kh baixo , ph baixo


zorgxpto

Recommended Posts

Boas a todos,

 

 

Queria a vossa ajuda , pois estou com um problema no meu aquário de 250l (120x40x60), 105watts, sem substrato apenas com areão vulcânico.

Ontem, devido ao fraco desenvolvimento das plantas, por mais fertilização liquida que faça (potássio e seachem flourish), resolvi fazer uma TPA de 70% para efeito de reset.

 

Antes da Tpa de 70%, a agua do aquário tinha ph de 6.5 e o kh de 4. E a agua do furo costumava ter 7 de ph e 3 de kh.

 

Fui agora fazer o teste ao ph e para meu espanto, o ph estava a 6 e o Kh a 3.

Fiz um teste á agua da torneira que vem do furo, e tambem está com o ph a 6 com o mesmo kh de 3.

 

A razão da acidez acho que se pode concluir, que nao se deve a concentracao do co2 , mas nao quero colocar a fauna em risco.

Não sei o que fazer , mas por precaução , retirei o difusor de co2 e coloquei uma bomba de ar.

 

 

O que acham que deva fazer, para prevenir qualquer dano á fauna? continuar a injeccao de co2 ?

Aguardar uns dias sem ela e ver no que dá , pois pior, as plantas tb nao ficam ( ja estao a nascer rebentos sem qq sinal de verde, totalmente transparentes no caso da Echinodorus Bleheri, tendo a Limnophila sessiflora apodrecido quase totalmente, e a valisnéria nao creces e apresenta uma cor mt pobre a morrer). Ainda adicionei umas gostas de ferro durante uns dias antes da tpa, mas as plantas nao deram qq sinal de reacao. (faltou só mesmo testar se é carência de magnésio ou sulfato). Enfim..... substrato a falta que me fazes :P .

 

Já agora

Amonia-0

nitritos -0

Fosfatos-0,5

nitratos- 15

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resolvido , por vezes simplesmente não temos de adicionar nada.

 

Tirei o difusor de co2 , coloquei a bomba de ar doze horas (para caso a acidez fosse devido á concentração de co2 na agua o gás ser libertado), e deu resultado. O ph está novamente a 6.5 com Kh de 3.

Só voltarei a colocar Co2 caso o Ph suba para 7.

 

Agora o estranho, é a agua do furo vir com tanto co2 dissolvido (penso que se pode concluir isso), vinha tanto que a debitar 1 bps de co2 , a cor do teste de ph não baixava. Tb que não dava para baixar devido ao limite do teste ser 6 , mas tb devido ao efeito tamponador do kh de 3 (penso eu).

 

Agora gostava de opiniões.... o que estará a alterar o ph da agua de um furo com 90 metros de profundidade ? a pouca chuva que tem vindo a cair ?

 

Por muito pouco não matei os peixes todos :confused4: .

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais