicou 30w é parecido, de facto a nivel de consumo energético é bem inferior que o Fluval, com a vantagem de que se adquirires o 2180 (thermal) não necessitas de introduzir termostatos no interior de aquário.

 

O Julius é um defensor nato dos JBL sobre eles não tenho muito a dizer se bem que estas novas versões Greenline parecem-me realmente muito boas.

 

Fazendo as contas

2x Eheim2080=3400 L/h

50w / 3400 L/h = 0.015 w/L

 

2x JBL Cristal Profi= 2800 L/h

40w / 2800 L/h = 0.014 w/L

 

Resumindo o Eheim por Litro gasta-te 0.015w enquanto o JBL 0.014, contudo com 2 Eheim terás 8x a volume de filtragem total do Aqua enquanto que 2 JBL terás cerca de 6.5x o volume do aqua, para teres uma filtragem semelhante com os JBL terias quase que ter 3 filtros em vez de apenas 2 (estou a exagerar mas quase)

 

Volume de Filtragem tanto o JBL como o Eheim têm o mesmo volume (não entendo pq no site da Eheim indica que o 2080 tem 25L de "canister")

Encontrar peças sobressalentes JBL não sei, com a Eheim é bastante fácil

 

JBL = 133€ (fonte aquaristic.net)

Eheim = 280 € (fonte aquaristic.net)

 

Há um pormenor a apontar o Eheim 2080 tem 2 entradas de água para o filtro e uma saída, fazendo uma circulação de água mais homogénea em todo o aqua.

 

 

Vou baralhar!!

 

Como tens um aqua em "L" de facto vais precisar de 4 filtros, para que haja circulação de um dos lados, mas tb podes optar por ter apenas 1 filtro de uma das "pernas" do "L" e do outro lado apenas uma bomba de circulação, isto é, se quiseres gastar menos dinheiro, contudo a filtragem ficaria mais à pele.

 

Tb podes optar por misturar 1 JBL com 1 Eheim, isto tudo para concordar com o Julius que não recomendamos o Fluval, especialmente pelo gasto de energia, volume de massas filtrantes e talvez ruído

 

Antes de mais, o meu muito obrigado jpospr ;)

 

Algumas dúvida que penso que me possas ajudar

 

Achas que a aquisição de um Eheim 2180 e um Eheim 2080 será suficiente em termos de aquecimento? O 2180 tem capacidade de 500w, sei que são mais que suficiente para 425L, a minha pergunta é o 2180 num dos lados do aqua a "lançar" agua "quente" e o 2080 no outro lado do aquário sem aquecimento. Uma vez que o aquário é em L achas suficiente o 2180 com 500W? Ou achas que um dos lados a agua vai estar mais quente e no outro fria?

 

Pelo que percebi não aconselhas o 2078, mais vale o 2080 apesar de o capacidade de filtragem ser menor certo?

 

Outra questão é que nenhum dos Eheim tras o "media set" tornando-se ainda mais um custo a suportar. :shocked028:

 

Pelas minhas pesquisas:

 

2180 - 319,90€ (fonte zooplus)

2080 - 279,95€ (fonte Aquaristic.net)

Media Set - 73,90€ (auqaristik shop)

 

Quando dizes que vais baralhar e falas em 4 filtros foi erro não foi? :naughty:

Editado por Acoreano

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte do "4 filtros" até a mim me baralhou...LOL, era para dizer 2...erro meu!

 

Eu tenho um aqua de 540L com 1 Eheim 2180 e outro 2078 e aguenta-se bem, já que a água não chega realmente ao topo do aqua, tenho imenso areão, um tronco gigante, pedras...e litragem não será os 540L. O termostato do 2180 é de 500w

 

Não acho que por ser em "L" irás ter grande diferença de temperatura, desde que a água circule como deve ser, terás sim algumas diferença entre a temperatura marcada pelo filtro e a temperatura real do aqua, mas isso tens em todas as situações em que o termostato está sempre a uma temperatura mais elevada que a temperatura real da água, especialmente no Inverno.

 

E sim, entre o 2080/2180 e o 2078 prefiro de longe o 2080.

 

Ahh uma coisa, ontem estive a pesquisar o site da JBL com olhos de ver, e há uma coisa que me saltou à vista.

 

O JBL 1500 sem ser greenline tem uma capacidade de bomba de 1500L/h enquanto o GreenLine 1500 baixou a potencia para 1400L/h, mantiveram-lhe o nome, baixaram-lhe a potencia e obviamente o consumo :naughty: , truques!! Não deixa de ser uma grande filtro tb

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O JBL 1500 sem ser greenline tem uma capacidade de bomba de 1500L/h enquanto o GreenLine 1500 baixou a potencia para 1400L/h, mantiveram-lhe o nome, baixaram-lhe a potencia e obviamente o consumo :naughty: , truques!! Não deixa de ser uma grande filtro tb

 

 

Permite-me que te corrija numa pequena imprecisão... :P

 

O nome não se manteve. Passou de 1500 para 1501GL.

 

E não diminuiram a potência, apesar de baixarem o consumo (não me perguntes como que não percebo nada de mecânica...lol).

Aumentaram foi o volume de matérias filtrantes com consequente redução de caudal. :)

 

E por fim concordo a 100% contigo! É um grande filtro (é o que eu tenho)! ;)

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas estás enganado

 

JBL CristalProfi e1501 GL (versão Greenline) pag 5 (em alemão) quadro de características indica 1400L/h

JBL CristalProfi e1500 pag 4 (em alemão) quadro das características indica 1500L/h

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas estás enganado

 

JBL CristalProfi e1501 GL (versão Greenline) pag 5 (em alemão) quadro de características indica 1400L/h

JBL CristalProfi e1500 pag 4 (em alemão) quadro das características indica 1500L/h

 

100% correcto!

 

Não sei porquê quando comprei o meu tinha ideia que tinham aumentado o volume de matérias filtrantes, mas não...

 

As minhas desculpas pela incorrecção! ;)

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tava a ver que não te passava a perna nunca..irra!! eheheh

 

PS: Acoreano, desculpa o ligeiro off-topic, mas eu e o InCoGniTuS parece que estamos numa leve picardia, saudável

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tava a ver que não te passava a perna nunca..irra!! eheheh

 

PS: Acoreano, desculpa o ligeiro off-topic, mas eu e o InCoGniTuS parece que estamos numa leve picardia, saudável

 

LOL!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a mesma duvida para o meu novo aquário de 1m50x50x60... eheim 2080 ou fluval fx5... a comparação é sempre tirada do mesmo site e parte das pessoas só traduzem o que vem lá escrito... mas tenho duvidas devido ao feedback do pessoal em forums, apesar do eheim parecer melhor na review muitas pessoas que mudaram do eheim para o fluval viram uma nitida melhoria.

 

Já não sei o que pensar... se o eheim 2080 é melhor em tudo práticamente como diz a tal review, como é que o pessoal prefere o fluval fx5. Tenho dificuldade em acreditar em reviews dessas também porque não sabemos quem as escreve.

 

Alguém aqui teve experiencia com os dois?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte do "4 filtros" até a mim me baralhou...LOL, era para dizer 2...erro meu!

 

Eu tenho um aqua de 540L com 1 Eheim 2180 e outro 2078 e aguenta-se bem, já que a água não chega realmente ao topo do aqua, tenho imenso areão, um tronco gigante, pedras...e litragem não será os 540L. O termostato do 2180 é de 500w

 

Não acho que por ser em "L" irás ter grande diferença de temperatura, desde que a água circule como deve ser, terás sim algumas diferença entre a temperatura marcada pelo filtro e a temperatura real do aqua, mas isso tens em todas as situações em que o termostato está sempre a uma temperatura mais elevada que a temperatura real da água, especialmente no Inverno.

 

E sim, entre o 2080/2180 e o 2078 prefiro de longe o 2080.

 

Ahh uma coisa, ontem estive a pesquisar o site da JBL com olhos de ver, e há uma coisa que me saltou à vista.

 

O JBL 1500 sem ser greenline tem uma capacidade de bomba de 1500L/h enquanto o GreenLine 1500 baixou a potencia para 1400L/h, mantiveram-lhe o nome, baixaram-lhe a potencia e obviamente o consumo :naughty: , truques!! Não deixa de ser uma grande filtro tb

 

jpospr lolol, logo vi que 4 era demais :naughty:

 

Onde compras-te as tuas materias filtrantes?

 

 

Estou mesmo indeciso no que comprar:

 

Vamos a contas:

 

2180 - 319,90€ (fonte zooplus)

2080 - 279,95€ (fonte aquaristic.net)

2 x Media Set - 147,80€ (fonte aquaristik shop)

 

Total: 747,65€

 

2 x JBL Cristal Profi E1501 GL - 266,20€(fonte aquaristic.net, e já trás materias filtrantes)

 

A grande questão é, compensa pagar mais 481,45€?

 

Sei que em termos de caudal estamos a falar de 600L/H, mas pelas minhas contas tenho:

 

425L Brutos, que com a colocação de troncos, pedras, areão, perco na boa uns 50 L

 

Sendo assim, 425-50= 375L

2x JBL com a filtragem de 2800 L/H - Consegue filtar cerca de 7,5 vezes o volume do aqua.

1 Eheim 2180 mais 1 Eheim 2080 com a filtragem de 3400 L/H - consegue filtrar cerca de 9 vezes o seu volume.

 

Que faziam?

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Permite-me que te corrija numa pequena imprecisão... :P

 

O nome não se manteve. Passou de 1500 para 1501GL.

 

E não diminuiram a potência, apesar de baixarem o consumo (não me perguntes como que não percebo nada de mecânica...lol).

Aumentaram foi o volume de matérias filtrantes com consequente redução de caudal. :)

 

E por fim concordo a 100% contigo! É um grande filtro (é o que eu tenho)! ;)

 

Abraço

 

InCoGniTuS esclarece-me uma coisa:

 

Há quanto tempo tens o JBL? Tem se portado bem? Com as materias filtrantes todas notas muita perda de caudal?

Tens um JBL num aqua de quantos litros?

Fazes manutenções de quanto em quanto tempo?

 

Obrigado desde já pela tua ajuda :smile2:

 

 

Desculpa mas estás enganado

 

JBL CristalProfi e1501 GL (versão Greenline) pag 5 (em alemão) quadro de características indica 1400L/h

JBL CristalProfi e1500 pag 4 (em alemão) quadro das características indica 1500L/h

100% correcto!

 

Não sei porquê quando comprei o meu tinha ideia que tinham aumentado o volume de matérias filtrantes, mas não...

 

As minhas desculpas pela incorrecção! ;)

 

Abraço!

Tava a ver que não te passava a perna nunca..irra!! eheheh

 

PS: Acoreano, desculpa o ligeiro off-topic, mas eu e o InCoGniTuS parece que estamos numa leve picardia, saudável

LOL!

 

LOL, na boa sem problemas, é uma picardia saudável e só faz é bem, dá para tirar ideias e perceber melhor as coisas. é sempre bom ouvir várias opiniões biggrin.png' alt=':biggn:'>

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho desde Agosto!

 

O meu Aqua é de 280l brutos.

 

Não notei grande perca... Alguma coisa claro mas nada de mais...

 

A maior perca que notei foi por ter introduzido mais matéria filtrante (lã...) para melhorar o aspecto da agua pois estava com algumas partículas em suspensão!

 

Por ter posto a lã tenho feito limpezas mensais, mas acho que as vou espaçar mais...

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho desde Agosto!

 

O meu Aqua é de 280l brutos.

 

Não notei grande perca... Alguma coisa claro mas nada de mais...

 

A maior perca que notei foi por ter introduzido mais matéria filtrante (lã...) para melhorar o aspecto da agua pois estava com algumas partículas em suspensão!

 

Por ter posto a lã tenho feito limpezas mensais, mas acho que as vou espaçar mais...

 

Abraço

 

diz-me uma coisa, tens apenas um filtro jbl certo?

 

Abraço

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cristal Profi são muita bons

 

Jose Figueira, obrigado pelo comentário, mas fala um pouco sobre o teu conhecimento acerca destes filtros. Qual o que tens, o que achas da sua prestação, manutenções, há quanto tempo o tens, etc etc... todas as opiniões, ideias, sugestões são bem vindas.

 

Abraço

Dário Azevedo

Aquário em L http://www.aquariofi...l=&fromsearch=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

diz-me uma coisa, tens apenas um filtro jbl certo?

 

Abraço

 

Correcto!

 

E estou muito satisfeito!

 

Como disse a única alteração que fiz foi distribuir as bolas de cerâmica da 3a gaveta pelas 2 primeiras e coloquei lã na 3a.

 

Com isto sei que diminui um pouco o caudal, mas ganhei muito em termos de filtragem mecânica de pequenas partículas!

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.